12 DE AGOSTO - SEGUNDA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
Pesquisa rápida
Liturgia Diária


2ª-FEIRA DA 19ª SEMANA DO TEMPO COMUM
COR LITÚRGICA: VERDE

1a Leitura - Dt 10,12-22

Abri, pois, o vosso coração. Amai os estrangeiros, porque vós também fostes estrangeiros.

Leitura do Livro do Deuteronômio 10, 12-22
Moisés falou ao povo, dizendo:
12 E agora, Israel, o que é que o Senhor teu Deus te pede? Apenas que o temas e andes em seus caminhos; que ames e sirvas ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma,
13 e que guardes os mandamentos e preceitos do Senhor, que hoje te prescrevo para que sejas feliz.
14 Vê: é ao Senhor teu Deus que pertencem os céus, o mais alto dos céus, a terra e tudo o que nela existe.
15 No entanto, foi a teus pais que o Senhor se afeiçoou e amou; e, depois deles, foi à sua descendência, isto é, a vós, que ele escolheu entre todos os povos, como hoje está provado.
16 Abri, pois, o vosso coração, e não endureçais mais vossa serviz,
17 porque o vosso Deus é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas nem aceita suborno.
18 Ele faz justiça ao órfão e à viúva, ama o estrangeiro e lhe dá alimento e roupa.
19 Portanto, amai os estrangeiros, porque vós também fostes estrangeiros na terra do Egito.
20 Temerás o Senhor teu Deus e só a ele servirás; a ele te apegarás e jurarás por seu nome.
21 Ele é o teu louvor, ele é o teu Deus, que fez por ti essas coisas grandes e terríveis que viste com teus próprios olhos.
22 Ao descerem para o Egito, teus pais eram apenas setenta pessoas, e agora o Senhor teu Deus te fez tão numeroso como as estrelas do céu'.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 147 (148),12-13. 14-15. 19-20 (R. 12a)
 
R. Glorifica o Senhor, Jerusalém!
R. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.


12Glorifica o Senhor, Jerusalém! / Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!13Pois reforçou com segurança as tuas portas, / e os teus filhos em teu seio abençoou.
R.
 
14a paz em teus limites garantiu / e te dá como alimento a flor do trigo. 15Ele envia suas ordens para a terra, / e a palavra que ele diz corre veloz
R.
 
19
Anuncia a Jacó sua palavra, / seus preceitos suas leis a Israel. 20Nenhum povo recebeu tanto carinho, / a nenhum outro revelou os seus preceitos.
R.


Evangelho - Mt 17, 22-27
 
Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará. Os filhos estão isentos dos impostos.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 17, 22-27
Naquele tempo:
22 Quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galiléia, ele lhes disse: 'O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens.
23 Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará. ' E os discípulos ficaram muito tristes.
24 Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: 'O vosso mestre não paga o imposto do Templo?'
25 Pedro respondeu: 'Sim, paga. ' Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: 'Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?'
26 Pedro respondeu: 'Dos estranhos!' Então Jesus disse: 'Logo os filhos são livres.
27 Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que tu pescares. Ali tu encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti. '
Palavra da Salvação.




Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Glorifica o Senhor, Jerusalém! ”
Mt 17, 22-17

Jesus não se importou de pagar o imposto do Templo, “para não escandalizar essa gente”. Qual o motivo dessa atitude?

Caso o Mestre se recusasse a pagar o imposto, criaria uma indisposição por parte dos cobradores em relação a Jesus e, por consequência, a seus ensinamentos. Seria perdida a chance de trazê-los para o bom caminho.

O Modo de pensar de Jesus baseava-se na consciência de ser Filho de Deus. Se o Templo era a Casa do Deus, logo, a casa do Pai, na condição de Filho, estava dispensado de pagar o imposto, pois um pai não cobra nada do filho.

Como os cobradores de impostos eram incapazes de perceber o raciocínio de Jesus. Ele preferiu pagar o imposto e manter a porta aberta para uma futura conversão.

Jesus se serve do trabalho e da generosidade da natureza (peixes) e satisfaz a exigência da Lei. Assim Jesus mostra que não se beneficia de privilégios e nem apoia uma sociedade injusta. Quando não há exploração do povo e acumulações de bens, a natureza supre a necessidade de todos. É o Reino crescendo entre nós. Ele não se esgota aqui, mas começa aqui.

A mensagem do Reino deve ser anunciada a todos. É preciso encontrar corações abertos para acolher essa mensagem. Ter disposição para aderir ao querer de Deus e deixar-se guiar pelo anuncio que Jesus apresenta.

Rezemos: Senhor, que a minhas ações ajudem a manter o coração das pessoas abertos para acolherem a mensagem de Reino.    

Deus abençoe você e sua família!
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua nova jornada de segunda que está começando. Que seja uma semana abençoada, repleta de paz, grandes vitórias e conquistas. Você merece! Convide o Senhor para caminhar com você...Ele vai gostar de ser chamado e vai retribuir com bençãos e graças. Vamos rezar juntos...

Senhor meu Deus, entro em tua presença neste momento para lhe agradecer por mais um dia que se inicia, por mais uma semana que começa. Senhor coloco a minha vida e as minhas atitudes em tuas mãos e te peço que o Senhor venha a abençoar essa minha segunda-feira. Que seja uma segunda abençoada, em paz e tranquila, tira de mim todo tipo de desânimo e falta de coragem de enfrentar esse dia e essa semana, que seja um dia de alegrias e que muitas realizações venham se concretizar no dia de hoje. Entrego tudo em tuas mãos Senhor, toma conta de mim e guarda-me e livra-me de todo e qualquer mal, que eu ande em tua presença e não me afaste de Ti em nenhum momento. Guia-me, me direciona e me conduz por este dia e por toda esta semana. Proteja as pessoas de minha família e todas aquelas que irei encontrar no dia de hoje. Que todos recebam a Sua benção e que nada de ruim lhes aconteça. Amém.

Tenha uma ótima segunda-feira e uma semana repleta de bons frutos!!!!

Deus abençoe
Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo,osm







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo