13 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

- SOMENTE EVANGELHO, SEM POLÍTICA -
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
Pesquisa rápida
Liturgia Diária


3ª-FEIRA DA 19ª SEMANA DO TEMPO COMUM
COR LITÚRGICA: VERDE



1a Leitura - Dt 31,1-8

Sê forte e corajoso, pois és tu que introduzirás este povo na terra.

Leitura do Livro do Deuteronômio 31, 1-8
1 Moisés dirigiu-se a todo Israel com as seguintes palavras:
2 'Tenho hoje cento e vinte anos e já não posso deslocar-me. Além do mais, o Senhor me disse: 'Não atravessarás este rio Jordão',
3 'É o Senhor teu Deus que irá à tua frente; ele mesmo, à tua vista, destruirá todas essas nações, para que ocupes suas terras. Josué passará adiante de ti, como disse o Senhor.
4 E o Senhor fará com esses povos o que fez com Seon e Og, reis dos amorreus, e com suas terras, que ele destruiu.
5 Quando, pois, o Senhor os entregar a vós, fareis com eles exatamente o que vos ordenei.
6 Sede fortes e valentes; não vos intimideis nem tenhais medo deles, pois o Senhor teu Deus é ele mesmo o teu guia, e não te deixará nem te abandonará'.
7 Depois Moisés chamou Josué e, diante de todo Israel, lhe disse: 'Sê forte e corajoso, pois és tu que introduzirás este povo na terra que o Senhor sob juramento prometeu dar a seus pais, e és tu que lhe darás a posse dela.
8 O Senhor, que é o teu guia, marchará à tua frente, estará contigo e não te deixará nem te abandonará. Por isso, não temas nem te acovardes'.
Palavra do Senhor.

Salmo - Dt 32,3-4a. 7. 8. 9.12 (R.9a)
 
R. A porção do Senhor é o seu povo.

3 O nome do Senhor vou invocar; / vinde todos e dai glória ao nosso Deus!4Ele é a Rocha: suas obras são perfeitas.
R.
 
7Recorda-te dos dias do passado / e relembra as antigas gerações; / pergunta, e teu pai te contará, / interroga, e teus avós te ensinarão.
R.
 
8 Quando o Altíssimo os povos dividiu / e pela terra espalhou os filhos de Adão, / as fronteiras das nações ele marcou / de acordo com o número de seus filhos;
R.
 
9 mas a parte do Senhor foi o seu povo, / e Jacó foi a porção de sua herança. 12O Senhor, somente ele, foi seu guia, / e jamais um outro deus com ele estava.
R.

Evangelho - Mt 18,1-5.10.12-14
 
Não desprezeis nenhum desses pequeninos.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 18, 1-5. 10. 12-14
Naquele tempo:
1 Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: 'Quem é o maior no Reino dos Céus?'
2 Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles
3 e disse: 'Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus.
4 Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus.
5 E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe.
10 Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus.
12 Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu?
13 Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam.
14 Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.
Palavra da Salvação.






SÃO PONCIANO, PAPA, E STO, HIPÓLITO, PRESB., MÁRTIRES - SANTORAL
 
1a Leitura - 1Pd 4,12-19
 
Alegrai-vos por participar dos sofrimentos de Cristo.

Leitura da Primeira Carta de São Pedro 4, 12-19
12 Caríssimos, não estranheis o fogo da provação que alastra entre vós, como se alguma coisa de estranho vos estivesse acontecendo.
13 Alegrai-vos por participar dos sofrimentos de Cristo, para que possais também exultar de alegria na revelação da sua glória.
14 Se sofreis injúrias por causa do nome de Cristo, sois felizes, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus repousa sobre vós.
15 Mas nenhum de vós queira sofrer como assassino, ladrão ou malfeitor, ou por intrometer-se na vida dos outros.
16 Se, porém, alguém sofrer como cristão, não se envergonhe. Antes, glorifique a Deus por este nome.
17 Porque chegou o tempo do julgamento, que deve começar pela família de Deus. Ora, se ele começa por nós, qual será o fim dos que se recusam a obedecer ao evangelho de Deus?
18 Se mal consegue salvar-se o justo, o que será do ímpio e do pecador?19Assim, pois, os que sofrem segundo a vontade de Deus entreguem suas vidas ao Criador, que é fiel, e dediquem-se à prática do bem.
Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 123(124),2-3.4-5.7b-8 (R. 7ab)
 
R.Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador.

2 Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, / quando os homens investiram contra nós, 3com certeza nos teriam devorado / no furor de sua ira contra nós.
R.
4 Então as águas nos teriam submergido, / a correnteza nos teria arrastado, 5e então, por sobre nós teriam passado / essas águas sempre mais impetuosas.
R.
 
7b O laço arrebentou-se de repente, / e assim nós conseguimos libertar-nos. 8O nosso auxílio está no nome do Senhor, / do Senhor que fez o céu e fez a terra!
R.
 
Evangelho - Jo 15,18-21
 
Não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 15, 18-21

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
18 Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim.
19 Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.
20 Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: 'O servo não é maior que seu senhor'. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
21 Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.
Palavra da Salvação.




Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“A porção do Senhor é o seu povo. ”
Mt 18, 1-5.10.12-14

A mania de grandeza tomou conta do coração dos discípulos de Jesus. A preocupação com quem seria o maior no Reino escondia a ambição de ocupar cargos importantes, quando o Mestre assumisse o poder em Israel, mentalidade equivocada dos discípulos.

Foi preciso combater, energicamente, essa mentalidade. No Reino, as coisas se passam de maneira diferente. É preciso se tornar pequenino como uma criança.

As crianças tornam-se uma comparação do modo de proceder do Reino, não por sua ingenuidade, mas pela docilidade e simplicidade em relação aos pais. Como uma criança entrega-se, com a mais total confiança, nas mãos dos pais, da mesma forma deve agir o discípulo em relação a Deus.

A pretensão dos discípulos de se fazerem grandes aos olhos do mundo é sinal de terem perdido a humildade em relação a Deus. É impossível ser arrogante diante das pessoas e humilde diante de Deus.

A vaidade, o primeiro lugar e o prestigio, são tentações de sempre. Delas não se livraram os Apóstolos nem a comunidade cristã de hoje. Essa tentação é combatida com o serviço. Uma atitude que não se impõem, mas é assumida por amor.

Rezemos: Senhor, afasta de mim a tentação de querer ser grande diante dos outros. Quero aprender das crianças; a simplicidade e a docilidade, para ser servidor, sinal do Reino.

Deus abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe você nessa espetacular jornada de Terça-feira. Creia, hoje o dia será melhor que ontem! Deus nos dá mais uma oportunidade de sermos melhores e fazermos o bem. Então lance a semente do amor, da paz, da alegria, da concórdia, da justiça, da caridade, da ternura, da misericórdia. E se prepare para tudo aquilo que o Senhor vai recompensar você. Ele vai!!!

Senhor Deus,
Vós me concedeis um novo dia.
Agradeço-vos poder levantar-me com saúde.
Agradeço-vos pelo dom da vida.
Fazei que eu seja um rasto de amor,
um rasto que dê coragem também às pessoas ao meu redor
para levar avante sua própria vida.

Agradeço-vos as pessoas
com as quais deverei encontrar-me hoje.
Fazei com que as trate bem.
Dai-me a palavra certa
para o momento certo.
Dai-me o olhar
que estimula e anima,
que alegra e conforta.

Com carinho e bençãos

Frei Rinaldo, osm







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo