13 DE SETEMBRO - SEXTA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

- SOMENTE EVANGELHO, SEM POLÍTICA -
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Pesquisa rápida
QUARESMA DE SAO MIGUEL
Liturgia Diária

23ª SEMANA DO TEMPO COMUM
COR LITÚRGICA:
BRANCO
 

SÃO JOÃO CRISÓSTOMO,
BISPO E DOUTOR DA IGREJA - SANTORAL

1a Leitura - 1Tm 1,1-2.12-14
 
Eu, que antes blasfemava, encontrei misericórdia.

Início da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 1, 1-2. 12-14
1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança,
2 a Timóteo, verdadeiro filho na fé: a graça, a misericórdia e a paz de Deus Pai e de Cristo Jesus, Nosso Senhor.
12 Agradeço àquele que me deu força, Cristo Jesus, nosso Senhor, pela confiança que teve em mim ao designar-me para o seu serviço,
13 a mim, que antes blasfemava, perseguia e insultava. Mas encontrei misericórdia, porque agia com a ignorância de quem não tem fé.
14 Transbordou a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.
Palavra do Senhor.
 
Salmo - Sl 15 (16),1-2a.5. 7-8. 11 (R. Cf. 5a)
 
R. O Senhor é a porção da minha herança!

1 Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! 2a Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor. 5 Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, / meu destino está seguro em vossas mãos!
R.
 
7 Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, / e até de noite me adverte o coração. 8 Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, / pois se o tenho a meu lado não vacilo.
R.
 
11 Vós me ensinais vosso caminho para a vida; / junto a vós, felicidade sem limites, / delícia eterna e alegria ao vosso lado!
R.
 
Evangelho - Lc 6,39-42
 
Pode um cego guiar outro cego?

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6, 39-42
Naquele tempo:
39 Jesus contou uma parábola aos discípulos: 'Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco?
40 Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre.
41 Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?
42 Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.
Palavra da Salvação.





Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“O Senhor é a porção de minha herança!”
Lc 6, 39-42

Em nossas relações interpessoais encontramos gente pronta para criticar, mas nem sempre disposta a fazer uma autocritica. A facilidade de encontrar defeitos nos outros não tem contrapartida quando se trata de desmascarar os próprios defeitos.

Certamente, a comunidade de Jesus padecia desse mal. Daí a preocupação de mostrar qual deve ser o procedimento do discípulo verdadeiro. Ele deve reconhecer os seus defeitos e aprender a corrigi-los. Essa atitude torna-o mais cauteloso no trato com as fragilidades do outro.

Ter boa vontade e querer corrigir seus defeitos, muitas vezes já é o suficiente. Nem sempre conseguimos evitar que o erro se manifeste. Isso nos ajudará a evitar o direito de ser juiz do outro. O esforço que fazemos, nos ajuda compreender melhor o outro.

Muitas vezes os fariseus se acharam melhores dos que os outros e se viram em condições de criticar o próximo. Eles criticaram até Jesus e seus discípulos. Por isso Jesus se mostra preocupado em melhorar o nível de relacionamento na comunidade e nos ensina.

Madre Tereza de Calcutá dizia: “Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las”. Vamos seguir o ensinamento de Jesus, nosso Mestre. Cuidado! A ânsia de corrigir um pequeno defeito do próximo nos faz lembrar que temos defeitos maiores. Olhemos, portanto, nossos irmãos com olhar puro e misericordioso do Pai Celeste.

Rezemos: Senhor, dá-me a capacidade de autocritica, antes de querer ser juiz do meu próximo. Que eu seja mais tolerante e misericordioso.

Deus abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua preciosa vida nessa nova jornada de Sexta-feira. Que seja um dia de bençãos e graças na sua vida. Deus é Pai e pode ter certeza que vai ajudar você em toda e qualquer situação. Basta, de sua parte, contar com Ele. Então aproxime-se de Deus e caminhe com a certeza da sua presença guiando e conduzindo todos e cada um dos seus passos. Uma feliz e abençoada sexta-feira.

O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada; ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão.
Salmo 37,23-24

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm

SANTO DO DIA
ORAÇÃO
Oração
Creio, Senhor e confesso, que em verdade Tu És Cristo, Filho de Deus vivo e que vieste ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro. Creio ainda que este é o Teu Puríssimo Corpo e que este é o Teu próprio precioso Sangue. Suplico-Te, pois, tem misericórdia de mim e perdoa-me as minhas faltas voluntárias e involuntárias, que cometi por palavras ou ações, com conhecimento ou por ignorância, e concede-me sem condenação receber Teus puríssimos Mistérios para remissão dos pecados e para a vida eterna. Da Tua Ceia Mística, aceita-me hoje como participante, Ó Filho de Deus; pois não revelarei o Teu Mistério aos Teus inimigos, nem Te darei o beijo como Judas, mas como o ladrão me confesso: lembra-Te de mim, Senhor, no Teu Reino, Que não seja para meu juízo ou condenação, a recepção de Teus Santos Mistérios, Senhor, mas para a cura do corpo e da alma. Amém.







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo