2019 - JUNHO - 04 - TERÇA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

- SOMENTE EVANGELHO, SEM POLÍTICA -
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Pesquisa rápida
Liturgia Diária


1ª Leitura - At 20,17-27

Contanto que eu leve a bom termo a minha carreira
e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 20,17-27
Naqueles dias:
17 De Mileto, Paulo mandou um recado a Éfeso, convocando os anciãos da Igreja.
18 Quando os anciãos chegaram, Paulo disse-lhes: 'Vós bem sabeis de que modo me comportei em relação a vós, durante todo o tempo, desde o primeiro dia em que cheguei à Ásia.
19 Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que sofri por causa das ciladas dos judeus.
20 Nunca deixei de anunciar aquilo que pudesse ser de proveito para vós, nem de vos ensinar publicamente e também de casa em casa.
21 Insisti, com judeus e gregos, para que se convertessem a Deus e acreditassem em Jesus nosso Senhor.
22 E agora, prisioneiro do Espírito, vou para Jerusalém sem saber o que aí me acontecerá.
23 Sei apenas que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações.
24 Mas, de modo nenhum, considero a minha vida preciosa para mim mesmo, contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus, ou seja, testemunhar o Evangelho da graça de Deus.
25 Agora, porém, tenho a certeza que vós não vereis mais o meu rosto, todos vós entre os quais passei anunciando o Reino.
26 Portanto, hoje dou testemunho diante de todos vós: eu não sou responsável se algum de vós se perder,
27 pois não deixei de vos anunciar todo o projeto de Deus a vosso respeito.
Palavra do Senhor.



Salmo - Sl 67, 10-11. 20-21 (R. 33a)

R. Reinos da terra, cantai ao Senhor.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

10 Derramastes lá do alto uma chuva generosa, *
e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes;
11 e ali vosso rebanho encontrou sua morada; *
com carinho preparastes essa terra para o pobre.
R.

20 Bendito seja Deus, bendito seja cada dia, *
o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos!
21 Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador; *
o Senhor, só o Senhor, nos poderá livrar da morte!
R.


Evangelho - Jo 17,1-11a

Pai, glorifica o teu Filho.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 17,1-11a

Naquele tempo:
1 Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: 'Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti,
2 e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste.
3 Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo.
4 Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer.
5 E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.
6 Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra.
7 Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti,
8 pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti  e acreditaram que tu me enviaste.
9 Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
10 Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles.
11a Já não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti'.
Palavra da Salvação.







Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Reinos da terra, cantai ao Senhor.”
Jo 17, 1-11

Neste capítulo do Evangelho de são João, Jesus nos entrega a “Oração Sacerdotal”, seu testamento espiritual. Este capítulo tem uma estrutura diferente; Jesus não fala aos discípulos, mais pede ao Pai por eles.

Jesus pede pelos discípulos e por aqueles que, ao longo do tempo, vão crer no ensinamento que eles vão transmitir. Ele abriu as portas da vida eterna, que consiste em conhecer Jesus e o Pai e viver no Espírito Santo. Jesus se alegra porque a Palavra do Pai foi acolhida.

A oração pede o olhar de bondade do Pai sobre os discípulos presente e do futuro. Eles permanecem no mundo, mas não são do mundo. Assim como o Pai enviou Jesus, Ele envia os discípulos. A messe é grande, as dificuldades são muitas, mas Jesus pede ao Pai que fortaleça os trabalhadores da messe.

Nem sempre o sucesso é garantia de fidelidade, e nem sempre o insucesso é o fracasso. Nosso compromisso não é com o sucesso, mas com a Anúncio do Evangelho e a luta para que o Reino continue crescendo. Nossa missão é continuar a obra de Jesus com fidelidade e podemos contar sempre com a presença de d’Ele, que terminada sua missão terrena, volta ao Pai.

Rezemos: Senhor, que eu não seja seduzido pelas distrações do mundo, mas mantenha fidelidade ao teu chamado de amor.

Deus abençoe você e sua família.


Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua vida nesta jornada de Terça-feira. Que seu dia seja mais um daqueles dias abençoados, repleto de graças, boas notícias, paz, serenidade, fortaleza e grandes realizações. Deus é Pai e estará com você para lhe dar todo o amparo necessário para sua vitória. Conte em Ele. Agradeça a vida e jamais esqueça o quanto Deus o ama e o capacita para vencer e superar todas os desafios do dia, afinal, com Deus somos mais que vencedores, não é mesmo? Uma ótima jornada de terça para você.

Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.
Romanos 12,21

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
ORAÇÃO
Oração

São Francisco Caracciolo, peço-vos, pelo amor que tivestes junto aos presidiários, que inspire leigos e religiosos para o conforto e para a conversão desses homens e mulheres que por falta de um berço cristão e pelas más companhias tornaram-se criminosos e marginalizados. Que todos os cristãos lembrem-se de orar diariamente por eles e por todas as crianças e jovens que também se encontram encarcerados. Amém!
Novena de Pentecostes

4° Dia: Maria, a sarça ardente do Novo Testamento

Senhora de Pentecostes, que sois considerada a nova sarça onde Deus quis se revelar a humanidade! Recorro a ti suplicando a graça dos dons do Espírito Santo para poder ser luz que atrai a tantos neste mundo, onde o pecado e as trevas tem dominado. Peço-te, Mãe, que alcanceis com a graça do Espírito Santo aquelas pessoas que me pediram orações. Fazei com que todos nós sejamos repletos do Espírito Santo. Amém.

Oração:

Vinde, Espírito de Sabedoria!
Instrui o meu coração, para que eu saiba estimar e amar os bens celestes e antepô-lo a todos os bens da Terra. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Inteligência!
Iluminai a minha mente, para que entenda e abrace todos os mistérios e mereça alcançar um pleno conhecimento Vosso, do Pai e do Filho. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Conselho!
Assisti-me em todos os assuntos desta vida instável, tornai-me dócil às Vossas inspirações e guiai-me sempre pelo direito caminho dos divinos mandamentos. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Fortaleza!
Fortalecei o meu coração em todas as perturbações e adversidades, e dai à minha alma o vigor necessário para resistir a todos os meus inimigos. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Ciência!
Fazei-me ver a vaidade de todos os bens caducos deste mundo, para que não use deles senão para Vossa maior glória e salvação da minha alma. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Piedade!
Vinde morar no meu coração e inclinai-o para a verdadeira piedade e santo amor de Deus. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Temor de Deus!
Repassai a minha carne com o Vosso santo temor, de modo que tenha sempre Deus presente e evite tudo o que possa desagradar aos olhos de Sua divina majestade. (Glória ao Pai…)

Divino Espírito Santo, eu vos ofereço todas as preces da Santíssima Virgem e dos apóstolos reunidos no cenáculo, e a essas uno todas as minhas orações, suplicando-Vos que Vos apresseis em vir renovar a face da terra. Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém

Rezar três Ave-Marias a Nossa Senhora de Pentecostes com a invocação:
“Rainha dos Apóstolos, rogai por nós!”









FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo