2019 - JUNHO - 14 - SEXTA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Pesquisa rápida
Liturgia Diária


1ª Leitura - 2Cor 4,7-15


Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus
nos ressuscitará também com Jesus
e nos colocará ao seu lado.


Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 4,7-15

Irmãos:
7 Trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que este poder extraordinário vem de Deus e não de nós.
8 Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança;
9 perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados;
10 por toda parte e sempre levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossos corpos.
11 De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte, por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal.
12 Assim, a morte age em nós, enquanto a vida age em vós.
13 Mas, sustentados pelo mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: 'Eu creio e, por isso, falei', nós também cremos e, por isso, falamos,
14 certos de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco.
15 E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus.
Palavra do Senhor.



Salmo - Sl 115,10-11. 15-16. 17-18 (R. 17a)


R. Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia



10 Guardei a minha fé, mesmo dizendo: *
'É demais o sofrimento em minha vida!'
11Confiei, quando dizia na aflição: *
'Todo homem é mentiroso! Todo homem!'
R.

15 É sentida por demais pelo Senhor *
a morte de seus santos, seus amigos.
16 Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, +
vosso servo que nasceu de vossa serva; *
mas me quebrastes os grilhões da escravidão!
R.

17 Por isso oferto um sacrifício de louvor, *
invocando o nome santo do Senhor.
18 Vou cumprir minhas promessas ao Senhor *
na presença de seu povo reunido.
R.



Evangelho - Mt 5,27-32


Todo aquele que olhar para uma mulher,
com o desejo de possuí-la,
já cometeu adultério com ela no seu coração.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,27-32

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
27 Ouvistes o que foi dito: 'Não cometerás adultério'.
28 Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.
29 Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno.
30 Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno.
3l Foi dito também: 'Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio'.
32 Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério.
Palavra da Salvação.



Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)

“Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.”
Mt 5, 27-32

A pureza do coração é uma virtude a ser cuidada pelo discípulo de Jesus. Jesus exige o cumprimento da Lei com radicalidade. Nada de legalismo, mas consciência da radicalidade do amor e o respeito pelo outro. Nada de exterioridade, escondendo um interior cheio de malicia e segundas intenções. Nada de hipocrisia, empecilho para mostrar o que realmente se é diante de Deus. É preciso saber cortar o mal pela raiz.

Jesus estabelece um horizonte novo, quando apresenta as Bem-aventuranças. Aponta que a raiz do pecado está no coração, o lugar das intenções. Antes de acontecer na prática, o pecado já aconteceu no coração. Ali é campo de batalha.

No coração do homem é que nascem a impureza, o ódio, a mentira e todo o tipo de pecado. E o coração é alimentado pelo olhar. Os olhos são a porta de entrada em nossa vida, isso vale para o bem e para o mal.

O olhar impuro do desejo abre caminho à traição. Se a intenção é má, deve ser arrancada antes que se torne ato. Não se trata de constatar as ações externas (entre elas o adultério), para puni-las com leis, mas aprender a sanar as intenções mais secretas no coração de cada um.

Rezemos: Senhor, cria em mim um coração novo, dá-me um coração puro, sem malicia ou segundas intenções. Quero amar e respeitar o meu irmão.

Deus abençoe você é sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua vida e a vida de todas aquelas pessoas que moram no seu coração bem como todas aquelas outras que Deus vai apresentar no dia de hoje para que seu dia seja ainda mais feliz e abençoado. Gratidão é tudo! Portanto, agradeça pelo dom da vida. Que seu dia seja muito especial.

Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1 Tessalonicenses 5,16-18
Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo