2019 - JUNHO - 22 - SÁBADO - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Pesquisa rápida
Liturgia Diária

Cor: Verde

1ª Leitura - 2Cor 12,1-10

Eu não me gloriarei, a não ser das minhas fraquezas.

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 12,1-10
Irmãos:
1 Será que é preciso gloriar-me? Na verdade, não convém. No entanto, passarei a falar das visões e revelações do Senhor.
2 Conheço um homem, unido a Cristo,  que, há quatorze anos,  foi arrebatado até ao terceiro céu.  Se ele foi arrebatado com o corpo ou sem o corpo,  eu não o sei, só Deus sabe.
3 Sei que esse homem - se com o corpo ou sem o corpo, não sei, Deus o sabe -
​​​​4 foi arrebatado ao paraíso  e lá ouviu palavras inefáveis que nenhum homem consegue pronunciar.
5 Quanto a esse homem eu me gloriarei, mas, quanto a mim mesmo, eu não me gloriarei, a não ser das minhas fraquezas.
6 No entanto, se eu quisesse gloriar-me, não seria insensato, pois só diria a verdade. Mas evito gloriar-me, para que ninguém faça de mim um idéia superior àquilo que vê em mim ou que ouve de mim.
7 E para que a extraordinária grandeza das revelações não me ensoberbecesse, foi espetado na minha carne um espinho, que é como um anjo de Satanás a esbofetear-me, a fim de que eu não me exalte demais.
8 A esse propósito, roguei três vezes ao Senhor que o afastasse de mim.
9 Mas ele disse-me: 'Basta-te a minha graça. Pois é na fraqueza que a força se manifesta'. Por isso, de bom grado, eu me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim.
10 Eis porque eu me comprazo nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições e nas angústias sofridas por amor a Cristo. Pois, quando eu me sinto fraco, é então que sou forte.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 33, 8-9. 10-11. 12-13 (R. 9a)

R. Provai e vêde quão suave é o Senhor!

8 O anjo do Senhor vem acampar *
ao redor dos que o temem, e os salva.
9 Provai e vede quão suave é o Senhor! *
Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
R.

10 Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, *
porque nada faltará aos que o temem.
11 Os ricos empobrecem, passam fome, *
mas aos que buscam o Senhor não falta nada.
R.

12 Meus filhos, vinde agora e escutai-me: *
vou ensinar-vos o temor do Senhor Deus.
13 Qual o homem que não ama sua vida, *
procurando ser feliz todos os dias?
R.


Evangelho - Mt 6,24-34

Não vos preocupeis com o dia de amanhã.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 6,24-34

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
24 Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.
25 Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa?
26 Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros?
27 Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso?
28 E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam.
29 Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles.
30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?
31 Portanto, nóo vos preocupeis, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir?
32 Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso.
33 Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo.
34 Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas.'
Palavra da Salvação.


Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Provai e vede quão suave é o Senhor!”
Mt 6, 24-34

Jesus não ignora a necessidade de trabalhar para adquirir os bens indispensáveis à nossa sobrevivência. Somos responsáveis pela transformação da natureza, da sociedade e da própria história. Ele quer estabelecer uma escala de valores de acordo com o Evangelho. Por isso condena a exagerada inquietação com a segurança.

O que Jesus nos ensina não é uma confiança passiva na providência divina, como se fossemos receber tudo de mão beijada. Ele nos convida a buscar o autêntico Reinado de Deus, caminho para o bem-estar tranquilo e simples: “Busquem o Reino de Deus e a sua justiça”. Não se trata de um convite a preguiça, antes precisamos fazer tudo o que depende de nós.

Se houver a prática da justiça e da fraternidade, a ninguém faltará comida, nem roupa e todos terão acesso a uma vida digna: “Todas essas coisas ficarão garantidas para vocês”. Não devemos pedir a Deus o que podemos fazer, mas quando terminam nossas forças, aí é a vez de Deus. E Ele completa nossa medida.

Qual o valor maior de nossa vida? precisamos tomar cuidado para que o dinheiro não domine o nosso coração, para que não se transforme em ídolo em nossa vida. o dinheiro é um péssimo patrão, mas pode ser um ótimo empregado. Ele promete, mas não entrega a felicidade.

Rezemos: Senhor, que eu saiba escolher o caminho do Reino e a sua justiça, tirando do meu coração o egoísmo e ambição desmedida e aprender a fazer o bem aos irmãos.

Deus abençoe você e sua família.


Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe você com toda sorte de bençãos físicas e espirituais. Chegamos a mais um final de semana. Que este sábado seja muito especial. Hoje vamos rezar um salmo, aparentemente pequeno, porém, com uma profundidade enorme. Fala do Deus-Pai misericordioso. Que a luz da misericórdia esteja com você e em cada passo que der durante toda essa jornada.
Vamos rezar? Um excelente final de semana.
Salmo 117

Louvor ao Deus misericordioso

Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, *
povos todos, festejai-o!
Pois comprovado é seu amor para conosco, *
para sempre ele é fiel!
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Com carinho e bençãos

Frei Rinaldo, osm
ORAÇÃO
"Ó Deus, Pai de Misericórdia, fazei que eu confirme, com meu testemunho, minha fé em Vós. Que eu dê um testemunho alegre, bem-humorado, simples e firme. Que eu mostre, com meus atos, aquilo que eu professo com minhas palavras. Amém!"

São Thomas More, ROGAI por nós







ORAÇÃO
Novena ao Sagrado Coração de Jesus - Dia 4

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Entrego e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo minha vida, minhas ações, dores e sofrimentos, para que eu utilize meu corpo e alma somente para honrar, amar e glorificar o Sagrado Coração.

Retire de mim tudo o que está mal e tudo o que não faça Tua santa vontade. Que Teu amor puro a que se imprima no mais profundo de meu coração, para que eu não me esqueça nem me separe de ti.


Quarto dia

"Do lado de Cristo pendente da Cruz e aberto pela lança do soldado jorraram sangue e água" (Jo 19,34)

A imagem da água que jorra abundante atravessa a Sagrada Escritura, como por exemplo: A água que jorrou da pedra no deserto (Nm 20,11), águas que nascem da soleira da porta da cidade (Ez 47,1), água que fervilhava na piscina para curar (Jo 5,4), o rio que saía debaixo do trono de Deus e do Cordeiro (Ap 22,1). Jesus afirma que a presença do Espírito é como uma água que jorra do coração do fiel: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva” (Jo 7,38).

A fonte aberta está no Coração de Jesus e no coração daquele que crê. A verdadeira devoção é deixar-se inundar por esta fonte.


Oração final:

Ó coração de Jesus, fonte ardente de amor, cremos em Vós e no Vosso imenso amor. Nós Vos louvamos hoje pela vocação que recebemos, pela graça de sermos associados à Vossa Obra Redentora mediante a prática do amor e o ministério da reconciliação. Dai-nos ser fiéis ao Vosso chamado. Que o Espírito da Vida nos ilumine e fortaleça, abri nossos corações para a ação da Graça Divina, e confirmai-nos na fé que recebemos. Consagramo-nos a Vós, ó Coração Divino, certo de que Vossa caridade tudo pode, tudo consegue e tudo santifica. Acima de tudo, Senhor, Vos pedimos: fazei o nosso coração semelhante ao Vosso. Amém.

✝ Pai Nosso...
✝ Ave Maria...
✝ Glória ao Pai...

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!



FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo