2019 - MAIO - 6 - SEGUNDA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
NOTICIÁRIO DO VATICANO
VATICAN NEWS - ESPAÑOL
Liturgia Diária

Primeira Leitura
(At 6,8-15)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias,
8 Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
9 Mas alguns membros da chamada Sinagoga de Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão.
10 Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava.
11 Então subornaram alguns indivíduos, que disseram: “Ouvimos este homem dizendo blasfêmias contra Moisés e contra Deus”.
12 Desse modo, incitaram o povo, os anciãos e os doutores da Lei, que prenderam Estêvão e o conduziram ao Sinédrio.
13 Aí apresentaram falsas testemunhas, que diziam: “Este homem não cessa de falar contra este lugar santo e contra a Lei.
14 E nós o ouvimos afirmar que Jesus Nazareno ia destruir este lugar e ia mudar os costumes que Moisés nos transmitiu”.
15 Todos os que estavam sentados no Sinédrio tinham os olhos fixos sobre Estêvão, e viram seu rosto como o rosto de um anjo.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Responsório
(Sl 118,23-30)
— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.
— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.
— Que os poderosos reunidos me condenem; o que me importa é o vosso julgamento! Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.
— Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade! Fazei-me conhecer vossos caminhos, e então meditarei vossos prodígios!
— Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei como um presente! Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos.



Evangelho
(Jo 6,22-29)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar.
22 No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.
23 Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças.
24 Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.
25 Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?”
26 Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos.
27 Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”.
28 Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”
29 Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.




REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO - CAMPINAS


“Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.”
Jo 6, 22-29

Muitos buscam Jesus depois que Ele saciou a multidão de cinco mil homens. E o encontraram. Vão ao seu encontro porque foram saciados com o pão material, quando Jesus oferecia a eles o alimento, que permanece para a vida eterna.

Não entenderam o sinal de Jesus, queriam, apenas, ter consigo alguém capaz de resolver os problemas, sem exigir deles esforço algum.

Jesus os faz refletir: Por que estão vindo atrás de mim? Só pelos benefícios materiais? O esforço de Jesus é para mostrar o sentido espiritual dos sinais realizados. Ele não é um milagreiro a serviço dos interesseiros, mas o Filho de Deus que entrega a si mesmo para saciar a humanidade que procura mais vida.

A multidão o segue por motivo secundários. Jesus não tem interesse de impressionar e mostrar poder para multidão, mas revelar os sinais do Reino. No pão multiplicado e repartido abre-se a visão de um mundo novo. Um mundo onde todos têm lugar a mesa comum. Onde os Lázaros se sentam com os ricos e todos comem.

Jesus mostra que o mais importante é acolher a sua Pessoa e o seu ensinamento: a única obra é acreditar Naquele que o Pai enviou. E diante de um mundo que continua com fome de pão e da Palavra, Jesus continua ordenando o que pediu aos apóstolos: “vocês devem dar-lhes de comer”. O Pão e a Palavra são inseparáveis.

Rezemos: Senhor dá-me o dom da fé, quero comer do alimento imperecível, quero ter os teus sentimentos em meu coração. Ensina-me a partilhar!

Deus abençoe você e sua família.

REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM


Bom dia. Deus abençoe você nesta nova semana que já começou. O ponto de partida é sempre a segunda. Que o seu dia de ontem tenha sido de revigoramento e descanso.  Que seja um dia especial, repleto de bençãos, graças, vitórias, disposição, bons desejos de viver e fazer o bem. Com Deus no coração...avante com fé e coragem!!!


ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO PARA SEGUNDA-FEIRA
Senhor meu Deus, entro em tua presença neste momento para lhe agradecer por mais um dia que se inicia, por mais uma semana que começa. Senhor coloco a minha vida e as minhas atitudes em tuas mãos e te peço que o Senhor venha a abençoar essa minha segunda-feira. Que seja uma segunda abençoada, em paz e tranquila, tira de mim todo tipo de desânimo e falta de coragem de enfrentar esse dia e essa semana, que seja um dia de alegrias e que muitas realizações venham se concretizar no dia de hoje. Entrego a minha segunda-feira em tuas mãos Senhor, toma conta de mim e guarda-me e livra-me de todo e qualquer mal, que eu ande em tua presença e não me afaste de ti em nenhum momento. Guia-me, me direciona e me conduz por este dia e por toda esta semana. Proteja as pessoas de minha família e todas aquelas que irei encontrar no dia de hoje. Que todos recebam a Sua benção e que nada de ruim lhes aconteça. Amém. Tenha uma ótima segunda-feira e uma semana repleta de bons frutos!!!!

Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.
Salmo 37,5
Com carinho e bençãos

Frei Rinaldo, osm







ORAÇÃO
Trezena a Nossa Senhora de Fátima - Dia 8

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Ó Santíssima Virgem Maria, Rainha do Rosário e Mãe de misericórdia, que vos dignastes manifestar em Fátima a ternura de vosso Imaculado Coração trazendo-nos mensagens de salvação e de paz, confiados em vossa misericórdia maternal e agradecidos das bondades de vosso coração, viemos a vossos pés para render-vos o tributo de nossa veneração e amor.

Concedei-nos as graças de que necessitamos para cumprir fielmente vossa mensagem de amor, e a que vos pedimos nessa novena, se forem elas para maior glória de Deus, honra vossa e proveito de nossas almas.

Peça uma graça a Deus


Oitavo dia  – Maria, rainha do rosário

Ó Santíssima Virgem Maria, que em vossa última aparição vos destes a conhecer como a Rainha do Santíssimo Rosário, e em todas as aparições recomendastes a reza dessa devoção como o remédio mais seguro e eficaz para todos os males e calamidades que nos afligem, tanto da alma quanto do corpo, tanto públicas quanto privadas, colocai em nossas almas uma profunda estima pelos mistérios de nossa Redenção que se comemoram na reza do Rosário, para assim viverem sempre de seus frutos.

Concedei-nos a graça de ser sempre fiéis à prática de rezá-lo diariamente para honrarmos a vós, acompanhando vossas alegrias, dores e glórias, e assim merecer vossa maternal proteção e assistência em todos os momentos da vida, mas especialmente na hora da morte.


Oração final

Ó Deus, cujo Unigênito, com Sua vida, Morte e Ressurreição mereceu-nos o prêmio da salvação eterna, suplicamo-Vos: concedas-nos que, meditando os mistérios do Santíssimo Rosário da bem-aventurada Virgem Maria, imitemos os exemplos que nos ensinam e alcancemos o prêmio que prometem. Pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

✝ Reza-se uma dezena de Ave-Marias em saudação a Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!










Oração

Ó amável São Domingos Sávio, que em vossa breve vida, fostes admiravel exemplo de virtudes cristãs, ensinai-no a amar Jesus com vosso fervor, à Virgem Santa com vossa pureza às almas com vosso zelo; fazei ainda que imitando-vos no proposito de tornarmo-nos santos, saibamos como vós preferir a morte ao pecado, para poder-vos encontrar na eterna felicidade do céu.







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo