2019 - MAIO - 9 - QUINTA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
NOTICIÁRIO DO VATICANO
VATICAN NEWS - ESPAÑOL
Liturgia Diária
COR LITÚRGICA: BRANCO

Primeira Leitura (At 8,26-40)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias,
26 um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi.
27 Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém.
28 Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías.
29 Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”.
30 Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?”
31 O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém mo explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele.
32 A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca.
33 Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra”.
34 E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?”
35 Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco.
36 Eles prosseguiam o caminho e chegaram a um lugar onde havia água.
37 Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?”
38 O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco.
39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria.
40 Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesareia.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Responsório (Sl 65)
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
— Nações, glorificai ao nosso Deus, anunciai em alta voz o seu louvor! É ele quem dá vida à nossa vida, e não permite que vacilem nossos pés.
— Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!
— Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!



Evangelho (Jo 6,44-51)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
44 “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia.
45 Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim.
46 Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai.
47 Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.
48 Eu sou o pão da vida.
49 Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram.
50 Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá.
51 Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO - CAMPINAS


“Aclamai o Senhor Deus, ó Terra inteira.”
Jo 6, 44-51

Quem escuta o ensinamento do Pai e o assimila torna-se discípulo do Filho Jesus. Dar ouvido ao Pai leva a escutar o Filho. o Pai apresenta ao mundo o Filho Amado: “Este é o meu Filho, escutem o que Ele diz”; do mesmo modo Jesus fala do Pai: “Só aquele que vem do Deus é que viu o Pai”.

No ensinamento de Jesus, sobre o Pão descido do céu, Jesus dá um passo a mais, dizendo que o pão que dará é a sua carne. Na cultura bíblica, carne é vida é a pessoa humana.

Jesus é o Cordeiro de Deus que vai se sacrificar por amor, morrendo na cruz. Ele mostra que a sua vida é fazer a vontade do Pai. Portanto em viver o amor, até o extremo de doar a sua própria vida. É a Eucaristia!

Comer o Pão da vida é comungar; é aprender, a abraçar na medida de nossa pequenez, todo o projeto de Jesus. O gesto de comungar vem lembrar que é precedido pelo gesto do Lava-pés.

É a dimensão do serviço que nos permite comungar. Receber o Pão da vida é assumir a dimensão da comunhão na Trindade: o Filho revelou a face do Pai, e a presença do Espírito Santo. Na comunhão formar uma Família unida (Igreja), sem divisões.

Rezemos: Senhor, quero ser um discípulo fiel. Quero aprender a viver no amor e no serviço, mergulhar a minha vida em Deus e seguir o caminho da bondade.

Deus abençoe você e sua família.

REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM


Bom dia. Deus abençoe sua vida. Um novo dia começa. Deus quer que esta Quinta-feira seja muito especial na sua vida, dentro da sua casa, para seus amigos e familiares e em todos os seus afazeres. Confia Nele, entrega teu coração a Ele e o resto Ele vai fazer acontecer. Isso é simplesmente maravilhoso não é? Mas para isso acontecer..temos que confiar mesmo! Convide o Senhor para caminhar com você em cada passo que der nesta jornada. E prepare-se para colher os frutos de bençãos e paz hoje. Uma ótima quinta-feira.

Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.  (1 Pedro 4,8)

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm







ORAÇÃO
Novena a Nossa Senhora de Fátima - Dia 11

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Ó Santíssima Virgem Maria, Rainha do Rosário e Mãe de misericórdia, que vos dignastes manifestar em Fátima a ternura de vosso Imaculado Coração trazendo-nos mensagens de salvação e de paz, confiados em vossa misericórdia maternal e agradecidos das bondades de vosso coração, viemos a vossos pés para render-vos o tributo de nossa veneração e amor.

Concedei-nos as graças de que necessitamos para cumprir fielmente vossa mensagem de amor, e a que vos pedimos nessa novena, se forem elas para maior glória de Deus, honra vossa e proveito de nossas almas.

Peça uma graça a Deus


Décimo primeiro dia  – A oração como caminho da Salvação

 
Sem a oração, é impossível vencer os embates da vida e o próprio tentador. Orar não é só pedir, mas principalmente bendizer e louvar ao Senhor.

A oração é para a alma o que o ar é para o corpo! Uma alma que não reza é uma alma que não respira; não tem vida. Ninguém pode servir a Deus sem muita oração, pela simples razão de que é Ele, e somente Ele, que realiza todas as coisas; nós somos apenas seus instrumentos! Quanto mais comungamos com Ele pela oração, mais nos tornamos um instrumento útil em suas santas mãos. É uma grande ilusão querer fazer algo por Deus, e para Deus, sem antes muito rezar.  Esta é a maior tentação que sofremos: rezar pouco, não rezar ou rezar mal. A oração pode mudar todas as coisas; o Anjo Gabriel disse à Maria: “Para Deus nada é impossível” (Lc 1,37).


Oração final

Ó Deus, cujo Unigênito, com Sua vida, Morte e Ressurreição mereceu-nos o prêmio da salvação eterna, suplicamo-Vos: concedas-nos que, meditando os mistérios do Santíssimo Rosário da bem-aventurada Virgem Maria, imitemos os exemplos que nos ensinam e alcancemos o prêmio que prometem. Pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

✝ Reza-se uma dezena de Ave-Marias em saudação a Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós.







Oração

Ó Deus, que aos vossos pastores associastes São Máximo, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, dai-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos de sua glória. Amém.

São Máximo, rogai por nós!







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo