21 de outubro de 2018 - Liturgia Católica Apostólica Romana

www.liturgiacatolica.com
www.liturgiacatolica.com
Ir para o conteúdo

21 de outubro de 2018

LITURGIA DIÁRIA > 2018 > OUTUBRO
REFLEXÃO EM VÍDEO - O FILHO DO HOMEM

29º Domingo do Tempo Comum
21 de Outubro de 2018

Cor: Verde



1ª Leitura - Is 53,10-11

Oferecendo sua vida em expiação,
ele terá descendência duradoura.

Leitura do Livro do Profeta Isaías 53,10-11

10 O Senhor quis macerá-lo com sofrimentos. Oferecendo sua vida em expiação, ele terá descendência duradoura, e fará cumprir com êxito a vontade do Senhor.
11 Por esta vida de sofrimento, alcançará luz e uma ciência perfeita. Meu Servo, o justo, fará justos inúmeros homens, carregando sobre si suas culpas.
Palavra do Senhor.



Salmo - Sl 32,4-5.18-19.20 e 22 (R.22)

R. Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,
pois, em vós, nós esperamos!

4Pois reta é a palavra do Senhor,*
e tudo o que ele faz merece fé.
5Deus ama o direito e a justiça,*
transborda em toda a terra a sua graça.R.

18Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,*
e que confiam esperando em seu amor,
19para da morte libertar as suas vidas*
e alimentá-los quando é tempo de penúria.R.

20No Senhor nós esperamos confiantes,*
porque ele é nosso auxílio e proteção!
22Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,*
da mesma forma que em vós nós esperamos!R.



2ª Leitura - Hb 4,14-16

Aproximemo-nos com confiança, do trono da graça.

Leitura da Carta aos Hebreus 4,14-16

Irmãos:
14 Temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus. Por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos.
15 Com efeito, temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado.
16 Aproximemo-nos então, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno.
Palavra do Senhor.



Evangelho - Mc 10,35-45

O Filho do Homem veio para dar a
sua vida como resgate para muitos.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10,35-45

Naquele tempo:
35 Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: 'Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir'.
36 Ele perguntou: 'O que quereis que eu vos faça?'
37 Eles responderam: 'Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!'
38 Jesus então lhes disse: 'Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?'
39 Eles responderam: 'Podemos'. E ele lhes disse: 'Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado.
40 Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado'.
41 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João.
42 Jesus os chamou e disse: 'Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam.
43 Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo;
44 e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos.
45 Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos'.
Palavra da Salvação.




REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO


“Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, pois, em vós, nós esperamos!”

Mc 10, 35-45

O Reino de Deus introduziu nova ordem de relações entre as pessoas, muito diferente da mentalidade do mundo. Para quem é mundano, a grandeza consiste em exercer o domínio sobre as pessoas, e mostrar-se cheio de poder, porque a submissão lhe parece fruto do medo. O serviço prestado ao tirano não resulta de um ato amoroso, mas revela-se uma pesada obrigação.
O Reino, pelo contrário, segue na direção oposta. O domínio transforma-se em serviço. O dominado assume a feição do irmão a quem se deve amar e servir. O poder não é utilizado para oprimir, antes, para libertar. A relação de escravidão transforma-se em relação de fraternidade. A grandeza, portanto, para o discípulo do Reino não consiste em ser servido, mas em servir e oferecer a própria vida para que o outro possa crescer.
Foi por esta razão que Jesus convidou Tiago e João a mudarem de mentalidade e pensarem segundo os critérios do Reino. O pedido que fizeram ao Mestre talvez escondesse o desejo de exercerem poder sobre os demais companheiros de discipulado, numa mentalidade de dominação e triunfo. Pretendiam ocupar um lugar de destaque junto de Jesus, para usufruir do poder. Jesus denunciou esta maneira errada de pensar.
O discípulo deve espelhar-se nele, enviado pelo Pai para colocar-se a serviço da humanidade e dar a vida pela salvação de todos. Jesus deseja e propõe uma sociedade onde não haja domínio de um sobre o outro. A tentação dos discípulos é conceber um Messias poderoso e autoritário, tão injusto quanto outros governos autoritários. Essa mentalidade não pode envenenar as relações dentro do grupo dos apóstolos, a comunidade.
Por isso, quem quiser ser o maior, seja o menor de todos. A vida dos seguidores de Jesus deve ser de serviço a todos e de muita humildade. Que o brilho falso do mundo não cegue os cristãos.

Rezemos: Senhor Jesus, leva-me a escolher sempre o caminho do serviço feito na gratuidade, para eu me sentir grande junto de ti.

Deus abençoe você e sua família.

Padre João Luiz Fávero
Paróquia Nossa Senhora das Dores
Cambuí - Campinas - SP

REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM


Bom dia. Deus abençoe você com toda sua história de vida, sua casa, sua família, seus amigos...Chegamos a mais um domingo, mais um final de semana. Domingo é por excelência um dia especial, pois é sinônimo de descanso, de repouso, de lazer, de estar e curtir a família e os amigos. Isso é a regra geral. Porém, nós temos ALGO mais, não é mesmo? Somos CRISTÃOS e, como tal, o Domingo se torna para nós, o DIA DO SENHOR, pois nele, recordamos a RESSURREIÇÃO de JESUS. Portanto, durante 6 dias Deus esteve conosco nos abençoando, protegendo, iluminando, derramando bençãos e graças, acompanhando cada passo que foi dado na luta pela sobrevivência e pelo ganho do "pão de cada dia". Foi com o  Amor de Deus que conseguimos vencer mais uma semana com todos os seus contratempos, não é mesmo? Então, HOJE, é o NOSSO DIA, a NOSSA VEZ, de retribuir a esse Amor. Hoje é dia de agradecer, de louvar, de render nossa AÇÃO DE GRAÇAS para com Deus. E a forma mais CONCRETA de retribuir ao amor de Deus, por tudo o que Ele nos fez e nos deu durante a semana,  é Ir à Igreja, se possível, com toda a sua família. Por quê? Porque EUCARISTIA significa exatamente isso: AÇÃO DE GRAÇAS, GRATIDÃO. A forma mais linda de agradecer a Deus pelos dons que Ele nos dá é participar da Santa Eucaristia. É na Eucaristia que nos sentimos membros de uma grande família de fé, de povo de Deus. É na Eucaristia que entramos em COMUNHÃO com Jesus. É na Eucaristia que nos abastecemos espiritualmente e ficamos fortes para mais uma semana de luta que nos espera. E quem não gostaria de estar forte para o combate da vida, não é mesmo? Portanto, nada de desculpas ou justificativas, do tipo, "tô cansado", "vai chegar gente aqui em casa", "o tempo está pra chuva", etc, etc, etc...isso tudo é justificativa. Lembre-se: Você é FILHO e FILHA de Deus...então vá agradecer e receber a força de Deus para sua vida e família. Há um ditado que diz: Domingo sem Missa..é semana sem GRAÇA (ou sem a Graça!!!).

Sl 32

Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,
pois, em vós, nós esperamos!

4Pois reta é a palavra do Senhor,*
e tudo o que ele faz merece fé.
5Deus ama o direito e a justiça,*
transborda em toda a terra a sua graça.R.

18Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,*
e que confiam esperando em seu amor,
19para da morte libertar as suas vidas*
e alimentá-los quando é tempo de penúria.R.

20No Senhor nós esperamos confiantes,*
porque ele é nosso auxílio e proteção!
22Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,*
da mesma forma que em vós nós esperamos!R.

–Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm

Evangelho de Domingo: https://www.youtube.com/watch?v=zm1syNrV_x0&index=446&list=PLExrB5hkDaH2m3b4ZguB3EWoySmRhDtnh

PUBLICIDADE
App Liturgia Católica
RSS FEED
Voltar para o conteúdo