24 DE AGOSTO - SÁBADO - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

- SOMENTE EVANGELHO, SEM POLÍTICA -
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
Pesquisa rápida
QUARESMA DE SAO MIGUEL
Liturgia Diária


20ª SEMANA DO TEMPO COMUM
COR LITÚRGICA: VERMELHO




1a Leitura - Rt 2,1-3.8-11; 4,13-17

Bendito seja o Senhor, que não permitiu que faltasse um sucessor à tua família. Ele foi o pai de Jessé, pai de Davi.

Leitura do Livro de Rute 2, 1-3. 8-11; 4, 13-17
1 Noemi tinha um parente por parte do marido, homem poderoso e muito rico, da família de Elimelec, chamado Booz.
2 Rute, a moabita, disse à sua sogra: 'Permite que eu vá ao campo apanhar espigas, onde possa encontrar quem se mostre clemente para comigo'. Noemi respondeu: 'Vai, minha filha'.
3 Rute foi, pois, colher espigas num campo atrás dos ceifeiros. Aconteceu que aquele era justamente o campo de Booz, parente de Elimelec.
8 E Booz disse a Rute: 'Ouve, minha filha, não vás apanhar espigas a outro campo, e não te afastes daqui, mas junta-te às minhas servas.
9 Observa onde estão ceifando e vai atrás delas; pois ordenei aos meus servos que ninguém te moleste. Quando tiveres sede, vai aos cântaros e bebe da água de que bebem os meus servos'.
10 Então Rute, caindo-lhe aos pés, inclinou-se profundamente e disse: 'como pude encontrar graça a teus olhos, e te dignaste fazer caso de mim, uma mulher estrangeira?'
11 Respondeu-lhe Booz: 'Contaram-me tudo o que fizeste por tua sogra, depois da morte de teu marido: como deixaste teus pais e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conhecias'.
4,13 Então Booz tomou Rute e recebeu-a como esposa. Uniu-se a ela e o Senhor concedeu-lhe a graça de conceber e dar à luz um filho.
14 As mulheres diziam a Noemi: 'Bendito seja o Senhor, que não permitiu que faltasse um sucessor à tua família e quis que o seu nome se conservasse em Israel,
15 para que tenhas quem console a tua alma e te sustente na velhice, porque nasceu um menino de tua nora, que te ama e é para ti melhor que sete filhos'.
16 E Noemi tomou o menino, colocou-o no colo, e serviu-lhe de ama.
17 As vizinhas congratulavam-se com ela, dizendo: 'Nasceu um filho a Noemi!', e deram-lhe o nome de Obed. Ele foi o pai de Jessé, pai de Davi.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 127,1-2. 3. 4-5 (R. 4)
 
R. Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.

1 Feliz és tu se temes o Senhor / e trilhas seus caminhos! 2 Do trabalho de tuas mãos hás de viver, / serás feliz, tudo irá bem!
R.
 
3 A tua esposa é uma videira bem fecunda / no coração da tua casa; / os teus filhos são rebentos de oliveira / ao redor de tua mesa.
R.
 
4 Será assim abençoado todo homem / que teme o Senhor. 5 O Senhor te abençoe de Sião, / cada dia de tua vida.
R.


Evangelho - Mt 23,1-12
 
Eles falam mas não praticam.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 23, 1-12
 
Naquele tempo:
1 Jesus falou às multidões e a seus discípulos:
2 'Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés.
3 Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam.
4 Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
5 Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
6 Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas;
7 Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre.
8 Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos.
9 Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.
10 Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo.
11 Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve.
12 Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado. '
Palavra da Salvação.






SÃO BARTOLOMEU, APÓSTOLO - SANTORAL




1a Leitura - Ap 21,9b-14
 
A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritosos nomes dos dozepóstolos do Cordeiro.

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 21, 9b-14
9b Um anjo falou comigo e disse: 'Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro'.
10 Então me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus,
11 brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino.
12 Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel.
13 Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente.
14 A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 144(145),10-11.12-13ab.17-18 (R. cf. 12a)
 
R. Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

10 Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, / e os vossos santos com louvores vos bendigam! 11 Narrem a glória e o esplendor do vosso reino / e saibam proclamar vosso poder!
R.
 
12 Para espalhar vossos prodígios entre os homens / e o fulgor de vosso reino esplendoroso. 13a O vosso reino é um reino para sempre, 13bvosso poder, de geração em geração.
R.
 
17 É justo o Senhor em seus caminhos, / é santo em toda obra que ele faz. 18 Ele está perto da pessoa que o invoca, / de todo aquele que o invoca lealmente.
R.


Evangelho - Jo 1,45-51
 
Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1, 45-51
45 Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: 'Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José'.
46 Natanael disse: 'De Nazaré pode sair coisa boa?' Filipe respondeu: 'Vem ver!'
47 Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: 'Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade'.
48 Natanael perguntou: 'De onde me conheces?' Jesus respondeu: 'Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi'.
49 Natanael respondeu: 'Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel'.
50 Jesus disse: 'Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!'
51 E Jesus continuou: 'Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem'.
Palavra da Salvaçào.




Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe você nesse novo dia que está começando. Viva intensamente cada instante desse novo dia com aquela certeza que Deus está no comando de tudo assegurando a proteção e a paz para sua jornada de trabalho. Um sábado feliz e santo.


Isaías 41, 8-14
Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei.
Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão.
Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo.
Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.
Não temas, tu meu amado filho,  eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
ORAÇÃO
Santo do Dia / Comemoração (SÃO BARTOLOMEU)

Bartolomeu, também chamado Natanael, foi um dos doze primeiros apóstolos de Jesus. É assim descrito nos evangelhos de João, Mateus, Marcos e Lucas, e também nos Atos dos Apóstolos. Bartolomeu nasceu em Caná, na Galiléia, uma pequena aldeia a quatorze quilômetros de Nazaré. Era filho do agricultor Tholmai. No Evangelho, ele também é chamado de Natanael. Em hebraico, a palavra "bar" que dizer "filho" e "tholmai" significa "agricultor". Por isso os historiadores são unânimes em afirmar que Bartolomeu-Natanael trata-se de uma só pessoa. Seu melhor amigo era Filipe e ambos eram viajantes. Foi o apóstolo Filipe que o apresentou ao Messias. Até esse seu primeiro encontro com Jesus, Bartolomeu era cético e, às vezes, irônico com relação às coisas de Deus. Porém, depois de convertido, tornou-se um dos apóstolos mais ativos e presentes na vida pública de Jesus. Mas a melhor descrição que temos de Bartolomeu foi feita pelo próprio Mestre: "Aqui está um verdadeiro israelita, no qual não há fingimento". Ele teve o privilégio de estar ao lado de Jesus durante quase toda a missão do Mestre na terra. Compartilhou seu cotidiano, presenciou seus milagres, ouviu seus ensinamentos, viu Cristo ressuscitado nas margens do lago de Tiberíades e, finalmente, assistiu sua ascensão ao céu. Depois de Pentecostes, Bartolomeu foi pregar a Boa-Nova. Encerradas essas narrativas dos evangelhos históricos, entram as narrativas dos apócrifos, isto é, das antigas tradições. A mais conhecida é da Armênia, que conta que Bartolomeu foi evangelizar as regiões da Índia, Armênia Menor e Mesopotâmia. Superou dificuldades incríveis, de idioma e cultura, e converteu muitas pessoas e várias cidades à fé do Cristo, pregando segundo o evangelho de são Mateus. Foi na Armênia, depois de converter o rei Polímio, a esposa e mais doze cidades, que ele teria sofrido o martírio, motivado pela inveja dos sacerdotes pagãos, os quais insuflaram Astiages, irmão do rei, e conseguiram uma ordem para matar o apóstolo. Bartolomeu foi esfolado vivo e, como não morreu, foi decapitado. Era o dia 24 de agosto de 51. A Igreja comemora são Bartolomeu Apóstolo no dia de sua morte. Ele se tornou o modelo para quem se deixa conduzir pelo outro ao Senhor Jesus Cristo.

FONTE: DOM TOTAL
SANTO DO DIA







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo