26 DE AGOSTO - SEGUNDA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Pesquisa rápida
QUARESMA DE SAO MIGUEL
Liturgia Diária
21ª SEMANA DO TEMPO COMUM
COR LITÚRGICA: VERDE


1a Leitura - 1Ts 1,1-5.8b-10

Abandonando os falsos deuses vos convertestes, esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos.

Início da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 1, 1-5. 8b-10
1 Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz!
2 Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações.
3 Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.
4 Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos.
5 Porque o nosso evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso, com toda a abundância. Sabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem.
8b A vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos de falar,
9 pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro,
10 esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.
Palavra do Senhor.
 
Salmo - Sl 149, 1-2. 3-4. 5-6a.9b (R.4a)
 
R. O Senhor ama seu povo de verdade.
R. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.



1 Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / e o seu louvor na assembléia dos fiéis! 2 Alegre-se Israel em Quem o fez, / e Sião se rejubile no seu Rei!
R.
 
3 Com danças glorifiquem o seu nome, / toquem harpa e tambor em sua honra! 4 Porque, de fato, o Senhor ama seu povo / e coroa com vitória os seus humildes.
R.
 
5 Exultem os fiéis por sua glória, / e cantando se levantem de seus leitos, 6a com louvores do Senhor em sua boca 9bEis a glória para todos os seus santos.
R.
 
Evangelho - Mt 23,13-22
 
Ai de vós, guias cegos!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 23, 13-22
Naquele tempo, disse Jesus:
13 Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, nem deixais entrar aqueles que o desejam.
15 Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós.
16 Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: 'Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!'
17 Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro?
18 Vós dizeis também: 'Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!'
19 Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta?
20 Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele.
21 E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo.
22 E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado.
Palavra da Salvação.




Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“O Senhor ama seu povo de verdade. ”
Mt 23, 13-22

Uma religião feita de aparências, jamais será agradável a Deus. Religião hipócrita é inútil. De que adianta converter alguém, se depois é conduzido num caminho de perdição? Jesus faz um alerta aos membros da comunidade para não se contaminarem com a hipocrisia dos escribas e fariseus.

São hipócritas e autossuficientes. Se consideram perfeitos, dizem e não fazem. São incapazes de entender a misericórdia de Deus. Com malicia, esperteza e muitas palavras distorcem a prática religiosa e enganam os fiéis. Manipulam para se beneficiarem da obediência do povo.

Jesus é o profeta da ternura e do perdão, suas palavras tendem a misericórdia. Mas não tolera as lideranças fingidas e insensatas, vai chamá-los de “túmulos bonitos, mas cheio de podridão”.

Há uma diferença grande entre a incoerência e o pecado. Pecadores somos todos, mas não podemos ser incoerentes. O juramento falso é a tentativa de tornar Deus cúmplice de nossas maldades. E não podemos usar a Palavra de Deus como pretexto.

Que valor tem uma religião feita de aparências, sem o desejo sincero de encontrar a vontade de Deus e se deixar orientar por ela? De que valem as aparências sem uma comunhão verdadeira com Deus?

O discípulo de Jesus busca ser transparente na vivencia de sua fé. Seu exterior revela o que, de fato, se passa em seu coração. É verdadeiro, cheio de sinceridade.

Rezemos: Senhor, quer ser sincero e transparente na vivência da minha fé. Que o meu coração seja misericordioso e cheio de compaixão.

Deusa abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua nova jornada de segunda que está começando. Que seja uma semana abençoada, repleta de paz, grandes vitórias e conquistas. Você merece! Convide o Senhor para caminhar com você...Ele vai gostar de ser chamado e vai retribuir com bençãos e graças. Vamos rezar juntos...

Tudo posso naquele que me fortalece (Filipenses 4, 13)

Deus abençoe
Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo,osm







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo