Carta do Santo Padre a ICCRS e CF - Liturgia Católica Apostólica Romana

- AD MAIOREM DEI GLORIAM -
Ir para o conteúdo
EXTRAS > CHARIS

Cidade do Vaticano, 12 de Junho de 2015

Sra. Presidente do ICCRS
Michelle Moran

Sr. Presidente da Fraternidade Católica
Gilberto Barbosa


Queridos irmãos,

Agradeço por terem se unido para testemunhar ao Bispo de Roma, a pertença comum à corrente de graça, Renovação Carismática Católica. Agradeço-lhes também pelo serviço a esta corrente de graça, que foi despertada pela ação soberana do Espírito Santo em Fevereiro de 1967 na Igreja e para a Igreja. Ao longo dos anos o Espírito vem despertando diversas expressões e realidades como comunidades de aliança, escolas de evangelização, congregações religiosas, associações de fieis, comunidades ecumênicas, etc., todas nascidas na corrente de graça.

Às vezes, isto não tem acontecido desta forma, existem lugares no mundo onde, todavia diz-se: “nós somos carismáticos, vocês não”. Por favor, irmãos, esta expressão não só nega a obra do Espírito Santo como também não reflete a múltipla realidade da corrente de graça na Igreja. Faltam dois anos para o Jubileu de Ouro. Deixo-vos um pensamento para que possam refletir juntos, na oração e na intercessão, deixando-vos conduzir pelo Espírito Santo que nos introduz à comunhão com a Trindade.

Talvez, é chegado o momento em que a única corrente de graça, a definição não é minha, mas sim do Cardeal Suenens, como vocês sabem, tenha um único serviço internacional ampliado, aqui em Roma, onde estão representados ICCRS, Catholic Fraternity e as demais realidades em um pé de igualdade, e onde seja o Espírito Santo o único guia e condutor. Isto não significa perder a identidade, significa crescer na vida do Espírito, cada um com seu carisma próprio, em um enriquecimento mutuo todos nascidos do Espírito em uma mesma corrente de graça. Por outro lado reforçará a unidade na Renovação Carismática Internacional, que como sabem tem necessidade de reforço... Pensem e discirnam se é a isto que o Espírito Santo vos está levando 50 anos depois de a ter suscitado.

Outra coisa que vos peço. Celebrem seus aniversários da forma mais singela possível. As realidades internacionais celebrem em cada país onde se encontram, em suas nações, sem vir a Roma. E o dinheiro que é gasto em um encontro internacional: aluguel de instalações, passagens aéreas e gastos vários, destinem aos pobres de seus países. Peço-vos por favor que hajam desta forma. Existe uma pobreza demasiada e necessitados em todo o mundo nas periferias onde está presente, com a força do Espírito Santo, a Renovação Carismática a qual vocês servem, para gastar em celebrações que ofendem a dignidade de tantos irmãos que tem fome.

Obrigado novamente por tudo o que fazem, que possam compartilhar com todos na Igreja o Batismo no Espírito Santo!

É o que espero da Renovação Carismática Católica em todas as suas expressões.

Obrigado e por favor, não deixem de rezar por mim.

Que Jesus vos abençoe e a Virgem santa cuide de vos.

Francisco.


PUBLICIDADE
- Totus Tuus -
Voltar para o conteúdo