V. ADAPTAÇÕES QUE COMPETEM ÀS CONFERÊNCIAS EPISCOPAIS - Liturgia Católica Apostólica Romana

www.liturgiacatolica.com
www.liturgiacatolica.com
Ir para o conteúdo

V. ADAPTAÇÕES QUE COMPETEM ÀS CONFERÊNCIAS EPISCOPAIS

RITUAIS > Bênçãos > PRELIMINARES GERAIS
 
 
V. ADAPTAÇÕES QUE COMPETEM ÀS CONFERÊNCIAS EPISCOPAIS

 
 
39. Compete às Conferências Episcopais, em virtude da Constituição sobre a Sagrada Liturgia34, elaborar o Ritual particular correspondente a este título do Ritual Romano, adaptando-o contudo às necessidades de cada região, de tal modo que, quando os textos estiverem aprovados pela Apostólica35, possam entrar em uso nas regiões a que se referem. Nesta matéria, compete à Conferência Episcopal:

 
a)  Determinar as adaptações, segundo os princípios estabelecidos neste livro, conservando porém a estrutura própria dos ritos ou formulários.

b)  Considerar com prudência e cuidado o que pode ser oportunamente admitido das tradições e índole de cada povo e, consequentemente, propôr outras adaptações que pareçam úteis ou necessárias36.

c)   Conservar as bênçãos próprias porventura já existentes nos Rituais particulares ou as do antigo Ritual Romano, se ainda está em uso, contanto que sigam a mentalidade da Constituição sobre a Sagrada Liturgia, com os princípios expostos no presente título e com as necessidades do tempo actual; ou adaptá-las.

d)   Nos vários ritos de bênção, sobretudo quando se apresentam várias fórmulas à escolha, acrescentar outras do mesmo género, além daquelas que se encontram no Ritual Romano.

e)  Traduzir integralmente os preliminares que estão contidos neste livro, tanto os gerais como os particulares de cada rito de bênção, mas também, se  o caso o exigir, completá-los, de modo que os ministros compreendam mais plenamente o significado das celebrações e a participação dos fiéis se torne mais consciente e activa.

f) Completar o que faz falta em algumas partes deste livro, p. ex., apresentar outras leituras que possam ser úteis; indicar os cânticos mais apropriados.

g) Preparar as traduções dos textos, de maneira que se acomodem à índole das diversas línguas e das diversas culturas.

h) Nas edições do livro, ordenar o material do modo que parecer mais apto para o uso pastoral; editar separadamente as diversas partes do livro, fazendo-as preceder sempre das principais introduções.
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 
 
 
                           
34 Cf. Con. Vat. II, Const. sobre a S. Liturgia, Sacrosanctum Concilium, n. 63, b.
35 Cf. CIC. can. 838, §§ 2 e 3: cf.CIC, can. 1167 § 1.
36 Cf. Conc. Vat.II, Const. sobre a S. Liturgia, Sacrosanctum Concilium, nn. 37-40.65.
 
 

PUBLICIDADE
App Liturgia Católica
Voltar para o conteúdo