3ª-FEIRA DA 1ª SEMANA - ADVENTO - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > Liturgia do dia
Liturgia de Hoje
3ª-FEIRA DA 1ª SEMANA - ADVENTO






Julgará os humildes com justiça.

Leitura do Livro do Profeta Isaías 11, 1-10
Naqueles dias:
Nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor;
sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus;
no temor do Senhor encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer;
mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios.
Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade.
O lobo e o cordeiro viverão juntos e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos e até mesmo uma criança poderá tangê-los.
A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o leão comerá palha como o boi;
a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente.
Não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar.
Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada.
Palavra do Senhor.







R: os seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.


Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, /
vossa justiça ao descendente da realeza!
Com justiça ele governe o vosso povo, /
com eqüidade ele julgue os vossos pobres.
R.


Nos seus dias a justiça florirá /
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
De mar a mar estenderá o seu domínio, /
e desde o rio até os confins de toda a terra!
R.


Libertará o indigente que suplica, /
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
Terá pena do indigente e do infeliz, /
e a vida dos humildes salvará.
R.


Seja bendito o seu nome para sempre! /
E que dure como o sol sua memória! /
Todos os povos serão nele abençoados, /
todas as gentes cantarão o seu louvor!
R.







Jesus exulta no Espírito Santo.


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10, 21-24

Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: 'Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. '
Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: 'Felizes os olhos que vêem o que vós vedes!
Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir. '
Palavra da Salvação.





FONTE: YOUTUBE
Reflexão - Pe. João Luís Fávero
“Nos seus dias florescerá a justiça e haverá a paz”.
Lc 10, 21-24

O episódio do Evangelho de hoje, acontece logo após o retorno dos setenta e dois discípulos, cheios de alegria, pelo que haviam realizado em nome de Jesus. Eles se deixaram guiar pelo Espírito Santo em sua missão, anunciaram a verdade e colheram frutos.

Os discípulos foram declarados felizes por terem visto e reconhecido o Messias. Esta felicidade foi ansiada ao longo da história de Israel por “muitos profetas e reis”, que nutriam a esperança de vê-Lo. O desejo deles, porém não foi realizado.

Só pode ver o Messias, aquele a quem o Pai o quiser revelar. Privado disso, esse conhecimento de Jesus esvazia-se e perde toda a sua relevância. A simples iniciativa e a curiosidade humana são insuficientes. O máximo que se pode alcançar é a visão humana do Messias, aspectos exteriores e características secundárias.

Somente os simples e pequeninos, os não contaminados pela soberba própria dos sábios e entendidos deste mundo, é que terão acesso a este conhecimento elevado. O que os sábios em vão buscam conseguir, aos pequeninos é revelado diretamente por Deus.

Estes têm a felicidade de ver e ouvir o Senhor Jesus, o Messias e predispor-se a acolher o Reino proclamado por Ele. Não pregaram a si mesmos, mas anunciaram e prepararam o caminho do Senhor.

Atitude sensata é manter-se aberto para acolher a salvação que vem de Deus, e fugir da tentação da autossuficiência. Foram excluídos os orgulhosos e privilegiado os pequenos, aqueles que tiveram um coração humilde.

É tolice passar por “sábio” e querer chegar sozinho ao conhecimento de Deus. Jesus, mais uma vez neste Advento, passa pela nossa vida. A capacidade de ver e ouvir é graça dada por Deus e acolhida pela pessoa. Deus continua nos visitando.

Rezemos: Senhor dá-me um coração simples e humilde para acolher Jesus. Que eu tenha a felicidade de reconhecê-Lo em cada irmão que precisa de nós.

Deus abençoe você e sua família.
Um Abraço,
Pe. João Luiz
Novena à Imaculada Conceição - dia 3


Oração para todos os dias


Deus vos salve, Maria, cheia de graça e bendita mais que todas as mulheres, Virgem singular, Virgem soberana e perfeita, eleita por Mãe de Deus e preservada por Ele de toda culpa desde o primeiro instante de sua Concepção.

Assim como por Eva nos veio a morte, assim nos vem a vida por ti, que pela graça de Deus tens sido eleita para ser Mãe do novo povo que Jesus Cristo tem formado com seu Sangue.

A ti, puríssima Mãe, restauradora da caída linhagem de Adão e Eva, viemos confiantes e suplicantes nesta novena, para rogar que nos concedas a graça de sermos verdadeiros filhos teus e de teu Filho Jesus Cristo, livres de toda mancha de pecado.

Confiantes, Virgem Santíssima, que haveis sido feita Mãe de Deus, não somente para vossa dignidade e glória, senão também para salvação nossa e proveito de todo o gênero humano.
Confiantes que jamais se tem ouvido dizer que um somente de quantos tem acudido a vossa proteção e implorado vosso socorro, tem já sido desamparado.

Não me deixeis, pois, a mim tampouco, porque se me deixais me perderei;
Que eu tampouco quero deixar a vos, antes bem, cada dia quero crescer mais em vossa verdadeira devoção.

Alcançai-me principalmente estas três graças:

-A primeira, não cometer jamais pecado mortal;
-A segunda, um grande apreço da virtude cristã,
-A terceira, uma boa morte. Além disso, dai-me a graça particular que vos peço nesta novena.

(Fazer aqui o pedido que se deseja obter)


Terceiro dia

Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e benigníssimo Redentor nosso:
Assim como preservaste a Maria de todo pecado venial em toda sua vida, e a nós nos pedes que purifiquemos mais e mais nossas almas para sermos dignos de ti, assim vos rogamos humildemente, por intercessão de tua Mãe Imaculada, nos concedas a graça de evitar os pecados veniais e a de procurar e obter cada dia mais pureza e delicadeza de consciência.


Orações finais

Bendita seja tua pureza e eternamente o seja, pois todo um Deus se recreia em tão graciosa beleza.
A ti, celestial Princesa, Virgem Sagrada Maria, vos ofereço neste dia alma, vida e coração.
Olhai-me com compaixão, não me deixes, Mãe minha.

Rezar três Ave-Marias.

Tua Imaculada Concepção, Oh! Virgem Mãe de Deus, anunciou alegria ao universo inteiro.


Oração

Oh! Deus meu, que pela Imaculada Concepção da Virgem, preparaste digna habitação a teu Filho:
Vos rogamos que, assim como pela previsão da morte de teu Filho livrai-vos a ela de toda mancha, assim a nós nos concedas por sua intercessão chegar a Vós limpos de pecado.

Pelo mesmo Senhor nosso Jesus Cristo. Amém.





- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo