01 DE SETEMBRO - DOMINGO - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
Pesquisa rápida
Liturgia Diária
22º DOMINGO DO TEMPO COMUM
COR LITÚRGICA: VERDE





1a Leitura -
Eclo 3,19-21.30-31 (gr. 17 -18.20.28-29)
 
Sê humilde e encontrarás graça diante do Senhor.

Leitura do Livro do Eclesiástico 3, 19-21. 30-31 (gr. 17 -18. 20. 28-29)
19 Filho, realiza teus trabalhos com mansidão e serás amado mais do que um homem generoso.
20 Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade, e assim encontrarás graça diante do Senhor. Muitos são altaneiros e ilustres, mas é aos humildes que ele revela seus mistérios.
21 Pois grande é o poder do Senhor, mas ele é glorificado pelos humildes.
30 Para o mal do orgulhoso não existe remédio, pois uma planta de pecado está enraizada nele, e ele não compreende.
31 O homem inteligente reflete sobre as palavras dos sábios, e com ouvido atento deseja a sabedoria.
Palavra do Senhor.
 
Salmo
Sl 67, 4-5ac.6-7ab.10-11 (R. Cf. 11b
 
R. Com carinho preparastes uma mesa para o pobre.

4 Os justos se alegram na presença do Senhor / rejubilam satisfeitos e exultam de alegria! 5a Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome! 5c o seu nome é Senhor: exultai diante dele!
R.
 
6 Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor: / é assim o nosso Deus em sua santa habitação. 7a É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, 7 bquem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.
R.
 
10 Derramastes lá do alto uma chuva generosa, / e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes; 11 e ali vosso rebanho encontrou sua morada; / com carinho preparastes essa terra para o pobre.
R.
 
2a Leitura
Hb 12,18-19.22-24a
 
Vós vos aproximastes do monte Siãoe da cidade do Deus vivo.

Leitura da Carta aos Hebreus 12, 18-19. 22-24a
Irmãos:
18 Vós não vos aproximastes de uma realidade palpável: 'fogo ardente e escuridão, trevas e tempestade,
19 som da trombeta e voz poderosa', que os ouvintes suplicaram não continuasse.
22 Mas vós vos aproximastes do monte Sião e da cidade do Deus vivo, a Jerusalém celeste; da reunião festiva de milhões de anjos;
23 da assembléia dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus; de Deus, o Juiz de todos; dos espíritos dos justos, que chegaram à perfeição;
24 a de Jesus, mediador da nova aliança.
Palavra do Senhor.
 
Evangelho
Lc 14,1.7-14
 
Quem se eleva, será humilhado equem se humilha, será elevado.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 14, 1. 7-14
1 Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam.
7 Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola:
8 'Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu,
9 e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: 'Dá o lugar a ele'. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar.
10 Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: 'Amigo, vem mais para cima'. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados.
11 Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado. '
12 E disse também a quem o tinha convidado: 'Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa.
13 Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos.
14 Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos. '
Palavra da Salvação.




Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Com carinho preparastes uma mesa para o pobre”.
Lc 14, 7,14

A RECOMPENSA DOS QUE AMAM

Jesus aproveita a oportunidade do convite para uma refeição, onde vai apresentar o seu ensinamento: a preocupação dos discípulos deve ser com os irmãos mais necessitados, os mais pobres; e não a armadilha da retribuição que o mundo oferece (a corrida aos primeiros lugares), de pouco valor aos olhos de Deus.

Diante dos critérios humanos; toda refeição, festa ou banquete, funciona como um termômetro de relações sociais. Buscar o primeiro lugar é uma tentativa de mostrar aos outros sua condição social ou sua superioridade.

Aos olhos de Deus é diferente. Basta observar como Ele nos acolhe em nossas celebrações: somos acolhidos como irmãos, todos iguais e nos faz sentar em torno da mesma mesa. Ele nos ensina a acolher, amar e servir.

São Francisco de Assis, o santo da fraternidade, recorda que o irmão é sempre maior do que nós. E com alegria cedemos a ele o melhor lugar. Aqui os privilégios são vencidos; a generosidade se manifesta, a fraternidade acontece e a partilha se estabelece.

O mundo resiste a esta lógica e, por isso, precisa mudar de mentalidade para entrar na dinâmica do Reino, onde há últimos que são os primeiros, onde perder a vida no amor é ganhar.

Somos chamados a fazer as coisas gratuitamente, isto é, a fazer o bem sem esperar recompensas. Aprender a preocupar-se com quem não tem com o que retribuir e contentar-se com a recompensa do Pai. Desse procedimento
gratuito é que nasce a felicidade dos seguidores de Jesus.

Rezemos: Senhor, que eu aprenda ser simples e humilde, sem almejar as recompensas desse mundo, mas unicamente as que vem do Pai.

Deus abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe você nesse novo dia que está começando. Um novo mês está começando: o mês da Bíblia, da Palavra. Um mês onde a Igreja nos convida a darmos uma atenção a mais à Palavra de Deus. É verdade que esse hábito deve ser feito TODOS OS DIAS, a leitura e meditação da Palavra. Se você já tem esse hábito de ler e meditar a Palavra, parabéns! Caso ainda não tem...aproveita esse mês e faça esse propósito de ler todos os dias essa carta de amor que Deus nos deixou. Amém? Que Setembro venha com mais bençãos e graças que Agosto na sua vida, casa, família, trabalho e amigos.


Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver (2 Tim 3,16)

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
Oração do dia

Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Depois da Comunhão

Restaurados à vossa mesa pelo pão da vida, nós vos pedimos, ó Deus, que este alimento da caridade fortifique os nossos corações e nos leve a vos servir em nossos irmãos e irmãs. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Entrada

Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo