2 de dezembro de 2018 - Liturgia Católica Apostólica Romana

www.liturgiacatolica.com
www.liturgiacatolica.com
Ir para o conteúdo

2 de dezembro de 2018

LITURGIA DIÁRIA
1º Domingo do Advento
2 de Dezembro de 2018 - Cor: Roxo



Farei brotar de Davi a semente da justiça.

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 33,14-16

14'Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei cumprir a promessa de bens futuros para a casa de Israel e para a casa de Judá.
15Naqueles dias, naquele tempo, farei brotar de Davi a semente da justiça, que fará valer a lei e a justiça na terra.
16Naqueles dias, Judá será salvo e Jerusalém terá uma população confiante; este é o nome que servirá para designá-la: 'O Senhor é a nossa Justiça'.'
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 24,4bc-5ab.8-9.1014 (R.1b)
R. Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma!

4Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,*
e fazei-me conhecer a vossa estrada!
5Vossa verdade me oriente e me conduza,
porque sois o Deus da minha salvação! R.


8O Senhor é piedade e retidão,*
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
9Ele dirige os humildes na justiça,*
e aos pobres ele ensina o seu caminho. R.

10Verdade e amor são os caminhos do Senhor*
para quem guarda sua Aliança e seus preceitos.
14O Senhor se torna íntimo aos que o temem
e lhes dá a conhecer sua Aliança. R.


2ª Leitura - 1Ts 3,12-4,2

Que o Senhor confirme os vossos
corações na vinda de Cristo.

Irmãos:
3,12 O Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais, a exemplo do amor que temos por vós.
13 Que assim ele confirme os vossos corações numa santidade sem defeito aos olhos de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos.
4,1 Enfim, meus irmãos, eis o que vos pedimos e exortamos no Senhor Jesus: Aprendestes de nós como deveis viver para agradar a Deus, e já estais vivendo assim. Fazei progressos ainda maiores!
2 Conheceis, de fato, as instruções que temos dado em nome do Senhor Jesus.
Palavra do Senhor.


Evangelho - Lc 21, 25-28.34-36

A vossa libertação está próxima.


Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos:
25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficaróo angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas.
26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas.
27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória.
28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.
34Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós;
35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.
36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem.
Palavra da Salvação.



REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO
Paróquia Nossa Senhora das Dores
Cambuí - Campinas - SP


“Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma!”
Lc 21, 25.28.34-36

Com o Advento, iniciamos um novo tempo e um novo ano litúrgico na vida de nossa Igreja. Beberemos das fontes do Evangelho de São Lucas nos domingos deste ano. Celebraremos as duas vindas de Jesus: a da carne, a alegria do Mistério da Encarnação e a da gloriosa segunda vinda de Jesus com o seu reinado.
No Evangelho de hoje, não podemos ficar impressionados com a ideia de destruição e das catástrofes apresentadas no texto, mas devemos pensar na transformação da vida no final dos tempos, sem, contudo, perder o chão de nossa realidade, dos nossos desafios, das mudanças urgentes em nosso contextos políticos, econômicos, sociais entre outros.
O texto de hoje é composto de duas partes distintas: na primeira descreve em perspectiva de futuro, a segunda vinda de Senhor. Os acontecimentos do ano 70 (a destruição de Jerusalém e do Templo), são descritos como se tratasse de uma catástrofe cósmica.
A segunda parte fala de orar e vigiar, ou seja, convida a entender os sinais dos tempos, Deus se revela nos acontecimentos cósmicos e sociais.  
O tempo do Advento é sempre um tempo de esperança de um mundo novo. Esse “mundo Melhor” não acontece de forma magica, exige emprenho de nossa parte. Deus continua vindo ao mundo: por isso é preciso percebê-lo nos acontecimentos do nosso cotidiano.
Vigiar e levantar a cabeça para não sermos enganados, encher o coração de esperança acolhendo as visitas que Deus nos faz. Façamos desse tempo a oportunidade de preparar o Natal e vamos celebra-lo com o coração renovado pela esperança, construindo relações de paz e fraternidade, exercitando-se no amor, na justiça e no perdão.

Deus abençoe você e sua família.


REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM



Bom dia. Deus abençoe sua vida nessa fascinante jornada de domingo que já chegou. É o DIA DO SENHOR por excelência. Ainda estamos no TEMPO DO ADVENTO. Um novo tempo, um tempo da graça, de se preparar...algo novo está chegando...ALGUÉM ESTÁ CHEGANDO. Para isso, precisamos nos preparar e muito! Recordaremos a PRIMEIRA VINDA de JESUS....Essa já aconteceu!!! Mas devemos nos preparar para a SEGUNDA e definitiva VINDA DE JESUS. Vamos nos preparar juntos para esse momento? Prepare o seu coração, sua casa, sua família, o ambiente de convívio e trabalho. Atitude? Sim: vigilância, atenção...ELE ESTÁ CHEGANDO...a SALVAÇÃO ESTÁ PRÓXIMA...para todos aqueles que estiverem sintonizados com o projeto de Cristo.

CONSAGRANDO O NOSSO DOMINGO
Senhor, Hoje é Domingo, dia do Senhor por excelência.
Obrigado pelo precioso dom da vida e por poder desfrutar esse dia com a família e em comunidade.
Obrigado pela semana vivida e por esta oportunidade de descansar o corpo, a mente e o espírito.
Derrama, Senhor, as Tuas ricas bençãos neste dia, sobre as nossas vidas, e também de todos os nossos familiares e amigos.
Derrama, Senhor, muita paz e muito amor nos nossos corações e livra-nos de todo o mal e de todas as flechas do inimigo.
Abençoai a todos que podem descansar hoje de suas lutas diárias.
Que possamos ter uma ótima dia de descanso, para amanhã, segunda, quando acordarmos para mais uma semana abençoada, sentir o seu amor e sua presença no meio de nós.
Perdoa as nossas falhas cometidas durante a semana, a nossa falta de caridade e misericórdia e nos dê forças para continuar seguindo em frente com a cabeça sempre erguida.
Abençoe, Senhor, essa nova semana que se inicia, nos dê a chance de recomeçar com muita força, fé, otimismo e alegria de viver...
Agradecemos por tudo, meu Deus.
A Ti toda honra, toda glória e todo poder.
Obrigado pela oportunidade de celebrarmos a santa Ressurreição.
Fica conosco, Senhor, hoje e sempre.
Amém!

REZANDO COM O SALMO

Sl 137

Ó Senhor, de coração eu vos dou graças,/ porque ouvistes as palavras dos meus lábios!/ Perante os vossos anjos vou cantar-vos/ e ante o vosso templo vou prostrar-me.

— Eu agradeço vosso amor, vossa verdade,/ porque fizestes muito mais que prometestes;/ naquele dia, em que gritei, vós me escutastes/ e aumentastes o vigor da minha alma.

Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres,/ e de longe reconhece os orgulhosos./ Ó Senhor, vossa bondade é para sempre!/ Eu vos peço: não deixeis inacabada/ esta obra que fizeram vossas mãos!

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm

EVANGELHO DO DIA: https://www.youtube.com/watch?v=BXffPbFjI3s
PUBLICIDADE
App Liturgia Católica
Voltar para o conteúdo