COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS - SANTORAL - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Liturgia de Hoje
COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS - SANTORAL





1A LEITURA - AP 7,2-4.9-14


Vi uma multidão imensa de gente de todas
as nações, tribos, povos e línguas.


Leitura do Livro do Apocalipse de São João 7, 2-4. 9-14

Eu, João,

2 vi um outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar, dizendo-lhes:

3 'Não façais mal à terra, nem ao mar nem às arvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus'.

4 Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel.

9 Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão.

10 Todos proclamavam com voz forte: 'A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro'.

11 Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos Anciãos e dos quatro Seres vivos e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo:

12 'Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém'

13 E um dos Anciãos falou comigo e perguntou: 'Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?'

14 Eu respondi: 'Tu é que sabes, meu senhor'. E então ele me disse: 'Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro'.

Palavra do Senhor.






SALMO - SL 23(24),1-2.3-4AB.5-6 (R. CF. 6)


R. É assim a geração dos que procuram o Senhor!


1 Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, /
o mundo inteiro com os seres que o povoam;
2 porque ele a tornou firme sobre os mares, /
e sobre as águas a mantém inabalável.
R.


3 'Quem subirá até o monte do Senhor, /
quem ficará em sua santa habitação?'
4A 'Quem tem mãos puras e inocente coração,
4B quem não dirige sua mente para o crime.
R.


5 Sobre este desce a bênção do Senhor /
e a recompensa de seu Deus e Salvador'.
6 'É assim a geração dos que o procuram, /
e do Deus de Israel buscam a face'.
R.





2A LEITURA - 1JO 3,1-3


Veremos Deus tal como é.


Leitura da Primeira Carta de São João 3, 1-3

Caríssimos,

1 vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai.

2 Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.

3 Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.

Palavra do Senhor.





EVANGELHO - MT 5,1-12A


Alegrai-vos e exultai, porque será
grande a vossa recompensa nos céus.


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5, 1-12a

Naquele tempo:

1 Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se,

2 e Jesus começou a ensiná-los:

3 'Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

4 Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.

5 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.

6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

9 Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.

12A Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.

Palavra da Salvação.





FONTE: YOUTUBE
Reflexão - Pe. João Luís Fávero
“Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver”.
Jo 6, 37-40

RESSUCITAREMOS NO DIA FINAL...

O dia de Finados, vem lembrar a todos nós a fé na Ressurreição e a certeza da vida eterna. Não é a morte que tem a última palavra. Vencendo a morte, Jesus abre para nós, a porta dos céus. Esta comemoração, faz a memória de vários mistérios: O mistério da morte, a comunhão solidária com os falecidos e lembrança dos que conviveram conosco na família e na comunidade. Celebramos a vitória da vida sobre a morte. Jesus Cristo ressuscitou dos mortos como primogênito.

Jesus é o doador da vida, não rejeita ninguém, pois desceu do céu por nós: “Desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade daquele que me enviou é que não perca nenhum dos que Ele me deu”. Jesus e o Pai querem a vida e a vida Eterna para todos os que acreditam. “E eu o ressuscitarei no último dia”.

No Prefacio dos Mortos I, lembra: “Nele (Cristo) brilhou para nós a esperança da feliz ressurreição. E aos que a certeza da morte entristece, a promessa da imortalidade consola. Senhor para os que creem em Vós, a vida não é tirada, mas transformada. E desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível”.

O catecismo da Igreja Católica apresenta o sentido desta celebração: “A Igreja terrestre, desde os tempos primeiros da religião cristã, venerou com grande piedade a memória dos defuntos (...). Já que é um pensamento santo e salutar rezar pelos defuntos para que sejam perdoados de seus pecados (2Mc 12, 46), a Igreja também oferece sufrágios em favor deles” (no. 958).

Rezemos confiantes a Deus em favor dos falecidos, particularmente pelos que nos foram mais próximos, não nos esqueçamos de rezar por todos os que precisam. A todos os fiéis falecidos, Deus conceda o repouso eterno!

Senhor, acalma nossas angustias e tristezas, planta em nós a esperança da Fé, para florescer em alegria eterna. Concede aos teus filhos e filhas já falecidos a paz definitiva da Tua presença. Enxuga as lagrimas de nossos olhos e nos dê a alegria da esperança na Ressurreição prometida. Amém.

Deus abençoe você e sua família
Um Abraço,
Pe. João Luiz
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe seu novo dia que está começando. Hoje é um dia muito especial. A Igreja, respeitando os preceitos bíblicos, resgatou e perpetuou um dia de oração para todos os nossos entes queridos que nos antecederam e que nós acreditamos, pelo poder da Ressurreição de Cristo, estão juntos de Deus. É um dia que nos inspira saudades, lembranças... algumas delas com um acento de dor e tristeza. É normal, afinal, somos humanos e recordar pessoas que passaram por nossas vidas e deixaram suas marcas..e que já não estão mais...sempre nos causam comoção. Mas tem algo que nos diferencia: somos cristãos! E a fé nos diz que um dia todos estaremos juntos no coração de Deus. Portanto, o dia deve ser de  boas lembranças e de muitas orações. Afinal, os que já partiram antes de nós, estão bem, estão vivos...e melhores que nós, não é mesmo? Que seu dia seja muito abençoado...


"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar-vos lugar. (João 14:1-2)"

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo