02 DE DEZEMBRO - SEGUNDA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Pesquisa rápida
 

2ª feira da 1ª Semana do Advento
2 de Dezembro de 2019 - Cor: Roxo



 

Primeira Leitura (Is 2,1-5)
 

Leitura do Livro do profeta Isaías:

1 Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém.

2 Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, 

3 para lá irão numerosos povos e dirão: “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor.

4 Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices; não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. 

5 Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Ou (escolhe-se uma das Leituras)

 

Primeira Leitura (Is 4,2-6)

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

2 Naquele dia, o povo do Senhor terá esplendor e glória, e o fruto da terra será de grande alegria para os sobreviventes de Israel. 

3 Então, os que forem deixados em Sião, os sobreviventes de Jerusalém, serão chamados santos, a saber, todos os destinados à vida em Jerusalém. 

4 Quando o Senhor tiver lavado as imundícies das filhas de Sião, e limpado as manchas de sangue dentro de Jerusalém, com espírito de justiça e de purificação, 

5 ele criará em todo o lugar do monte Sião e em suas assembleias uma nuvem durante o dia, e fumaça e clarão de chamas durante a noite: e será proteção para toda a sua glória, 

6 uma tenda para dar sombra contra o calor do dia, abrigo e refúgio contra a ventania e a chuva.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.




 

Responsório (Sl 121)

 

— Que alegria, quando me disseram:/ “Vamos à casa do Senhor!”

— Que alegria, quando me disseram:/ “Vamos à casa do Senhor!”

 

— Que alegria, quando ouvi que me disseram:/ “Vamos à casa do Senhor!”/ E agora nossos pés já se detêm,/ Jerusalém, em tuas portas.

— Que alegria, quando me disseram:/ “Vamos à casa do Senhor!”

 

— Para lá sobem as tribos de Israel,/ as tribos do Senhor./ Para louvar, segundo a lei de Israel,/ o nome do Senhor./ A sede da justiça lá está/ e o trono de Davi.

— Que alegria, quando me disseram:/ “Vamos à casa do Senhor!”

 

— Rogai que viva em paz Jerusalém,/ e em segurança os que te amam!/ Que a paz habite dentro de teus muros,/ tranquilidade em teus palácios!

— Que alegria, quando me disseram:/ “Vamos à casa do Senhor!”

 

— Por amor a meus irmãos e meus amigos,/ peço: “A paz esteja em ti!”/ Pelo amor que tenho à casa do Senhor,/ eu te desejo todo bem!

— Que alegria, quando me disseram:/ “Vamos à casa do Senhor!”




 

Evangelho (Mt 8,5-11)

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

 

Naquele tempo, 

5 quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 

6 “Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 

7 Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 

8 O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 

9 Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. 

10 Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 

11 Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.





 
Fonte: Youtube RS21
Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Que alegria, quando me disseram: ‘Vamos à casa do Senhor!’”.
Mt 8, 5-11

O Oficial romano (centurião) exercia importante cargo na sociedade. Mesmo assim desapega-se de sua posição social e se dispõe a procurar Jesus para lhe pedir discretamente que venha em socorro do seu empregado enfermo.

Embora muito ocupado, preocupa-se com o amigo que era seu empregado. A resposta de Jesus é surpreendente: “Eu irei curá-lo”. Um judeu não podia entrar  na casa de um pagão, pois se tornava impuro.

Jesus deixa de lado todo o preconceito e as prescrições religiosas e manifesta acolhimento e misericórdia. O oficial romano querendo evitar qualquer constrangimento esclarece: “Senhor eu não sou digno que entre em minha casa. Basta uma só palavra”.

A fé do romano comove Jesus que lhe concede a cura. Embora não sendo judeu, o centurião crê que Jesus é o enviado de Deus e tem poder de curar. Jesus não só atende o seu pedido, mas elogia a sua fé: “Em Israel não encontrei ninguém com tanta fé”.  

A atitude do centurião é recordada em todas as missas, nem sempre com tanta fé e humildade. Mas sua fé e crença na palavra de Jesus ainda hoje é uma escola para nós. Igualmente é notável a sua preocupação por alguém que sofre.

E mais notável ainda é a atitude de Jesus, que supera o preconceito e mostra tão grande amor e misericórdia pelos que sofrem. Nesse amor, Ele continua vindo ao nosso encontro todos os dias.

Rezemos: Senhor, quero aprender a acolher quem precisa de nosso amor. Que eu seja humilde, cheio de fé,  bondoso e misericordioso. Quero estar preparado para encontrá-Lo.

Deus abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua preciosa vida nesse novo dia que começa. Um tempo novo chegou! Tempo de graça de bençãos, de expectativas. Aproveite bem o seu dia. Deus já começou a enviar SINAIS de sua presença amorosa e paterna. Que seu dia seja iluminado pela luz que já chegou e está para chegar! Agradeça a vida, as pessoas, a natureza...tudo..tudo canta as grandezas de Deus. Sintonize-se com Ele e seu dia será repleto de bençãos e grandes realizações.

Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã,
pois em ti confio;
faze-me saber o caminho que devo seguir,
porque a ti levanto a minha alma.
Salmos 143,8
Com carinho e bençãos

Frei Rinaldo, osm
FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo