EPIFANIA DO SENHOR - NATAL - CALENDÁRIO LITÚRGICO 2021 - ANO B - SÃO MARCOS - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > Liturgia do dia
Liturgia de Hoje



EPIFANIA DO SENHOR



Apareceu sobre ti a gloria do Senhor.

Leitura do Livro do Profeta Isaías 60, 1-6
Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor.
Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti.
Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora.
Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços.
Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações;
será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.
Palavra do Senhor.





R. As nações de toda a terra, hão de adorar-vos ó Senhor!


Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, /
vossa justiça ao descendente da realeza!
Com justiça ele governe o vosso povo, /
com eqüidade ele julgue os vossos pobres.
R.


Nos seus dias a justiça florirá /
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
De mar a mar estenderá o seu domínio, /
e desde o rio até os confins de toda a terra!
R.


Os reis de Társis e das ilhas hão de vir /
e oferecer-lhes seus presentes e seus dons; /
e também os reis de Seba e de Sabá /
hão de trazer-lhe oferendas e tributos.
Os reis de toda a terra hão de adorá-lo, /
e todas as nações hão de servi-lo.
R.


Libertará o indigente que suplica, /
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
Terá pena do indigente e do infeliz, /
e a vida dos humildes salvará.
R.




Agora foi-nos revelado que ospagãos são coherdeiros das promessas.

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 3, 2-3a. 5-6
Irmãos:
Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito,
e como, por revelação, tive conhecimento do mistério.
Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas:
os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho.
Palavra do Senhor.




Viemos do Oriente adorar o Rei.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 2, 1-12
Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém,
perguntando: 'Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo. '
Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado assim como toda a cidade de Jerusalém.
Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer.
Eles responderam: 'Em Belém, na Judéia, pois assim foi escrito pelo profeta:
E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo. '
Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido.
Depois os enviou a Belém, dizendo: 'Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo. '
Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino.
Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.
Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.
Palavra da Salvação.



FONTE: YOUTUBE
Reflexão - Pe. João Luís Fávero
“Aos pobres do seu povo, fará justiça”.
Mt 2, 1-12

EM BUSCA DO SALVADOR

Celebrar a Epifania-manifestação, é perceber como Deus se manifesta entre nós. Isaias lembra, a cidade de Jerusalém será iluminada. Reúne os filhos que vem de longe; agrega, acolhe, soma. São acolhidos como a mãe acolhe os filhos, o coração de todos bate forte e vibra de alegria, uma riqueza nunca vista, canta a gloria do Senhor.

A maior alegria é perceber a presença de Deus entre nós, manifestada na simplicidade, dando-nos a oportunidade de achegarmos e sentir a acolhida divina. “Os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo por meio do Evangelho”.  A epifania nos proporciona essa unidade na diversidade.

No Evangelho a estrela, símbolo da fé, atrai e conduz até Jesus, a luz que ilumina a vida e não é ofuscada. Seu brilho chega a terras distantes e atrai os magos que vem para adorar o Rei, o Menino Deus.

Os magos vão procurar pelo Menino-rei no palácio de Herodes, ali a estrela perde o seu brilho, pois não brilha onde há maldade, perversidade e desrespeito à vida. A notícia perturba Herodes e seus seguidores, desavisados recebem a notícia e ficam perturbados, sentem-se ameaçados e como uma perturbação da ordem. Verificam que a informação procede de acordo com a Palavra de Deus que eles desconhecem.

Belém não é tão insignificante quanto Herodes imagina, neste lugar nasceu o Salvador, um pastor esperado, um chefe para governar no amor. Herodes tenta adquirir informações para o seu plano maléfico.

Os magos continuam o caminho iluminados pela estrela-fé. E chegam a Belém e diante do Menino se ajoelham, abrem seus cofres e retiram os presentes: Ouro, a realeza de Jesus, um rei diferente, servidor de todos; Incenso, a divindade de Jesus, um Deus humanado, entre nós, como nós; Mirra, um rei divino que dá a vida por nós até a s últimas consequências. Depois desse momento, os magos retornaram para sua terra, seguindo outro caminho, um caminho que não passa por Herodes.

O encontro com Jesus, muda os rumos de nossa caminhada. Buscar a fé que nos conduz a Jesus e nos afasta dos Herodes de nosso tempo. Ser esperto, perceber a sedução das tentações que enganam o coração e trapaceiam nas ações. Abrir o coração e oferecer nossos presentes: o amor, a justiça e a paz. É isso que ele quer de nós. Deixemos esse encontro provocar a mudança. Continuar caminhando mesmo quando a estrela da certeza se esconde, ou quando for necessário buscar outro caminho. Caminhar é preciso, caminhar com Jesus...

Deus abençoe você e sua família.
Um Abraço,
Pe. João Luiz
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua preciosa vida neste DOMINGO, dia do Senhor. Hoje é grande festa da EPIFANIA do Senhor. A festa original seria para o dia 06 de Janeiro, mas a Igreja quer que todos possam celebrar dignamente essa festa...então passa para o domingo, dando oportunidade para todos os fiéis celebrarem a festa! Trata-se da visita dos Reis Magos que, seguindo a estrela, chegam até Belém trazendo OURO, INCENSO e MIRRA. Três presentes que simbolizam QUEM É e o que VAI SER ESSE MENINO (missão)

- Ouro - Realeza (Rei do Universo)

- Incenso - Fé (a oração que se eleva a Deus)

- Mirra - (resina antisséptica) usada para embalsamar o corpo - uma alusão à morte de Jesus!

Quem são os três Reis Magos? Trata-se de Belchior (ou Melchior), Baltazar e Gaspar...eram astrônomos que sabiam interpretar os sinais luminosos (estrelas)...E TOCADOS por DEUS, seguiram uma estrela que os levou até Belém!

Mas, Frei, o que é EPIFANIA?

É uma palavra que vem do GREGO que significa - MANIFESTAÇÃO VISÍVEL DE DEUS (na pessoa do recém nascido, Jesus).

Creio que o grande significado para todos nós neste domingo, dia do Senhor...é seguir a ESTRELA da FÉ que nos LEVA a JESUS. Nossa atitude é OFERECER o nosso melhor para Deus...e ADORA-LO como Senhor e Salvador...

Um bom e santo domingo a todos.


Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. (Is 60, 1-2)

Deus abençoe você e sua família
Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm


Infelizmente HOJE não vou poder REZAR A MISSA em meu canal do YOUTUBE porque a maioria da minha equipe está ausente (viagens, etc)...porém, AMANHÃ, DIA 04, SÃO PEREGRINO, vamos ter a nossa MISSA às 19h00...desde já quero convidar você para estar comigo no meu canal onde vamos rezar pelos doentes, os que estão em tratamento e, é claro, pelo fim dessa pandemia!!!
FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB

12
3
4
56
78910111213
14151617181920
21222324252627
28





- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo