03 DE OUTUBRO - QUINTA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
Pesquisa rápida
Liturgia Diária


5ª-feira da 26ª Semana Do Tempo Comum
3 de Outubro de 2019
Cor: Verde





1ª Leitura - Ne 8,1-4a.5-6.7b-12

Esdras abriu o livro da Lei e bendisse o Senhor;
e todo o povo respondeu: Amém, amém!


Leitura do Livro de Neemias 8,1-4a.5-6.7b-12
Naqueles dias:
1 Todo o povo se reuniu como um só homem na praça que fica defronte da porta das Águas, e pediu ao escriba Esdras que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia prescrito a Israel.
2 O sacerdote Esdras apresentou a Lei diante da assembléia de homens, de mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês.
3 Assim, na praça que fica defronte da porta das Águas, Esdras fez a leitura do livro, desde o amanhecer até ao meio-dia, na presença dos homens, das mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. E todo o povo escutava com atenção a leitura do livro da Lei.
4a Esdras, o escriba, estava de pé sobre um estrado de madeira, erguido para esse fim.
5 Estando num lugar mais alto, ele abriu o livro à vista de todo o povo. E, quando o abriu, todo o povo ficou de pé.
6 Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus, e todo o povo respondeu, levantando as mãos: 'Amém! Amém!' Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor, com o rosto em terra.
7b Os levitas explicavam a Lei ao povo, e cada um ficou em seu lugar.
8 E leram clara e distintamente o livro da Lei de Deus e explicaram seu sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura.
9 O governador Neemias e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que instruíam o povo, disseram a todos: 'Este é um dia consagrado ao senhor, vosso Deus! Não fiqueis tristes nem choreis', pois todo o povo chorava ao ouvir as palavras da Lei.
10 E Neemias disse-lhes: 'Ide para vossas casas e comei carnes gordas, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que nada prepararam, pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força'.
11 E os levitas acalmavam todo o povo, dizendo: 'Ficai tranqüilos; hoje é um dia santo. Não vos aflijais!'
12 E todo o povo se retirou para comer e beber. Distribuíram também aos outros e expandiram-se em grande alegria, pois haviam entendido as palavras que lhes tinham sido explicadas.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 18(19), 8. 9. 10. 11 (R. 9a)
 
R. Os ensinos do Senhor são sempre retos,
alegria ao coração.


9 Os preceitos do Senhor são precisos,*
alegria ao coração.
O mandamento do Senhor é brilhante,*
para os olhos é uma luz.
R.
 
11 Mais desejáveis do que o ouro são eles,*
do que o ouro refinado.
Suas palavras são mais doces que o mel,*
que o mel que sai dos favos.
R.


Evangelho - Lc 10,1-12
 
A vossa paz repousará sobre ele.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10,1-12
Naquele tempo:
1 O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.
2 E dizia-lhes: 'A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.
3 Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.
4 Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!
5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!'
6 Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós.
7 Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.
8 Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem,
9 curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós.'
10 Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei:
11 Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!
12 Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade.
Palavra da Salvação.




Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Os ensinos do Senhor são sempre retos, alegria ao coração”
Lc 10, 1-12

No Antigo Testamento acreditava-se que que o mundo era composto de setenta e duas nações. A escolha do mesmo número para evangelizar, revela que a Boa Nova deve estender-se ao mundo inteiro.

Despojados de segurança e comodidades, os discípulos vão à frente de Jesus para preparar sua chegada. Este é o sentido do apostolado da Igreja, pois é Jesus quem deve ocupar o centro da missão.

Devem levar a paz também aos ambientes hostis (“...como ovelhas entre lobos...”) mas não perder tempo com gente de má vontade. A tarefa é a mesma de Jesus: anunciar a Boa Notícia do Reino e curar os doentes.

Vão sentir que é imenso o trabalho a ser realizado, por isso devem pedir a Deus mais missionários para a missão, “a messe é grande, poucos trabalhadores... peçam ao Senhor que envie mais trabalhadores”. Precisamos de mais gente comprometida com a Missão, todos precisam dar mais pelo Reino e pelo anuncio do Evangelho. É a Igreja em saída, como diz o Papa Francisco.

Hoje lembramos dos Santos Mártires de Cunhaú – RN. Em 1645, os mártires André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e seus 27 companheiros leigos foram cruelmente mortos por 200 soldados holandeses e índios potiguares.

Os fieis estava participando da missa dominical, na Capela Nossa Senhora da Conceição em Cunhaú. Foram mortos mais de 80 fieis, sendo 30 Beatificados por São João Paulo II, e o Papa Francisco os canonizou em outubro de 2017.

Pela intercessão dos Santos Mártires do Brasil, rezemos para que Deus continue enviando missionários para o trabalho da Evangelização. Hoje também celebramos o primeiro dia da Novena em preparação a Festa de Nossa Senhora Aparecida, a Mãe de Jesus, o Missionário do Pai. Que com a força maternal saibamos servir a Jesus com alegria e gratidão. Mãe e missionaria do Reino, faça-nos viver conforme o Evangelho se seu Filho Jesus. Abençoe e proteja a nossa Pátria da qual sois a Mãe e Rainha.

Deus abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe seu novo dia. Uma quinta-feira feliz e abençoada com toda sorte de bençãos físicas e espirituais. Hoje é dia de recordar os nossos Mártires brasileiros do Rio Grande do Norte. Abaixo a história deles. Que o testemunho dos nossos bem-aventurados mártires possam nos contagiar na alegria de viver a fé cristã e dar a vida por Jesus. Que seu dia seja muito especial e abençoado.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.  
1 Coríntios 13, 4-7
SANTO DO DIA
ORAÇÃO
História dos Mártires brasileiros do Rio Grande do Norte

No dia 16 de julho de 1645, os holandeses que ocupavam o nordeste do Brasil, chegaram a Cunhaú, no Rio Grande do Norte, onde residiam vários colonos ao redor do Engenho, ocupados no plantio da cana-de-açúcar. Era um domingo. Na hora da missa, 69 pessoas se reuniram na capela de Nossa Senhora das Candeias. A capela foi cercada e invadida por soldados e índios que trucidaram a todos que aí estavam, inclusive o Pároco Pe. André de Soveral que celebrava a missa. Não opuseram resistência aos agressores e entregaram piedosamente suas almas ao Criador.

Aterrorizados com o acontecimento de Cunhaú, muitos moradores de Natal pediram asilo no Forte dos Reis Magos ou se refugiaram em abrigos improvisados. No dia 3 de outubro, foram levados para as margens do Rio Uruaçu, onde os aguardavam índios e soldados holandeses armados. Eram cerca de 80 pessoas. Os holandeses, de religião calvinista, trouxeram um pastor protestante para demovê-los de sua fé católica. Todos resistiram a esta tentativa e foram barbaramente sacrificados. Entre eles estava Mateus Moreira que, ao lhe ser arrancado o coração pelas costas, morreu exclamando: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento".







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo