04/03/20 - QUARTA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
MEDITAÇÃO DA QUARESMA
Pesquisa rápida
Liturgia Diária
Antífona de Entrada
Lembrai-vos de vossa misericórdia e de vosso amor, pois são eternos. Nossos inimigos não triunfem sobre nós; libertai-nos, ó Deus, de toda angústia! (Sl 24,6.3.22)




Oração do dia
Considerai, ó Deus, com bondade o fervor do vosso povo. E, enquanto mortificamos o corpo, sejamos espiritualmente fortalecidos pelos frutos das boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.




1ª Leitura – Jn 3,1-10

Os ninivitas se afastavam do mau caminho.


Leitura da Profecia de Jonas 3,1-10
1 A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez:
2 ‘Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar’.
3 Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada.
4 Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: ‘Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída.’
5 Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior.
6 A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza.
7 Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: ‘Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água.
8 Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas.
9 Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer.’
10 Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.
Palavra do Senhor.




Salmo – Sl 50, 3-4, 12-13. 18-19 (R. 19b)
 
R. Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!


3 Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
4 Lavai-me todo inteiro do pecado, *
e apagai completamente a minha culpa!
R.


12 Criai em mim um coração que seja puro,*
dai-me de novo um espírito decidido.
13 Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,*
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
R.


18 Pois não são de vosso agrado os sacrifícios,*
e, se oferto um holocausto, o rejeitais.
19 Meu sacrifício é minha alma penitente,*
não desprezeis um coração arrependido!
R.




Evangelho – Lc 11,29-32
 
Nenhum sinal será dado a esta geração
a não ser o sinal de Jonas.



Naquele tempo:
29 Quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: ‘Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30 Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração.
31 No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.
32 No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.’
Palavra da Salvação.




Antífona da Comunhão
Senhor, alegrem-se todos os que em vós confiam e exultem eternamente aqueles que protegeis (Sl 5,12).




Depois da Comunhão
Senhor nosso Deus, que não cessais de nos alimentar com os vossos sacramentos, concedei que esta refeição nos alcance a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.




Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)

“Criai em mim um coração que seja puro!”
Lc 11, 29-32

Os grandes personagens da tradição bíblica serviram para entender a identidade de Jesus. Assim Jesus vai dizer: aqui está quem é “mais do que Salomão” e “mais do que Jonas”.

Salomão era sábio, patrono da sabedoria. Jesus é a sabedoria de Deus encarnada na história. Jonas era conhecido por ter permanecido três dias no ventre de um grande peixe e depois foi vomitado em terra firme para continuar a sua missão de converter Nínive e superar as dificuldades depois da conversão da cidade. Jesus é profeta fiel a vontade a do Pai.

Entre os que se aproximam de Jesus para escutá-Lo existem dois grupos opostos. Alguns procuram a verdade, e escutam com atenção e se alegram; outros procuram motivos para rejeitá-Lo, não querem entender os sinais de Deus na história.  

São os sinais revelados por Jesus convidando a humanidade a voltar-se para o amor do Pai, convertendo-se e acreditando na Boa Nova (Evangelho) pregado por Ele. Vencendo a dureza do coração e a incredulidade; a insensibilidade a pregação e a agressividade a pessoa de Jesus.

Ele continua passando por nós e convidando a conversão. O que exige de nós uma decisão. Pois Ele é o sinal do Pai.

Rezemos: Senhor, ajuda-me a compreender a grandeza de Jesus, sabedoria encarnada e profeta fiel do Pai, que nos convida a conversão.

Deus abençoe você e sua família.

Pe. João Luiz
FOTO: MONSENHOR JOÃO LUÍS FÁVERO
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua vida neste novo dia de bençãos e graças que está começando. Agradeça sempre a Deus o dom da vida. Respire fundo, sinta através do ar, a presença de Deus, do Espírito Santo convidando você para uma sintonia e harmonia com toda a criação. Peça o auxílio do alto, caminhe sempre na presença de Deus. Ele é Pai e vai ajudar você a viver com intensidade essa jornada. Feliz quinta para você.

Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4,13

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
FOTO: FREI RINALDO STECANELA
FEVEREIRO
D
S
T
Q
Q
S
S






1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo