5ª-feira da 9ª Semana Do Tempo Comum - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Liturgia Diária


1a Leitura - 2Tm 2,8-15

A Palavra de Deus não está algemada. Se com ele morremos, com ele viveremos.

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 2, 8-15
Caríssimo:
8 Lembra-te de Jesus Cristo, da descendência de Davi, ressuscitado dentre os mortos, segundo o meu evangelho.
9 Por ele eu estou sofrendo até às algemas, como se eu fosse um malfeitor; mas a palavra de Deus não está algemada.
10 Por isso suporto qualquer coisa pelos eleitos, para que eles também alcancem a salvação, que está em Cristo Jesus, com a glória eterna.
11 Merece fé esta palavra: se com ele morremos, com ele viveremos.
12 Se com ele ficamos firmes, com ele reinaremos. Se nós o negamos, também ele nos negará.
13 Se lhe somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.
14 Lembra-lhes tais coisas e conjura-os por Deus a evitarem discussões vós, que de nada servem a não ser para a perdição dos ouvintes.
15 Empenha-te em apresentar-te diante de Deus como homem digno de aprovação, como operário que não tem de que se envergonhar, mas expõe corretamente a palavra da verdade.
Palavra do Senhor.




Salmo - Sl 24, 4-5ab. 8-9. 10.14 (R. 4a)

R .Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos!

4 Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos. / Fazei-me conhecer a vossa estrada! 5a Vossa verdade me oriente e me conduza, 5b porque sois o Deus da minha salvação.
R.

8 O Senhor é piedade e retidão, / e reconduz ao bom caminho os pecadores. 9 Ele dirige os humildes na justiça, / e aos pobres ele ensina o seu caminho.
R.

10 Verdade e amor são os caminhos do Senhor / para quem guarda sua Aliança e seus preceitos. 14 O Senhor se torna íntimo aos que o temem / e lhes dá a conhecer sua Aliança.
R.





Evangelho - Mc 12,28b-34

Amarás o Senhor teu Deus. Amarás o teu próximo.


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo escrito por Marcos 12, 28b-34
Naquele tempo:
28b Um mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Qual é o primeiro de todos os mandamentos?'
29 Jesus respondeu: 'O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor.
30 Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!
31 O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes'.
32 O mestre da Lei disse a Jesus: 'Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele.
33 Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios'.
34 Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: 'Tu não estás longe do Reino de Deus'. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.
Palavra da Salvação.
Pesquisa rápida
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Mostra-me, Senhor, os teus caminhos”.
Mc 12, 28-34

Nesses dias, Jesus vem sendo atacado, com o objetivo de fazê-lo cair em contradição ou posicionar-se contra o governo. De todas as tramoias Ele se livrou de modo brilhante e deixou preciosos ensinamentos.

No Evangelho de hoje, um doutor da Lei, de boa índole e respeitoso com Jesus, apresenta uma questão central na Lei judaica: Qual é o primeiro mandamento? Jesus responde citando o amor a Deus e ao próximo.

É preciso descobrir o essencial das coisas. No caso do Reino de Deus, o essencial é amar a Deus e ao próximo. Por vezes, vive-se uma fé tão cheia de valores periféricos e esquece-se dos seus valores fundamentais, que tem no amor, sua origem.

Primeiro o amor a Deus como fonte de toda vida e razão do nosso existir, acreditando que ele é o Criador e Providente; depois, esse amor a Deus precisa se traduzir em amor concreto ao próximo.

Jesus harmoniza o amor a Deus com o amor ao próximo. Não se pode amar a Deus sem amar ao próximo. O amor ao próximo é reflexo ou consequências do amor a Deus.

E quem é o nosso próximo? É quem precisa de nosso amor, e que está ao nosso lado, suplicando nossa atenção. Sem esse amor tudo mais perde o sentido e vira hipocrisia. Amemos com toda a nossa força! É um ensinamento ao alcance de todos. O mais exigente é praticá-lo.

Rezemos: Senhor, me ajude a compreender a importância do mandamento do amor e colocá-lo em pratica.

Deus abençoe você e sua família.

Pe. João Luiz
FOTO: MONSENHOR JOÃO LUÍS FÁVERO
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua vida nesta jornada de quinta-feira. Que seu dia seja mais um daqueles dias abençoados, repleto de graças, boas notícias, paz, serenidade, fortaleza e grandes realizações. Deus é Pai e estará com você para lhe dar todo o amparo necessário para sua vitória. Conte em Ele. Agradeça a vida e jamais esqueça o quanto Deus o ama e o capacita para vencer e superar todas os desafios do dia, afinal, com Deus somos mais que vencedores, não é mesmo? Uma ótima jornada de quinta para você.

Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.
Romanos 12,21

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm

FOTO: FREI RINALDO STECANELA
FEVEREIRO
D
S
T
Q
Q
S
S






1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo