04 DE OUTUBRO - SEXTA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
Pesquisa rápida
Liturgia Diária


6ª-feira da 26ª Semana do Tempo Comum
4 de Outubro de 2019
1ª Sexta-feira do mês.
Cor: Verde




1ª Leitura - Br 1,15-22

Pecamos diante do Senhor e lhe desobedecemos.

Leitura do Livro de Baruc 1,15-22
15 Ao Senhor nosso Deus, cabe justiça; enquanto a nós, resta-nos corar de vergonha, como acontece no dia de hoje aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém,
16 aos nossos reis, nossos príncipes e sacerdotes, aos nossos profetas e nossos antepassados:
17 pois pecamos diante do Senhor e lhe desobedecemos
18 e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, que nos exortava a viver de acordo com os mandamentos que ele pôs sob os nossos olhos.
19 Desde o dia em que o Senhor tirou nossos pais do Egito, até hoje, temos sido desobedientes ao Senhor nosso Deus, procedemos inconsideradamente, deixando de ouvir sua voz;
20 por isso perseguem-nos as calamidades e a maldição, que o Senhor nos lançou por meio de Moisés, seu servo, no dia em que tirou nossos pais do Egito, para nos dar uma terra que mana leite e mel, como de fato é hoje.
21 Mas não escutamos a voz do Senhor, nosso Deus, como vem nas palavras dos profetas que ele nos enviou,
22 e entregamo-nos, cada qual, às inclinações do perverso coração, para servir a outros deuses e praticar o mal aos olhos do Senhor, nosso Deus!
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 78,1-2. 3-5. 8. 9 (R. 9b)
 
R. Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!

3 Derramaram o seu sangue como água +
em torno das muralhas de Sião, *
e não houve quem lhes desse sepultura!
4 Nós nos tornamos o opróbrio dos vizinhos, +
um objeto de desprezo e zombaria *
para os povos e àqueles que nos cercam.
5 Mas até quando, ó Senhor, veremos isto? +
Conservareis eternamente a vossa ira? *
Como fogo arderá a vossa cólera?
R.
 
8 Não lembreis as nossas culpas do passado, +
mas venha logo sobre nós vossa bondade, *
pois estamos humilhados em extremo.
R.
 
9 Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! +
Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! *
Por vosso nome, perdoai nossos pecados!
R.


Evangelho - Lc 10,13-16
 
Quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10,13-16
Naquele tempo, disse Jesus:
13 Ai de ti, Corazim! Aí de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas.
14 Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós.
15 Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno.
16 Quem vos escuta, a mim escuta; e quem vos rejeita, a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
Palavra da Salvação.




Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Por vosso nome e vossa gloria, libertai-nos ó Senhor!”
Lc 10, 13-16

Jesus nem sempre foi bem recebido. Foi rejeitado até em sua própria cidade, em Nazaré. De maneira especial aponta para a esterilidade de Corazin, Betsaida e Cafarnaum, cidades que rejeitaram o Reino, e recebem uma dura ameaça e um forte apelo à sua conversão.

Recusar o dom de Deus é escolher a sua própria condenação, é escolher a morte, permanecendo fora da nova história e das novas relações sociais que nascem do projeto de Deus.

Jesus visita continuamente nossas comunidades, chamando-nos à conversão mediante os fatos, as crises, as frustrações, as esperanças pessoais e coletivas. Precisamos ficar atentos aos sinais da visita de Jesus, a fim de não deixarmos cair em vão a graça de Deus que está passando.

Escutar e praticar a Palavra é o caminho da conversão. É levar para a pratica do dia a dia nossa fé. É aprender a unir aquilo que celebramos no domingo com a vida concreta da semana. É unir a fé e a vida.

Hoje celebramos a memória de São Francisco de Assis, homem de Deus, deixou sua casa, sua herança e se fez pobre e cheio de alegria seguiu o Cristo humilde, pobre e casto, conforme as bem-aventuranças.

Muitos o seguiram, atraídos pelo seu exemplo e dedicação aos irmãos empobrecidos e desvalidos. Na sua vivencia espiritual harmonizou com uma integração ao cosmo e se fez interprete do cântico das criaturas. O Senhor o acolheu em seu amor.

Celebramos também, o segundo dia da Novena de Nossa Senhora Aparecida, Maria Missionária: a presença da Igreja sem fronteiras. Desperta o coração dos povos da Amazônia, das nossas pequenas comunidades e da Igreja presente na cidade, para o compromisso missionário de construir a paz, a liberdade e estabelecer a fraternidade e o respeito entre nós. Fortalece a nossa união e o nosso amor. Abençoa a nossa Pátria da qual sois a Mãe e Rainha.

Deus abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua preciosa vida nesta nova jornada de sexta-feira. Hoje é um dia muito especial: recordamos São Francisco da cidade de Assis. Um grande homem, um grande santo que foi capaz de abandonar tudo porque encontrou o tesouro escondido, a pérola preciosa, Jesus Cristo. Sua fama se espalhou por todos os cantos desse planeta por sua santidade e simplicidade. Parabéns a todos os que se chamam "Francisco" ou "Francisca". Até o nosso Papa escolheu o nome de Francisco para mostrar que o essencial da vida é a simplicidade. Parabéns a toda a família franciscana (homens e mulheres) que continuam acendendo o carisma tão bonito desse santo homem de Deus. Tive a oportunidade de visitar algumas vezes a cidade de Assis, na Itália. É lindíssimo e tudo recorda São Francisco. Que ao recordar São Francisco, possamos cuidar mais e melhor de nossa natureza e dos animais.
Um lindo e abençoado dia...com São Francisco.

Regozijem-se os céus e exulte a terra!
Ressoe o mar e tudo o que nele existe! Regozijem-se os campos
e tudo o que neles há!
Cantem de alegria todas as árvores da floresta,
Salmo 96,11-12

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo