04 DE SETEMBRO - QUARTA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
Pesquisa rápida
QUARESMA DE SAO MIGUEL
Liturgia Diária


4ª-FEIRA DA 22ª SEMANA - TEMPO COMUM
COR LITÚRGICA: VERDE





1a Leitura - 1Cl 1,1-8

A palavra de verdade chegou até vós, como no mundo inteiro.

Início da Carta de São Paulo aos Colossenses 1, 1-8
1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus e o irmão Timóteo,
2 aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos: graça e paz da parte de Deus nosso Pai.
3 Damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, sempre rezando por vós,
4 pois ouvimos acerca da vossa fê em Cristo Jesus e do amor que mostrais para com todos os santos,
5 animados pela esperança na posse do céu. Disso já ouvistes falar no Evangelho, cuja palavra de verdade chegou até vós.
6 E como no mundo inteiro, assim também entre vós ela está produzindo frutos e se desenvolve desde o dia em que ouvistes a graça divina e conhecestes verdadeiramente.
7 Assim aprendestes de Epafras, nosso estimado companheiro, que é junto de vós um autêntico mensageiro de Cristo.
8 Foi ele quem nos deu notícia sobre o amor que o Espírito suscitou em vós.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 51,10. 11 (R. 10b)
 
R. Confio na clemência do meu Deus, agora e sempre!

10 Eu, porém, como oliveira verdejante / na casa do Senhor, / confio na clemência do meu Deus / agora e para sempre!
R.
 
11 Louvarei a vossa graça eternamente, / porque vós assim agistes; / espero em vosso nome, porque é bom, / perante os vossos santos!
R.


Evangelho - Lc 4,38-44
 
Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deustambém a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 4, 38-44
Naquele tempo:
38 Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela.
39 Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los.
40 Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus colocava as mãos em cada um deles e os curava.
41 De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: 'Tu és o Filho de Deus. ' Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias.
42 Ao raiar do dia, Jesus saiu, e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo que os deixasse.
43 Mas Jesus disse: 'Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado. '
44 E pregava nas sinagogas da Judéia.
Palavra da Salvação.




Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Confio na clemência do meu Deus, agora e sempre!”
Lc 4, 38-44

Jesus leva a sério o programa assumido na sinagoga de Nazaré (Lc 4, 16-22). Em Cafarnaum, liberta um homem possuído por um espírito impuro. Da sinagoga Jesus desloca-se para a casa de Simão, cuja a sogra está com febre alta. Jesus “repreendeu a febre”. E ela foi curada.
A mulher é reintegrada à vida familiar e responde com gratidão, recuperando a condição de prestar serviços à comunidade. A disposição de servir aponta para o essencial do milagre; a ação divina toca o coração humano, a ponto de banir o egoísmo que mantem as pessoas fechadas em si mesmas e as torna insensíveis diante da carência dos irmãos.
A cura do egoísmo é o milagre fundamental na vida do ser humano. É preciso dessas duas curas; a física e a espiritual. Esse processo torna a pessoa atenta à Palavra de Deus e a coloca no caminho da salvação, o caminho do amor e do serviço, que permite entrar na dinâmica do Reino, que supera o individual e privilegia a comunidade.
No final daquele dia, Jesus continua curando muitos doentes, com diversos tipos de enfermidades e liberta a todos com a imposição das mãos. A multidão quer Jesus só para ela. Movido pela força da oração, Jesus retoma o sentido de sua missão: “Eu devo anunciar a Boa Notícia do reino de Deus também a outras cidades, pois para isso é que eu fui enviado”.

Rezemos: Senhor, cura-me do egoísmo e que eu saiba escutar sua Palavra e me disponha a trilhar o caminho do amor e do serviço aos irmãos.

Deus abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua nova jornada de quarta-feira. Um novo dia começa e com ele grandes surpresas e novidades. Antes mesmo de você acordar, Deus preparou o seu dia, para você sentir o maravilhoso DOM DA VIDA. Viver é um dom e você, eu, e toda a criação somos convidados a viver a intensidade desse novo dia. Tudo é dom, tudo é graça!

Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.
3 João 1,2
Com carinho e bençãos

Frei Rinaldo, osm
ORAÇÃO
SANTA ROSÁLIA - PROTETORA CONTRA DOENÇAS INFECCIOSAS - 04 DE SETEMBRO

Oração

Senhor Pai de amor, pela intercessão de santa Rosália, que despojastes de todas as vaidades vãs deste mundo para vos dedicar inteiramente a uma vida de penitência e orações, dai-me o espírito da piedade, oração constante e que nos momentos de solidão e provações possa eu portar-me dignamente para poder um dia merecer os momentos felizes e eternos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém
SANTO DO DIA







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo