5ª-FEIRA DA 31ª SEMANA - TEMPO COMUM - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > Liturgia do dia
Liturgia de Hoje
5ª-FEIRA DA 31ª SEMANA - TEMPO COMUM




Essas coisas, que eram vantagens para mim, considerei-as como perda, por causa de Cristo.

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 3, 3-8a
Irmãos:
Os verdadeiros circuncidados somos nós, que prestamos culto pelo Espírito de Deus, colocamos a nossa glória em Cristo Jesus e não pomos confiança na carne.
Aliás, também eu poderia pôr minha confiança na carne. Pois, se algum outro pensa que pode confiar na carne, eu mais ainda.
Fui circuncidado no oitavo dia, sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Em relação à Lei, fariseu,
pelo zelo, perseguidor da Igreja de Deus; quanto à justiça que vem da Lei, sempre irrepreensível.
Mas essas coisas, que eram vantagens para mim, considerei-as como perda, por causa de Cristo.
Na verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi tudo. Considero tudo como lixo, para ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele,
Palavra do Senhor.


Exulte o coração dos que buscam o Senhor!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Cantai, entoai salmos para ele, / publicai todas as suas maravilhas!
Gloriai-vos em seu nome que é santo, / exulte o coração que busca a Deus!
R.

Procurai o Senhor Deus e seu poder, / buscai constantemente a sua face!
Lembrai as maravilhas que ele fez, / seus prodígios e as palavras de seus lábios!
R.

Descendentes de Abraão, seu servidor, / e filhos de Jacó, seu escolhido,
ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, / vigoram suas leis em toda a terra.
R.




Haverá alegria no céu por um só pecador que se converte.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 15, 1-10
Naquele tempo:
Os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar.
Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. 'Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles. '
Então Jesus contou-lhes esta parábola:
'Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la?
Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria,
e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!'
Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.
E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la?
Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!'
Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte. '
Palavra da Salvação.



Reflexão - Pe. João Luís Fávero
“Exulte o coração dos que buscam o Senhor!”
Lc 15, 1-10

A pedagogia de Jesus, no trato com a humanidade, contrariou a visão legalista da religião. Os adversários de Jesus olhavam com suspeita para Ele, vendo-o tão próximo dos pecadores. Eles nutriam uma imagem do deus castigador, negada pelas palavras e gestos de Jesus. Mas Jesus está convencido de que Deus não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva.

Lucas é o evangelista da misericórdia. Apresenta os ouvintes de Jesus divididos: de um lado os fariseus e escribas e do outro, os publicanos e pecadores, bebendo de suas palavras, pois sentem-se acolhidos.

Jesus fala aos dois grupos. Os fariseus e escribas, costumam dividir a sociedade em duas categorias: bons (os observantes da Lei, como eles) e maus (o povo simples, pecadores, que eles desprezavam).

Jesus quer uma humanidade sem divisões; não se pode dividir o mundo em sagrado (os bons) e profano (os maus). O Pai não se conforma com a perda de alguns de seus filhos.

Jesus recusou ser juiz dos pecadores. Antes aproxima-se deles mostrando o quanto são amados pelo Pai. E fala da alegria do Pai ao ver que ouviram suas Palavras e mudaram de vida e se deixaram transformar pelo amor.

O pastor procura com todo empenho a ovelha perdida. Entre pastor e ovelhas surge uma cumplicidade. Ele conhece as ovelhas pelo nome. Não é qualquer ovelha, e sim a “minha ovelha”. A dona de casa vasculha cuidadosamente todos os cômodos, ansiosa por achar a moeda desparecida.

O resgate da ovelha e a recuperação da moeda constituem motivos de muita alegria, partilhada com “amigos e vizinhos. Verdadeira confraternização. Essas duas parábolas revelam o modo de Deus agir.

Rezemos: Senhor, quero compreender seu jeito de amar. Que eu perceba o quanto somos amados pelo Pai. E saibamos amar, perdoar e nos alegrar com a volta de quem se afastou.  

Deus abençoe você e sua família.
Um Abraço,
Pe. João Luiz
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe você nessa espetacular jornada de quinta-feira. Que seu dia seja iluminado pela ação e força do Espírito Santo em sua vida. Invoque o Senhor em todos os seus afazeres..Ele vai ficar feliz de ser lembrado e vai lhe retribuir com proteção, amor, paz e bençãos.

"tudo é possível ao que crê".
Marcos 9,23
Com carinho e bençãos
- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo