05 DE DEZEMBRO - QUINTA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
Pesquisa rápida




5ª feira da 1ª Semana do Advento
5 de Dezembro de 2019 - Cor: Roxo



 

Primeira Leitura (Is 26,1-6)
 

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1 Naquele dia, cantarão este canto em Judá: “Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 

2 Abri as suas portas, para que entre um povo justo, cumpridor da palavra, 

3 firme em seu propósito; e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 

4 Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 

5 Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra, até fazê-la beijar o chão. 

6 Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.




 

Responsório (Sl 117)

 

— Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!

— Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!

 

— Dai graças ao Senhor porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” É melhor buscar refúgio no Senhor, do que pôr no ser humano a esperança; é melhor buscar refúgio no Senhor, do que contar com os poderosos deste mundo!”

— Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!

 

— Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; quero entrar para dar graças ao Senhor! “Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!” Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador!

— Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!

 

— Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, ó Senhor, dai-nos também prosperidade! Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

— Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!





 

Evangelho (Mt 7,21.24-27)

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 

21 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 

24 Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 

25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 

26 Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 

27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.





 
Fonte: Youtube RS21
Fonte: Youtube RS21
Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!”
Mt 7, 21.24-27

Jesus detecta dois tipos de comportamento nos discípulos que estavam com Ele. Por isso é que faz o alerta a respeito da atitude correta de quem deseja entrar no Reino.

Uma conduta equivocada é limitar-se a dizer “Senhor, Senhor”, como se isso fosse uma adesão real ao projeto de Jesus. Tantas vezes não passa de um palavreado vazio distante do compromisso com o Reino. A boca fala uma coisa, a vida pauta-se por outros parâmetros.

A atitude correta consiste em assimilar os ensinamentos de Jesus, de maneira tão profunda, que leva o discípulo a pautar suas ações pela Palavra enraizada no coração do discípulo, deixando-se guiar por eles.

Toda a nossa vida é uma construção. A partir daí, temos causas e consequências. Quem constrói sobre a facilidade da areia, terá sérios problemas. Construir sobre a rocha exige um projeto, seriedade e tempo.

Jesus amplia a comparação para o nosso modo de viver a fé. O ritualismo é vazio senão for acompanhado pelo testemunho. Celebrar o domingo é necessário, mas é preciso aproximá-lo da semana. Fé e vida andam juntos.

Aquilo que celebramos na liturgia e rezamos devem servir de inspiração para nossa vida. A oração da manhã é um compromisso que assumimos para o dia.

A profundidade da experiência com o Senhor, revela-se no comprometimento do discípulo missionário que se esforça para aprender a transformar as boas intenções em atitudes concretas que beneficiam a pessoa e a comunidade: amar, servir, partilhar, ser fiel, viver como Jesus viveu.

Esta é a escolha prudente, viver segundo a vontade de Deus, nenhuma tempestade será capaz de derrubar sua construção edificada no Senhor.

Rezemos: Senhor, ajuda-me a transformar os ensinamentos em vida. Quero fazer a tua vontade. Edificar a minha vida no Evangelho.  

Deus abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua vida nesse novo dia que já começa. Que sua quinta-feira seja muito especial e abençoada. Como é bom começar o dia sabendo que somos criaturas amadas por Deus. Então viva esta verdade com amor e gratidão. Deus vai conduzir todos os seus passos e iluminar cada decisão a ser tomada hoje. Confia em Deus. Ele é Pai e nos ama com amor eterno. Deus abençoe o seu dia!

“Não vos preocupeis com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia, basta o seu cuidado.” (Mateus 6,34)
Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
ORAÇÃO
S. SABAS, ABADE

Sabas demonstrou ser um tipo enérgico quando, ainda jovem, saiu de casa para se tornar monge. Foi à Terra Santa e, na Palestina, fundou uma comunidade monacal, chamada "Grande Laura". Era severo na disciplina do convento, mas a sua força foi útil no combate à heresia monofisista. Faleceu em 532.  
FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo