07/03/20 - SÁBADO - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
MEDITAÇÃO DA QUARESMA
Pesquisa rápida
Liturgia Diária
Antífona de Entrada
A lei do Senhor é perfeita, conversão para a alma. O testemunho do Senhor é verdadeiro, sabedoria para os simples (Sl 18,8).




Oração do dia
Convertei para vós, ó Pai, nossos corações, a fim de que, buscando sempre o único necessário e praticando as obras de caridade, nos dediquemos ao vosso culto. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.




1ª Leitura – Dt 26, 16-19

Tu serás um povo consagrado ao Senhor, teu Deus.


Leitura do Livro do Deuteronômio 26, 16-19
Moisés dirigiu a palavra ao povo de Israel e lhe disse:
16 Hoje, o Senhor teu Deus te manda cumprir esses preceitos e decretos. Guarda-os e observa-os com todo o teu coração e com toda a tua alma.
17 Tu escolheste hoje o Senhor para ser o teu Deus, para seguires os seus caminhos, e guardares seus preceitos, mandamentos e decretos, e para obedeceres à sua voz.
18 E o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele um povo particular, como te prometeu, a fim de observares todos os seus mandamentos.
19 Assim ele te fará ilustre entre todas as nações que criou, e te tornará superior em honra e glória, a fim de que sejas o povo santo do Senhor teu Deus, como ele disse’.
Palavra do Senhor.




Salmo – Sl 118, 1-2. 4-5. 7-8 (R. 1b)
 
R. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!

1 Feliz o homem sem pecado em seu caminho, *
que na lei do Senhor Deus vai progredindo!
2 Feliz o homem que observa seus preceitos, *
e de todo o coração procura a Deus!
R.


4 Os vossos mandamentos vós nos destes, *
para serem fielmente observados.
5 Oxalá seja bem firme a minha vida *
em cumprir vossa vontade e vossa lei!
R.


7 Quero louvar-vos com sincero coração, *
pois aprendi as vossas justas decisões.
8 Quero guardar vossa vontade e vossa lei; *
Senhor, não me deixeis desamparado!
R.




Evangelho – Mt 5,43-48
 
Sêde perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,43-48
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
43 Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’
44 Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
45 Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos.
46 Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?
47 E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa?
48 Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.’
Palavra da Salvação.




Antífona da Comunhão
Sede perfeitos, diz o Senhor, como vosso Pai do céu é perfeito (Mt 5,48).




Depois da Comunhão
Ó Deus, auxiliai com vosso constante favor aos que alimentais pela eucaristia e acompanhai com a vossa graça os que formastes com celestes ensinamentos. Por Cristo, nosso Senhor.



Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)

“Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso”.
Mt 5, 43-48

As experiências religiosas do passado, o modo de orar, a maneira de conviver, a própria maneira de dirigir-se a Deus, estão definitivamente superadas. Lembra Jesus, “eu, porém, lhes digo” é um novo ponto de partida, superando a sabedoria antiga.

A tendência do ser humano é a vingança. Ou, pelo menos, a indiferença. Jesus nos ensina uma maneira diferente de vingar-se: aprender a perdoar. Embora seja difícil, a medida de Jesus é amar o inimigo.

Jesus propõe a perfeição no agir e apresenta como modelo inspirador, o coração do Pai, que busca o bem de todos sem distinção, sem se importar se são bons ou maus. Ele derrama bênçãos sobre todos igualmente, por serem seus filhos e filhas queridos.

Levado pelo egoísmo, o ser humano torna-se cruel e insensível, pronto para a vingança. Pois só a presença de Deus-amor no mais íntimo de cada discípulo pode torna-lo capaz de agir como o Pai. Convertido ao amor, estará capacitado para o gesto mais sublime, concretizado no amor aos inimigos.

O evangelista Mateus nos exorta a algo aparentemente impossível: a perfeição do Pai. Mas esclarece: sede perfeitos na misericórdia (no modo de agir). É um marco necessário na convivência humana. É pela misericórdia que parecemos com o Pai. Amar do mesmo jeito que o Pai ama e age se torna fonte transbordante de bondade e misericórdia. “Deus nos escolheu em Cristo, antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos” (Ef 1,4). Aprender a amar sem restrições.

Rezemos: Senhor, torna-me perfeito no agir, que eu aprenda do Pai. Quero ser como Jesus! Quero perdoar os inimigos e rezar pelos perseguidores.

Deus abençoe você e sua família.

Pe. João Luiz
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe você nesse novo dia que está começando. Chegamos a mais um final de semana.  Que seu sábado seja muito abençoado e repleto de grandes alegrias. Deus está com você para acompanhar cada passo que você der hoje.

CONSAGRANDO ESTE DIA DE SÁBADO
Amado Deus, Pai todo poderoso, abençoe nosso dia que esta raiando, abre as comportas do céu e derrama bençãos sobre nossos lares, familiares e amigos. Que o dia de hoje seja poderosamente abençoado, rico da sua presença, do seu espirito, do seu amor e da sua paz. Que seja próspero e frutífero, que reine apenas coisas boas, que nossos caminhos sejam leves, que nossas palavras seja carregadas de carinho e amor ao próximo, que não nos falte forças e fé para enfrentarmos qualquer dificuldade e que ao findar do dia, nosso coração transborde de alegria por ter vencido mais um dia, é o que te pedimos ao teu Filho Jesus por intercessão de Nossa Senhora. Amém!

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
FEVEREIRO
D
S
T
Q
Q
S
S






1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo