2ª-feira da 23ª Semana Do Tempo Comum - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Liturgia Diária




1a Leitura - 1Cor 5,1-8

Lançai fora o velho fermento,
pois o nosso cordeiro pascal,
Cristo, já está imolado.

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 5, 1-8
Irmãos:
1 É voz geral que está acontecendo, entre vós, um caso de imoralidade; e de imoralidade tal que nem entre os pagãos costuma acontecer: um dentre vós está convivendo com a própria madrasta.
2 No entanto, estais inchados de orgulho, ao invés de vestirdes luto, a fim de que fosse tirado do meio de vós aquele que assim procede?
3 Pois bem, embora ausente de corpo, mas presente em espírito, eu julguei, como se estivesse aí entre vós, esse tal que tem procedido assim:
4 Em nome do Senhor Jesus - estando vós e eu espiritualmente reunidos com o poder do Senhor nosso, Jesus -
5 entregamos tal homem a Satanás, para a ruína da carne, a fim de que o espírito seja salvo, no dia do Senhor.
6 Vós vos gloriais sem razão! Acaso ignorais que um pouco de fermento leveda a massa toda?
7 Lançai fora o fermento velho, para que sejais uma massa nova, já que deveis ser sem fermento. Pois o nosso cordeiro pascal, Cristo, já está imolado.
8 Assim, celebremos a festa, não com velho fermento, nem com fermento de maldade ou de perversidade, mas com os pães ázimos de pureza e de verdade.
Palavra do Senhor.





Salmo - Sl 5,5-6. 7. 12 (R. 9a)

R. Na vossa justiça guiai-me Senhor!

5 Não sois um Deus a quem agrade a iniqüidade, /
não pode o mau morar convosco;
6 nem os ímpios poderão permanecer /
perante os vossos olhos.
R.

7 Detestais o que pratica a iniqüidade /
e destruís o mentiroso. /
Ó Senhor, abominais o sanguinário, /
o perverso e enganador.
R.

12 Mas exulte de alegria todo aquele /
que em vós se refugia; /
sob a vossa proteção se regozijem, /
os que amam vosso nome!
R.





Evangelho - Lc 6,6-11

Observavam, para verem se Jesus curaria em dia de sábado.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6, 6-11
Aconteceu num dia de sábado que,
6 Jesus entrou na sinagoga, e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca.
7 Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para verem se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo.
8 Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: 'Levanta-te, e fica aqui no meio. ' Ele se levantou, e ficou de pé.
9 Disse-lhes Jesus: 'Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?'
10 Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: 'Estende a tua mão. ' O homem assim o fez e sua mão ficou curada.
11 Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.
Palavra da Salvação.




Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Senhor, guia-me na tua justiça”.
Lc 6, 6-11


Os doutores da Lei e os fariseus, presentes na sinagoga, observam os movimentos de Jesus. Caso ele fizesse alguma cura, eles teriam “motivo de acusa-lo”. Isso não impediu que Jesus realizasse o milagre na Sinagoga em dia de sábado, curando a homem de mão seca. Desafia os ouvintes com uma pergunta sobre o que é permitido fazer: o bem, ou o mal? Não se ouve reposta, temos um silencio.

Com a mão direita seca, o homem estava incapacitado para a prática do bem. O simbolismo antropológico entendia que mão direita, como a do bem e a esquerda, como a do mal. Curando a mão direita, aquele homem estava apto para se colocar à disposição de quem necessitasse de sua ajuda.

Jesus decide fazer o bem. Devolve a alegria de viver e a capacidade de participação ao homem curado, agora ele está incluído. A cura acontece em dia de sábado e na sinagoga. O lugar e dia eram sagrados. A intervenção de Jesus fez aquilo que a religião (sinagoga e o sábado) deveria fazer.

Jesus mostrou que tudo o que é bom, glorifica a Deus. Salvar uma vida e jamais destruí-la é muito bom. Os doutores da Lei e os fariseus “se encheram de raiva” e buscavam motivos para eliminar Jesus; essa atitude não agrada a Deus. São eles que acabam profanando o sábado, com o silencio e a intenção de prejudicar Jesus.

Jesus reafirma sua posição em favor da vida, principalmente quando ela é diminuída. Pois a salvação de uma vida agredida está acima das prescrições da lei do sábado. A sua ação é do agrado do Pai e devolve a alegria e a esperança ao povo pobre e oprimido.

Rezemos: Senhor, que a tua presença em minha vida reforce a minha disposição de fazer sempre o bem. Que eu seja compassivo e solidário, cure o meu coração tantas vezes ressecado.

Rezemos pela nossa Pátria, e por todos aqueles que foram constituídos de dignidade, para que governem com justiça e trabalhem para garantir vida e digna ao nosso povo. Abençoe, Senhor o nosso Brasil, e nos livre dessa pandemia!

Deus abençoe você e sua família.
Um Abraço,
Pe. João Luiz
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua vida nessa nova jornada que está começando. O Brasil amanhece sob a força de um grande feriado. É dia de nossa Pátria. Um dia de recordarmos uma importante página de nossa história nacional, a nossa "independência". Apesar de tantas dependências que ainda nos escravizam como a falta de saúde, educação, crise na economia, corrupção na política, desonestidade por todos os lados....somos brasileiros! E mais que tecer críticas por nosso país, hoje, mais do que nunca, precisamos rezar e rezar bastante. A Palavra de Deus nos fala..."Feliz a nação cujo Deus é o Senhor" (Sl 33,12). Que esse dia seja, sim, um dia de descanso, de família...mas também de oração. Não esqueça de rezar por nosso país...eleve a Deus uma prece de louvor e gratidão por ter nascido neste chão fértil, saudável, bonito, maravilhoso, com um povo hospitaleiro, lutador, aguerrido, valente, herói...religioso...
Deixo para você e sua família a Beraká (benção) de Deus...Ore, reze em voz alta para a pessoa que mora com você, seus filhos, seus pais...seu país, nosso país...nosso Brasil...Estamos passando um momento difícil no Brasil e no mundo por causa dessa pandemia...mas vamos vencer se Deus quiser.

"Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!"


O Senhor te abençoe e te guarde;

O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;

O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

FEVEREIRO
D
S
T
Q
Q
S
S






1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo