07 DE OUTUBRO - SEGUNDA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
Pesquisa rápida
Liturgia Diária


Nossa Senhora do Rosário . Memória
7 de Outubro de 2019
Cor: Branco



1ª Leitura - At 1,12-14

Todos eles perseveravam unânimes na oração.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 1,12-14
Depois que Jesus foi elevado ao céu,
12 os apóstolos voltaram para Jerusalém, vindo do monte das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, a mais ou menos um quilômetro.
13 Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago.
14 Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.
Palavra do Senhor


Salmo - Lc 1,46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55 (R.Cf.54b)
 
R. O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade.

46 A minh'alma engrandece ao Senhor, *
47e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
R.
48 pois, ele viu a pequenez de sua serva, *
eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
R.
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam.
51 Demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos.
R.
52 Derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou.
53 De bens saciou os famintos *
e despediu, sem nada, os ricos.
R.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,
55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
R.


Evangelho - Lc 1,26-38
 
Eis que conceberás e darás à luz um filho.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-38
Naquele tempo:
26 O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria
28 O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!'
29 Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
30 O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus.
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.
32 Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.
33 Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim'.
34 Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?'
35 O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altissimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.
36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril,
37 porque para Deus nada é impossível'.
38 Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação.
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“O Poderoso fez em mim maravilhas, e Santo é o seu nome”.
Lc 1, 26-38

FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Situada na encruzilhada da história, Maria respondeu com coragem à Palavra de Deus. Seu sim, nasce da fé, e colocou em marcha a História da salvação. Mulher simples, mas carrega a fé de seu povo que espera pelo Messias.

Na escola de Maria, aprendemos a colocar a Palavra de Deus em nosso coração. Porque Maria acreditou, o Verbo se encarnou e veio habitar entre nós. Todas as gerações vão chama-la de “Bem-Aventurada.

O Papa São Paulo VI definiu o Rosário como “resumo de todo o Evangelho, onde a repetição da Ave-Maria em forma de ladainha torna-se louvor incessante a Cristo”. O Rosário teve sua origem no século XII por iniciativa dos Dominicanos.

Em cada conta do Rosário repetimos as palavras do Anjo e ouvimos o mesmo anuncio feito a Maria e, assim como ela vamos concebendo aos poucos, conta por conta, o Cristo em nosso coração e em nossos atos, como Maria o concebeu.

E meditando nas Palavras do anjo vamos repassando todos os mistérios da vida de Jesus: os gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos. Com Maria aproximamos nossa vida a de Jesus. Aprendemos a imitar Maria e seu Filho também.

A devoção de Nossa Senhora do Rosário é lembrada nesta data porque está associada à vitória de Lepanto, em 1571, que impediu o avanço do império turco sobre a Europa. São Paio V, atribuiu a vitória a Nossa Senhora do Rosário.

Hoje celebramos o quinto dia da Novena de Nossa senhora Aparecida: Maria, socorrer os feridos em sua dignidade. Oh! Mãe abra nossos olhos e nosso coração para acolher e servir os feridos em sua dignidade. Testemunhar o Reino sendo os bons samaritanos hoje. Nossa Senhora Aparecida, sois a Mãe e Rainha de nossa Pátria, roga por nós!

Deus abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe você. Uma nova semana que começa. Deus seja louvado! Que o Espírito Santo de Deus conduza todos os seus passos em cada dia dessa semana. Muitas bençãos e graças sejam derramadas em sua vida, família e amigos, trabalhos e afazeres.
Hoje recordamos, também, uma grande festa: Nossa Senhora do Rosário. Abaixo eu apresento um resumo da história de como surgiu a devoção ao Rosário. Rezar o terço é caminhar de mãos dadas com Nossa Senhora para seguir e servir o Senhor Jesus. É isso que Maria sempre quis, que todos nós, seus filhos e filhas prediletos, pudéssemos ir ao encontro de Jesus. Quem recebe Maria em sua casa, recebe Jesus. A melhor maneira de nos aproximarmos de Jesus é estarmos próximos de Maria. Não existe Maria sem Jesus e não existe Jesus sem Maria por perto. Cada um na sua digníssima função: Ele o Salvador...Ela, nos leva ao Salvador. Um lindo e abençoado dia com Jesus no coração e com a proteção de Maria.

"... Não tenha medo
... Deus está contigo
... para Deus nada é impossível" (Lc 1, 26...)

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
ORAÇÃO
O ROSÁRIO...um grande instrumento de fé e devoção para nos aproximarmos de Cristo.

Em 1214, São Domingos de Gusmão, o fundador da Ordem dos Pregadores (ou dos Frades Dominicanos) estava na cidade de Toulouse, em França. Enquanto orava e fazia penitência pelos pecados dos homens, tendo passado três dias e três noites rezando e macerando o seu corpo com o objetivo de aplacar a cólera divina, parecia estar já morto pelas severas disciplinas quando a Virgem Maria lhe apareceu. Com Sua voz materna, disse-lhe:

«– Sabes tu, meu querido Domingos, de que arma se serviu a Santíssima Trindade para reformar o mundo?»

«– Ó Senhora! – respondeu ele, – Vós o sabeis melhor que eu, porque depois de vosso Filho, Jesus Cristo, fostes o principal instrumento de nossa Salvação.»
Respondeu-lhe Maria Santíssima:

«– Sabei que a peça principal da bateria foi a saudação angélica, que é o fundamento do Novo Testamento; e, portanto, se queres ganhar para Deus esses corações endurecidos, reza o meu saltério.»

Após a aparição mariana, São Domingos entrou na Catedral de Toulouse para reunir e falar aos fiéis, enquanto os sinos começaram a tocar sem qualquer intervenção humana. Quando o santo começou a pregar, uma espantosa tormenta se iniciou, houve um tremor de terra, o sol se velou, ouviram-se terríveis trovões e o céu iluminou-se de relâmpagos. Uma imagem de Nossa Senhora levantou três vezes os braços para pedir a Deus justiça para aqueles que não se arrependessem e recorressem à Sua proteção. São Domingos, perante tal fenómeno, orou das orações do Santo Rosário e, por fim, cessou a tormenta. Pôde ele, então, continuar tranquilamente a sua pregação, e fê-lo com tal zelo e ardor nas palavras que os habitantes da cidade abraçaram quase todos a devoção ao Rosário da Virgem Maria. Em pouco tempo, viu-se uma substancial conversão de vida das pessoas.

São Domingos, após a aparição e ter recebido o Santo Rosário das mãos de Nossa Senhora, tornou-se, ele próprio, o grande propagador dessa devoção mariana no início do século XIII. A Igreja Católica lhe conferiu o título de "Apóstolo do Santo Rosário". Naquela época havia muitos hereges que desviavam os fiéis da Igreja Católica. São Domingos, com a prática da oração do Rosário da Virgem Maria e a pedido expresso de Nossa Senhora, começou a combater as heresias dos albingenses, as quais cresciam vertiginosamente na França.

O Papa mandou vários missionários para combater os hereges, mas nada conseguiram. Somente São Domingos, com a criação de sua ordem religiosa e com a insistente oração do Rosário, é que conseguiu acabar com esses hereges. São Domingos dizia que em todas as orações do Rosário pedia a intercessão de Maria Santíssima para converter os hereges e, com o passar dos anos, conseguiu essa conquista.

A palavra rosário quer dizer um tanto de rosas, um buquê de rosas que se oferece a Nossa Senhora. Cada Ave Maria é uma rosa que oferecemos à Mãe do Céu, com carinho e esperança. Assim, quando rezamos o Santo Rosário completo oferecemos um buquê de duzentas rosas à Virgem Maria.
SANTO DO DIA







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo