08/02/20 - SÁBADO - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
Pesquisa rápida
Liturgia Diária
 

4ª SEMANA - TEMPO COMUM

COR: VERDE





 

1a Leitura - 1Rs 3,4-13

 

Dá, ao teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo

 

Leitura do Primeiro Livro dos Reis 3, 4-13

Naqueles dias: 

4 O rei Salomão foi a Gabaon para oferecer um sacrifício, porque esse era o lugar alto mais importante. Salomão ofereceu mil holocaustos naquele altar. 

5 Em Gabaon o Senhor apareceu a Salomão, em sonho, durante a noite, e lhe disse: 'Pede o que desejas e eu to darei'. 

6 Salomão respondeu: 'Tu mostraste grande benevolência para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou na tua presença com sinceridade, justiça e retidão de coração para contigo. Tu lhe conservaste esta grande benevolência, e lhe deste um filho que hoje ocupa o seu trono. 

7 Portanto, Senhor meu Deus, tu fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda como governar. 

8 Além disso, teu servo está no meio do teu povo eleito, povo tão numeroso que não se pode contar ou calcular. 

9 Dá, pois, ao teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?'

10 Esta oração de Salomão agradou ao Senhor. 

11 E Deus disse a Salomão: 'Já que pediste estes dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, 

12 vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti, nem haverá depois de ti. 

13 Mas dou-te também o que não pediste, tanta riqueza e tanta glória como jamais haverá entre os reis, durante toda a tua vida.

Palavra do Senhor.





 

Salmo - S. 118, 9. 10. 11. 12. 13. 14 (R. 12b)

 

R.Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!

 

9 Como um jovem poderá ter vida pura? / Observando, ó Senhor, vossa palavra.

R.

 

10 De todo o coração eu vos procuro, / não deixeis que eu abandone a vossa lei!

R.

 

11 Conservei no coração vossas palavras, / a fim de eu não peque contra vós.

R.

 

12 Ó Senhor, vós sois bendito para sempre; / os vossos mandamentos ensinai-me!

R.

 

13 Com meus lábios, ó Senhor, eu enumero / os decretos que ditou a vossa boca.

R.

 

14 Seguindo vossa lei me rejubilo / muito mais do que em todas as riquezas.

R.





 

Evangelho - Mc 6,30-34

 

Eram como ovelhas sem pastor.

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6, 30-34

Naquele tempo: 

30 Os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 

31 Ele lhes disse: 'Vinde sozinhos para um lugar deserto, e descansai um pouco'. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 

32 Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 

33 Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. 

34 Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

Palavra da Salvação.






 

SÃO JERÔNIMO EMILIANI - SANTORAL





 

1a Leitura - Tb 12,6-13

 

É valiosa a oração com o jejum, e a esmola com a justiça.

 

Leitura do Livro de Tobias 12, 6-13

Naqueles dias, o anjo falou a Tobit e seu filho: 

6 'Bendizei a Deus e dai-lhe graças, diante de todos os viventes, pelos benefícios que vos concedeu. Bendizei e cantai o seu nome. Manifestai a todos os homens as obras de Deus, como é justo, e não hesiteis em expressar-lhe o vosso reconhecimento. 

7 Se é bom guardar o segredo do rei, é justo revelar e publicar as obras de Deus. Fazei o bem, e o mal não vos atingirá. 

8 É valiosa a oração com o jejum, e a esmola com a justiça. Melhor é pouco com justiça, do que muito com iniqüidade. Melhor é dar esmolas, do que acumular tesouros. 

9 A esmola livra da morte e purifica de todo pecado. Os que dão esmola serão saciados de vida. 

10 Aqueles, porém, que cometem o pecado e a injustiça, são inimigos de si mesmos. 

11 E agora vos manifestarei toda a verdade, sem vos ocultar coisa alguma. Já vos declarei e disse: `É bom guardar o segredo do rei, mas as obras de Deus devem ser reveladas, com a glória devida'. 

12 Pois bem, quando tu e Sara fazíeis oração, eu apresentava o memorial da vossa prece diante da glória do Senhor. E fazia o mesmo quando tu, Tobit, enterravas os mortos. 

13 Quando não hesitaste em levantar-te da mesa, deixando a refeição e saindo para sepultar um morto, fui enviado a ti para te pôr à prova'.

Palavra do Senhor.





 

Salmo - Sl 33(34),2-3.4-5.6-7.8-9.10-11 (R. 2a ou 9a)

 

R. Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

R. Ou: Provai e vede quão suave é o Senhor!

 

2 Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, / seu louvor estará sempre em minha boca.  3 Minha alma se gloria no Senhor; / que ouçam os humildes e se alegrem!

R.

 

4 Comigo engrandecei ao Senhor Deus, / exaltemos todos juntos o seu nome!  5 Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, / e de todos os temores me livrou.

R.

 

6 Contemplai a sua face e alegrai-vos, / e vosso rosto não se cubra de vergonha!   7 Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, / e o Senhor o libertou de toda angústia.

R.

 

8 O anjo do Senhor vem acampar / ao redor dos que o temem, e os salva.   9 Provai e vede quão suave é o Senhor! / Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

R.

 

10 Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, / porque nada faltará aos que o temem.   11 Os ricos empobrecem, passam fome, / mas aos que buscam o Senhor não falta nada.

R.





 

Evangelho - Mc 10,17-30

 

Vende tudo o que tens e segue-me!

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10, 17-30

Naquele tempo: 

17 Quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: 'Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?'

18 Jesus disse: 'Por que me chamas de bom?' Só Deus é bom, e mais ninguém. 

19 Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!'

20 Ele respondeu: 'Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude'. 

21 Jesus olhou para ele com amor, e disse: 'Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!'

22 Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 

23 Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: 'Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!'

24 Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: 'Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus!

25 É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!'

26 Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: 'Então, quem pode ser salvo?'

 27 Jesus olhou para eles e disse: 'Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível'. 

28 Pedro então começou a dizer-lhe: 'Eis que nós deixamos tudo e te seguimos'. 

29 Respondeu Jesus: 'Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 

30 receberá cem vezes mais agora, durante esta vida - casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições - e, no mundo futuro, a vida eterna.

Palavra da Salvação.





 
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)

“Ó Senhor ensinai os vossos mandamentos!”
Mc 6, 30-34

No processo de formação dos discípulos, Jesus evitava que caíssem num ativismo incontrolado. Eram tantas as pessoas que os rodeavam, fazendo solicitações de todo tipo, a ponto de não terem nem tempo para comer. Essa situação, com o passar do tempo, poderia se mostrar prejudicial. O excesso de atividades levaria os discípulos a se desviarem do verdadeiro sentido de sua missão.

Por isso, Jesus os convida para estarem à sós, com ele, de forma a criar um espaço de convivência e de troca de experiências, útil para quem se via tão atarefado. Os apóstolos tinham para partilhar sua experiência concreta de missão. Eles tinham experimentado a força de sua palavra, pela qual os demônios eram expulsos.

Viram como os doentes recobravam a saúde quando eram ungidos. Presenciavam a transformação operada na vida de quem se predispunha a converter-se ao Reino e fazer penitência por seus pecados. Eram testemunhas da alegria que se apoderava de quem se descobria amado por Deus e objeto de sua misericórdia.

O desejo de Jesus de estar sozinho com os discípulos não se concretizou. A multidão chegou antes deles, no lugar afastado para onde se dirigiam. Embora irrealizado, o desejo de Jesus não pode ser descartado sem mais. O ativismo é um perigo que deve ser evitado.

Quando alguém só trabalha, cai no ativismo e imagina salvar o mundo sozinho. Ficar só na oração, é o outro extremo, que também é insuficiente. É preciso fazer a nossa parte, trabalhando, mas precisamos confiar totalmente em Deus, sem o qual trabalhamos inutilmente. O ideal é a parceria com Deus. Ora et labora, orar e trabalhar, nos ensina São Bento.

Rezemos: Senhor Jesus, que eu saiba encontrar momentos para a oração, para rever a minha vida de discípulo e me dispor a continuar na missão.

Deus abençoe você e sua família.

Pe. João Luiz
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia! Deus abençoe sua nova jornada de sábado que está começando. Um novo final de chegou! Mas a missão continua não é mesmo? Então agradeça a Deus o dom da vida, levante a cabeça, siga em frente e tenha certeza que Deus vai orientar, acompanhar e iluminar todos os seus passos!

Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo. João 16,33

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo