4ª SEMANA - TEMPO COMUM
COR: VERDE
1a Leitura - 1Rs 3,4-13
Dá, ao teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo
Leitura do Primeiro Livro dos Reis 3, 4-13
Naqueles dias:
4 O rei Salomão foi a Gabaon para oferecer um sacrifício, porque esse era o lugar alto mais importante. Salomão ofereceu mil holocaustos naquele altar.
5 Em Gabaon o Senhor apareceu a Salomão, em sonho, durante a noite, e lhe disse: 'Pede o que desejas e eu to darei'.
6 Salomão respondeu: 'Tu mostraste grande benevolência para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou na tua presença com sinceridade, justiça e retidão de coração para contigo. Tu lhe conservaste esta grande benevolência, e lhe deste um filho que hoje ocupa o seu trono.
7 Portanto, Senhor meu Deus, tu fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda como governar.
8 Além disso, teu servo está no meio do teu povo eleito, povo tão numeroso que não se pode contar ou calcular.
9 Dá, pois, ao teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?'
10 Esta oração de Salomão agradou ao Senhor.
11 E Deus disse a Salomão: 'Já que pediste estes dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça,
12 vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti, nem haverá depois de ti.
13 Mas dou-te também o que não pediste, tanta riqueza e tanta glória como jamais haverá entre os reis, durante toda a tua vida.
Palavra do Senhor.
Salmo - S. 118, 9. 10. 11. 12. 13. 14 (R. 12b)
R.Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!
9 Como um jovem poderá ter vida pura? / Observando, ó Senhor, vossa palavra.
R.
10 De todo o coração eu vos procuro, / não deixeis que eu abandone a vossa lei!
R.
11 Conservei no coração vossas palavras, / a fim de eu não peque contra vós.
R.
12 Ó Senhor, vós sois bendito para sempre; / os vossos mandamentos ensinai-me!
R.
13 Com meus lábios, ó Senhor, eu enumero / os decretos que ditou a vossa boca.
R.
14 Seguindo vossa lei me rejubilo / muito mais do que em todas as riquezas.
R.
Evangelho - Mc 6,30-34
Eram como ovelhas sem pastor.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6, 30-34
Naquele tempo:
30 Os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado.
31 Ele lhes disse: 'Vinde sozinhos para um lugar deserto, e descansai um pouco'. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer.
32 Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado.
33 Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles.
34 Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.
Palavra da Salvação.
SÃO JERÔNIMO EMILIANI - SANTORAL
1a Leitura - Tb 12,6-13
É valiosa a oração com o jejum, e a esmola com a justiça.
Leitura do Livro de Tobias 12, 6-13
Naqueles dias, o anjo falou a Tobit e seu filho:
6 'Bendizei a Deus e dai-lhe graças, diante de todos os viventes, pelos benefícios que vos concedeu. Bendizei e cantai o seu nome. Manifestai a todos os homens as obras de Deus, como é justo, e não hesiteis em expressar-lhe o vosso reconhecimento.
7 Se é bom guardar o segredo do rei, é justo revelar e publicar as obras de Deus. Fazei o bem, e o mal não vos atingirá.
8 É valiosa a oração com o jejum, e a esmola com a justiça. Melhor é pouco com justiça, do que muito com iniqüidade. Melhor é dar esmolas, do que acumular tesouros.
9 A esmola livra da morte e purifica de todo pecado. Os que dão esmola serão saciados de vida.
10 Aqueles, porém, que cometem o pecado e a injustiça, são inimigos de si mesmos.
11 E agora vos manifestarei toda a verdade, sem vos ocultar coisa alguma. Já vos declarei e disse: `É bom guardar o segredo do rei, mas as obras de Deus devem ser reveladas, com a glória devida'.
12 Pois bem, quando tu e Sara fazíeis oração, eu apresentava o memorial da vossa prece diante da glória do Senhor. E fazia o mesmo quando tu, Tobit, enterravas os mortos.
13 Quando não hesitaste em levantar-te da mesa, deixando a refeição e saindo para sepultar um morto, fui enviado a ti para te pôr à prova'.
Palavra do Senhor.
Salmo - Sl 33(34),2-3.4-5.6-7.8-9.10-11 (R. 2a ou 9a)
R. Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!
R. Ou: Provai e vede quão suave é o Senhor!
2 Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, / seu louvor estará sempre em minha boca. 3 Minha alma se gloria no Senhor; / que ouçam os humildes e se alegrem!
R.
4 Comigo engrandecei ao Senhor Deus, / exaltemos todos juntos o seu nome! 5 Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, / e de todos os temores me livrou.
R.
6 Contemplai a sua face e alegrai-vos, / e vosso rosto não se cubra de vergonha! 7 Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, / e o Senhor o libertou de toda angústia.
R.
8 O anjo do Senhor vem acampar / ao redor dos que o temem, e os salva. 9 Provai e vede quão suave é o Senhor! / Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
R.
10 Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, / porque nada faltará aos que o temem. 11 Os ricos empobrecem, passam fome, / mas aos que buscam o Senhor não falta nada.
R.
Evangelho - Mc 10,17-30
Vende tudo o que tens e segue-me!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10, 17-30
Naquele tempo:
17 Quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: 'Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?'
18 Jesus disse: 'Por que me chamas de bom?' Só Deus é bom, e mais ninguém.
19 Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!'
20 Ele respondeu: 'Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude'.
21 Jesus olhou para ele com amor, e disse: 'Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!'
22 Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.
23 Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: 'Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!'
24 Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: 'Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus!
25 É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!'
26 Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: 'Então, quem pode ser salvo?'
27 Jesus olhou para eles e disse: 'Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível'.
28 Pedro então começou a dizer-lhe: 'Eis que nós deixamos tudo e te seguimos'.
29 Respondeu Jesus: 'Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho,
30 receberá cem vezes mais agora, durante esta vida - casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições - e, no mundo futuro, a vida eterna.
Palavra da Salvação.

