São Lourenço, Diácono e Mártir . Festa - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Mapas Mentais
Liturgia Diária
1a Leitura - Ez 1,2-5.24-28c

Tal era a aparência visível da glória do Senhor.

Leitura da Profecia de Ezequiel 1, 2-5. 24-28c
2 No dia cinco do mês - esse era o quinto ano do exílio do rei Joaquim -
3 a palavra do Senhor foi dirigida a Ezequiel, filho do sacerdote Buzi, na terra dos caldeus, junto ao rio Cobar. Foi ali que a mão do Senhor esteve sobre ele.
4 Eu vi que um vento impetuoso vinha do norte, uma grande nuvem envolta em claridade e relâmpagos; no meio brilhava algo como se fosse ouro incandescente.
5 No centro aparecia a figura de quatro seres vivos. Este era o seu aspecto: cada um tinha a figura de homem.
24 E eu ouvi o rumor de suas asas: Era como um estrondo de muitas águas, como a voz do Poderoso. Quando se moviam, o seu ruído era como o barulho de um acampamento; quando paravam, eles deixavam pender as asas.
25 O ruído vinha de cima do firmamento, que estava sobre suas cabeças.
26 Acima do firmamento que estava sobre as cabeças, havia algo parecido com safira, uma espécie de trono, e sobre essa espécie de trono, bem no alto, uma figura com aparência humana.
27 E eu vi como que um brilho de ouro incandescente, envolvendo essa figura como se fosse fogo, acima daquilo que parecia ser a cintura; abaixo daquilo que parecia ser a cintura, vi algo como fogo e, em sua volta, um círculo luminoso.
28c Esse círculo luminoso tinha o mesmo aspecto do arco-íris, que se forma nas nuvens em dia de chuva. Tal era a aparência visível da glória do Senhor. Ao vê-la, caí com o rosto no chão.
Palavra do Senhor.





Salmo - Sl 148, 1-2. 11-12ab. 12c-14a. 14bcd

R. Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.
R. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1 Louvai o Senhor Deus nos altos céus, / louvai-o no excelso firmamento!
2 Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, / louvai-o, legiões celestiais!
R.

11 Reis da terra, povos todos, bendizei-o, / e vós, príncipes e todos os juízes;
12a e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, 12b anciãos e criancinhas, bendizei-o!
R.

12c Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, / porque somente o seu nome é excelso! / A majestade e esplendor de sua glória 14a ultrapassam em grandeza o céu e a terra.
R.

14b Ele exaltou seu povo eleito em poderio 14c ele é o motivo de louvor para os seus santos. 14d É um hino para os filhos de Israel, / este povo que ele ama e lhe pertence.
R.





Evangelho - Mt 17,22-27

Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará. Os filhos estão isentos dos impostos.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 17, 22-27
Naquele tempo:
22 Quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galiléia, ele lhes disse: 'O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens.
23 Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará. ' E os discípulos ficaram muito tristes.
24 Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: 'O vosso mestre não paga o imposto do Templo?'
25 Pedro respondeu: 'Sim, paga. ' Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: 'Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?'
26 Pedro respondeu: 'Dos estranhos!' Então Jesus disse: 'Logo os filhos são livres.
27 Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que tu pescares. Ali tu encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti. '
Palavra da Salvação.





SÃO LOURENÇO, DIÁCONO E MÁRTIR - SANTORAL




1a Leitura - 2Cor 9,6-10

Deus ama quem dá com alegria.

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 9, 6-10
Irmãos:
6 'Quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza'.
7 Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus 'ama quem dá com alegria'.
8 Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa,
9 como está escrito: 'Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre'.
10 Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça.
Palavra do Senhor.





Salmo - Sl 111(112),1-2.5-6.7-8.9(R.5a)

R. Feliz o homem caridoso e prestativo.

1 Feliz o homem que respeita o Senhor / e que ama com carinho a sua lei!
2 Sua descendência será forte sobre a terra, / abençoada a geração dos homens retos!
R.

5 Feliz o homem caridoso e prestativo, / que resolve seus negócios com justiça.
6 Porque jamais vacilará o homem reto, / sua lembrança permanece eternamente!
R.

7 Ele não teme receber notícias más: / confiando em Deus, seu coração está seguro.
8 Seu coração está tranqüilo e nada teme, / e confusos há de ver seus inimigos.
R.

9 Ele reparte com os pobres os seus bens, / permanece para sempre o bem que fez, / e crescerão a sua glória e seu poder
R.





Evangelho - Jo 12,24-26

Se alguém me serve, meu Pai o honrará.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 12, 24-26
Naquele tempo, disse Jesus a seus discipulos:
24 Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.
25 Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna.
26 Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará'.
Palavra da Salvação.




Pesquisa rápida
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Feliz o homem caridoso e prestativo”.
Jo 12, 24-26

Jesus apresenta a Parábola do grão de trigo, o destino da semente. Um dia é lançada e sepultada na terra. E se ela não morrer ela não nasce. Outro belo dia, do fundo da terra, a vida começa misteriosamente a germinar.

A semente é um dos símbolos mais expressivos da ressurreição. Depositada na terra, envolvida no silencio, enfrenta uma morte aparente. Mas a última palavra ainda não foi dada. O milagre da vida nova acontece e a semente volta multiplicada. Mesmo pequena e frágil, terminará com as espigas cheias de grãos.

Jesus não pede para odiar a vida, mas sim, rejeitar um estilo de vida egoísta e mesquinho nos padrões do mundo. Trata-se de perder para ganhar. É um convite ao serviço, colocando em primeiro lugar o irmão.  

Hoje celebramos a Festa do diácono São Lourenço, que morreu no ano de 258 tendo sua festa atestada no dia de hoje num importante Documento da Igreja, o Depósito Martyrum.

São Lourenço foi aprisionado juntamente com o Papa Sisto II. Seus perseguidores esperavam arrancar-lhe os bens da Igreja, dos quais ele era o encarregado. Ficaram furiosos quando revelou que tais bens eram os pobres e que havia distribuído entre eles a coleta dos cristãos de Roma.

Foi torturado em fogo lento. Sua serena coragem contra a tortura imposta, motivou muitos pagãos a abraçarem a fé em Jesus Cristo. Foi sepultado no Campo Verano, Via Tiburtina, em Roma. Sua fama se espalhou por toda a parte e seu nome aparece nos mais antigos sacramentais.

São Lourenço é patrono dos Diáconos, e hoje lembramos esta vocação na Igreja, consagrados no serviço da caridade, na liturgia e no cuidado com o ensinamento da Palavra. Lembremos de rezar pelos Diáconos, especialmente pelo Diácono José Antônio Jorge, que trabalha conosco, principalmente neste momento de sua vida.

Rezemos: Senhor quero ver minha vida crescendo como uma semente que se abandona à terra para germinar e frutificar. Minha vida nas mãos de Deus, abandonando o egoísmo, crescendo no amor e no serviço aos irmãos e perseverando diante das incompreensões e perseguições.

Deus abençoe você e sua família.
Um Abraço,
Pe. João Luiz
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua nova jornada de segunda que está começando. Que seja uma semana abençoada, repleta de paz, grandes vitórias e conquistas. Você merece! Convide o Senhor para caminhar com você...Ele vai gostar de ser chamado e vai retribuir com bençãos e graças. Vamos rezar juntos...

Senhor meu Deus, entro em tua presença neste momento para lhe agradecer por mais um dia que se inicia, por mais uma semana que começa. Senhor coloco a minha vida e as minhas atitudes em tuas mãos e te peço que o Senhor venha a abençoar essa minha segunda-feira. Tira de mim todo tipo de desânimo e falta de coragem para enfrentar esse dia e essa semana, que seja um dia de alegrias e que muitas realizações venham se concretizar no dia de hoje. Entrego tudo em tuas mãos Senhor, toma conta de mim e guarda-me e livra-me de todo e qualquer mal, que eu ande em tua presença e não me afaste de Ti em nenhum momento. Guia-me, direciona-me e conduza-me por tuas sendas e caminhos durante todos os dias dessa semana. Proteja as pessoas de minha família e todas aquelas que irei encontrar no dia de hoje. Que todos recebam a Sua benção e que nada de ruim lhes aconteça. Amém.

Tenha uma ótima segunda-feira e uma semana repleta de bons frutos!!!!

Deus abençoe
Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo,osm
FEVEREIRO
D
S
T
Q
Q
S
S






1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
Mapas Mentais
- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo