Sábado da 27ª Semana Do Tempo Comum - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Liturgia de Hoje
Sábado
27ª Semana Do Tempo Comum
10 de Outubro de 2020
Cor: Verde



1a Leitura - Gl 3,22-29


Vós todos sois filhos de Deus pela fé.


Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 3, 22-29

Irmãos:

22 A Escritura pôs todos e tudo sob o jugo do pecado, a fim de que, pela fé em Jesus Cristo, se cumprisse a promessa em favor dos que crêem.

23 Antes que se inaugurasse o regime da fé, nós éramos guardados, como prisioneiros, sob o jugo da Lei. Éramos guardados para o regime da fé, que estava para ser revelado.

24 Assim, a Lei foi como um pedagogo que nos conduziu até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.

25 Mas, uma vez inaugurado o regime da fé, já não estamos na dependência desse pedagogo.

26 Com efeito, vós todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo.

27 Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo.

28 O que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só, em Jesus Cristo.

29 Sendo de Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.

Palavra do Senhor.






Salmo - Sl 104,2-3. 4-5. 6-7 (R. 8a)


R.O Senhor se lembra sempre da Aliança!
R.Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.


2 Cantai, entoai salmos para ele, /
publicai todas as suas maravilhas!
3 Gloriai-vos em seu nome que é santo, /
exulte o coração que busca a Deus!
R.


4 Procurai o Senhor Deus e seu poder, /
buscai constantemente a sua face!
5 Lembrai as maravilhas que ele fez, /
seus prodígios e as palavras de seus lábios!
R.


6 Descendentes de Abraão, seu servidor, /
e filhos de Jacó, seu escolhido,
7 ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, /
vigoram suas leis em toda a terra.
R.






Evangelho - Lc 11,27-28


Feliz o ventre que te trouxe.
Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus.


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11, 27-28

Naquele tempo:

27 Enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: 'Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram. '

28 Jesus respondeu: 'Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática. '

Palavra da Salvação.





FONTE: YOUTUBE
Reflexão - Pe. João Luís Fávero
Lc 11, 27-28

Uma mulher exaltando publicamente a mãe de Jesus, fez-se porta voz do sentimento da multidão. Deveria ser magnifica a criatura que deu à luz um ser tão extraordinário como Jesus. Seus prodígios estavam aí para demonstrar quem ele era!

Entretanto, Jesus a corrigiu: mais digno de louvor é quem se torna discípulo do Reino, ou seja, quem ouve a Palavra de Deus e pauta sua vida por ela.

Evidentemente, a Mãe de Jesus não estava excluída dessa categoria. Ela foi a humilde serva que se colocou toda à disposição do Pai.

Ouvir a Palavra de Deus e colocá-la em prática, assumindo as consequências dessa escolha, isso é o que faz a pessoa tornar-se, de fato, a família de Jesus.  

Ser mãe do Filho de Deus, resultava de sua condição de mulher obediente à vontade do divina. A mãe foi bem-aventurada porque soube se fazer discípula e missionária.

Rezemos: Senhor, que eu saiba escutar e pratica a Palavra de Deus, como Maria, a Mãe de Jesus. Ensina teu povo a rezar, Maria, Mae de Jesus....

Hoje celebramos o oitavo dia da Novena de Nossa Senhora Aparecida: “Com Maria, revestir-se de Jesus, Palavra encarnada!”. Maria nos leva ao encontro com Jesus, a Palavra viva e encarnada que fez morada entre nós, para nos resgatar para a vida. Jesus é a luz que não se apaga e ajuda a enxergar o tesouro do Reino.
Ó Mãe, ajuda-nos a viver o Evangelho na vida e mostrar o caminho para o mundo. Revesti-nos ó Maria, do Evangelho que tece nossa vida e nos revela o quão grande é o amor de Deus por nós. Maria, Mãe da Palavra nos faz compreender que é possível ser feliz, mesmo nas lutas diárias, se a Palavra encontrar acolhida e for praticada: “Façam tudo o que Ele disser”.
Ó Mãe, sejam felizes os que praticam a justiça e se entregam à causa do Reino, seguindo o seu exemplo, que se esvaziando, revestiu da vontade do Pai e de sua Palavra, fez ecoar para sempre aquelas palavras benditas: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim a sua vontade”.  Continue plantando em nosso coração as sementes da Palavra, revestindo cada um de nós de compaixão, ternura da força do amor que tudo transforma.

Deus abençoe você e sua família.
Um Abraço,
Pe. João Luiz
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua jornada de Sexta-feira. Comece o dia agradecendo a vida, o ar que respira, a natureza, as pessoas, a família...tudo é dom!!! Tudo o que é bom veio do coração amoroso de Deus. Que seu dia seja muito especial. Acolha as pessoas com carinho. Trate bem todo mundo! Seja luz!
Uma ótima sexta-feira.

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.
Romanos 12,12

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
NOVENA A NOSSA SENHORA APARECIDA - 8º DIA


Oração Inicial

Meu Deus, vinde em meu auxílio.

Senhor, apressai-vos em me socorrer.



Oração ao Divino Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da Terra. Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso.



Oração para todos os dias

Virgem puríssima, concebida sem pecado, e desde aquele primeiro instante toda bela e sem mancha, gloriosa Maria, cheia de graça, Mãe de meu Deus, Rainha dos anjos e dos homens: eu vos saúdo humildemente como Mãe do meu Salvador, que com aquela estima, respeito e submissão, com que vos tratava, me ensinou quais sejam as honras e a veneração que eu devo prestar-vos; dignai-vos, eu vô-lo rogo, de receber as que nesta Novena vos consagro. Vós sois o seguro asilo dos pecadores penitentes, e assim tenho razão para recorrer a vós; sois Mãe de misericórdia, e por este título não podeis deixar de enternecer-vos à vista das minhas misérias; sois depois de Jesus Cristo toda a minha esperança, e por esta razão não podereis deixar de reconhecer a terna confiança que tenho em vós; fazei-me digno de chamar-me vosso filho, para que possa confiadamente dizer-vos: mostrai que sois nossa Mãe!


Oitavo Dia

Ó sol sem mácula, Virgem Maria, eu me congratulo convosco e me alegro de que em vossa Conceição vos fosse conferida por Deus uma graça maior e mais copiosa do que tiveram todos os Anjos e todos os Santos no auge de seus merecimentos. Dou graças e admiro a suma bondade da Santíssima Trindade, que vos enriqueceu com tal privilégio. Ah! Senhora, fazei que eu corresponda à graça divina, e não torne a abusar dela; mudai-me o coração, e fazei que desde agora comece o meu arrependimento.


Jaculatória (ao final todos os dias)

Senhora Aparecida, milagrosa Padroeira, sede nossa guia nesta mortal carreira! Ó Virgem Aparecida, sacrário do Redendor, daí à alma desfalecida vosso poder e valor. Ó Virgem Aparecida, fiel e seguro norte, alcançai-nos graças na vida, favorecei-nos na morte!

Pai Nosso,
Ave-Maria,
Glória.



CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA


Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida,possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.

Amém.




ORAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA PEDINDO PROTEÇÃO


Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida,
Mãe de Deus, Rainha dos Anjos,
Advogada dos pecadores,
refúgio e consolação dos aflitos e atribulados,

Virgem Santíssima,
cheia de poder e de bondade,
lançai sobre nós um olhar favorável,
para que sejamos socorridos por vós,
em todas as necessidades em que nos acharmos.

Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida,
que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que têm a vós recorrido,
invocado vosso santíssimo nome
e implorado a vossa singular protecção,
fosse por vós abandonado.

Animados com esta confiança,
a vós recorremos.

Tomamo-vos para sempre por nossa Mãe,
nossa protectora, consolação e guia,
esperança e luz na hora da morte.

Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos
e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus.
Preservai-nos de todos os perigos
da alma e do corpo;
dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais.

Livrai-nos da tentação do demónio,
para que, trilhando o caminho da virtude,
possamos um dia ver-vos e amar-vos
na eterna glória, por todos os séculos dos séculos.

Amém.


- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo