10 DE SETEMBRO - TERÇA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Pesquisa rápida
QUARESMA DE SAO MIGUEL
Liturgia Diária


23ª SEMANA DO TEMPO COMUM
COR LITÚRGICA: VERDE





1a Leitura - Cl 2,6-15

Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados.

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 2, 6-15
Irmãos:
6 Assim como aceitastes a Cristo Jesus como Senhor, assim continuai a guiar-vos por ele:
7 enraizados nele e edificados sobre ele, apoiados na fé que vos foi ensinada, dando-lhe muitas ações de graças.
8 Estai alerta, para que ninguém vos enrede com sua filosofia e com doutrina falsa, baseando-se em tradição humana e remontando às forças elementares do mundo, sem se fundamentar em Cristo.
9 Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.
10 Dele também vós estais repletos, pois ele é a Cabeça de todas as forças e de todos os poderes.
11 Nele, vós também recebestes uma circuncisão, não feita por mão humana, mas uma circuncisão que é de Cristo, pela qual renunciais ao corpo perecível.
12 Com Cristo fostes sepultados no batismo; com ele também fostes ressuscitados por meio da fé no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos.
13 Ora, vós estáveis mortos por causa dos vossos pecados, e vossos corpos não tinham recebido a circuncisão, até que Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados.
14 Existia contra nós uma conta a ser paga, mas ele a cancelou, apesar das obrigações legais, e a eliminou, pregando-a na cruz;
15 Ele despojou as autoridades e os poderes sobre-humanos e os expôs publicamente em espetáculo, levando-os em cortejo triunfal.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 144 (145),1-2.8-9. 10-11 (R. 9a)
 
R. O Senhor é muito bom para com todos.

1 Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, / e bendizer o vosso nome pelos séculos. 2 Todos os dias haverei de bendizer-vos, / hei de louvar o vosso nome para sempre.
R.
 
8 Misericórdia e piedade é o Senhor, / ele é amor, é paciência, é compaixão. 9 O Senhor é muito bom para com todos, / sua ternura abraça toda criatura.
R.
 
10 Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, / e os vossos santos com louvores vos bendigam! 11 Narrem a glória e o esplendor do vosso reino / e saibam proclamar vosso poder!
R.


Evangelho - Lc 6,12-19
 
Passou a noite toda em oração. Escolheu doze dentre os discípulos, aos quais deu o nome de apóstolos.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6, 12-19
12 Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus.
13 Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos:
14 Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;
15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota;
16 Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17 Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia.
18 Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados.
19 A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.
Palavra da Salvação.




Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“O Senhor é muito bom para com todos.”
Lc 6, 12-19

Jesus sobe a montanha, e depois de passar a noite inteira em oração, Ele se prepara para escolher um grupo especial. Doze eram as tribos de Israel, doze os Patriarcas e doze também foi o grupo mais íntimo do Senhor, os Apóstolos. Apóstolo significa enviado, representante autorizado.

Jesus vai dedicar uma atenção e uma formação especial a esse grupo. Era maneira de garantir a missão da Igreja. Os apóstolos receberam a missão de difundir o Evangelho e os benefícios do Reino, sendo a presença do Senhor na vida humanidade sofredora, começando com a prática do bem e revelando a face misericordiosa do Pai.

Ao descer da montanha com os apóstolos, Jesus se depara com outros discípulos e uma imensa multidão, sedentos de ouvir a palavra e serem curados de suas doenças. A escolha desse grupo não fez Jesus esquecer os aflitos e abandonados.

Todos quantos se aproximavam de Jesus eram beneficiados, dele jorrava uma força que curava a todos. Libertava as pessoas da doença e do domínio do mal.

Nossa missão é levar a mensagem de Jesus até o fim do mundo e dos tempos. Como Jesus, devemos evangelizar com autoridade: com a palavra e o testemunho de vida.  

Rezemos: Senhor, quero ficar contigo e me empenhar na prática do bem, fazendo a misericórdia jorrar do meu coração e se manifestando em minha ação.

Deus abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe você nesta motivadora manhã de Terça-feira. Mais um dia de grandes oportunidades e, acima de tudo, fazermos o bem. Isso mesmo! Um dia de lançarmos a boa semente na terra e espalhar o amor, a harmonia, a paz, o bem....

O Salmo que vamos rezar hoje vai nos dizer que  "Quem me protege e me ampara é meu Deus;  é o Senhor quem sustenta minha vida!". É bom começarmos o dia ouvindo isso, não é mesmo? Uma ótima terça para você, sua família, seus amigos, seu trabalho...


Quem me protege e me ampara é meu Deus; *
é o Senhor quem sustenta minha vida!
quero louvar, ó Senhor, vosso nome, *
quero cantar vosso nome que é bom! (Salmo 53)


Com carinho e bençãos

Frei Rinaldo, osm
ORAÇÃO
SÃO NICOLAU DE TOLENTINO - PADROEIRO DAS ALMAS DO PURGATÓRIO - 10 DE SETEMBRO

(Ele é o Padroeiro da almas santas e das almas no Purgatório, marinheiros, barqueiros e homens que trabalham em estaleiros navais ).

Oração

Oh! glorioso Taumaturgo e Protetor das almas do purgatório, São Nicolau de Tolentino!
Com todo o afeto de minha alma te rogo que interponhas tua poderosa intercessão em favor dessas almas benditas, conseguindo da divina clemência a remissão de todos os seus delitos e suas penas, para que saindo daquele tenebroso cárcere de dores, possam a ter no céu a visão beatífica de Deus.
E a mim, teu devoto servo, alcançai-me, oh! grande santo!, a mais viva compaixão e a mais ardente caridade até aquelas almas queridas.
Amém.







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo