28º Domingo Do Tempo Comum - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Liturgia de Hoje
28º Domingo Do Tempo Comum
11 de Outubro de 2020
Cor: Verde





1a Leitura - Is 25, 6-10a


O Senhor dará um banquete e enxugará
as lágrimas de todas as faces.


leitura do Livro do Profeta Isaías 25, 6-10a

6 O Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos.

7 Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos, a teia em que tinha envolvido todas as nações.

8 O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra, o Senhor o disse.

9 Naquele dia, se dirá: 'Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo'.

10a E a mão do Senhor repousará sobre este monte.

Palavra do Senhor.





Salmo - Sl 22,1-3a.3b-4.5-6 (R. 6cd)


R.Na casa do Senhor habitarei, eternamente.


1 O Senhor é o pastor que me conduz; /
não me falta coisa alguma.
2 Pelos prados e campinas verdejantes /
ele me leva a descansar. /
Para as águas repousantes me encaminha,
3 e restaura as minhas forças.
R.


3b Ele me guia no caminho mais seguro, /
pela honra do seu nome.
4 Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, /
nenhum mal eu temerei; /
estais comigo com bastão e com cajado; /
eles me dão a segurança!
R.


5 Preparais à minha frente uma mesa, /
bem à vista do inimigo, /
e com óleo vós ungis minha cabeça; /
o meu cálice transborda.
R.


6 Felicidade e todo bem hão de seguir-me /
por toda a minha vida; /
e na casa do Senhor, habitarei /
pelos tempos infinitos.
R.






2a Leitura - Fl 4,12-14.19-20


Tudo posso naquele que me dá força.

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses

Irmãos:

12 Sei viver na miséria e sei viver na abundância. Eu aprendi o segredo de viver em toda e qualquer situação, estando farto ou passando fome, tendo de sobra ou sofrendo necessidade.

13 Tudo posso naquele que me dá força.

14 No entanto, fizestes bem em compartilhar as minhas dificuldades.

19 O meu Deus proverá esplendidamente com sua riqueza a todas as vossas necessidades, em Cristo Jesus.

20 Ao nosso Deus e Pai, a glória pelos séculos dos séculos. Amém.

Palavra do Senhor.





Evangelho - Mt 22,1-14


Convidai para a festa todos os que encontrardes.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22, 1-14

Naquele tempo: Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo,

2 dizendo: 'O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho.

3 E mandou os seus empregados para chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir.

4 O rei mandou outros empregados, dizendo: `Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!'

5 Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios,

6 outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram.

7 O rei ficou indignado e mandou suas tropas para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles.

8 Em seguida, o rei disse aos empregados: `A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela.

9 Portanto, ide até às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes. '

10 Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados.

11 Quando o rei entrou para ver os convidados, observou ali um homem que não estava usando traje de festa

12 e perguntou-lhe: `Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa?' Mas o homem nada respondeu.

13 Então o rei disse aos que serviam: `Amarrai os pés e as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão! Ali haverá choro e ranger de dentes'.

14 Por que muitos são chamados, e poucos são escolhidos. '

Palavra da Salvação.





FONTE: YOUTUBE
Reflexão - Pe. João Luís Fávero
“O Senhor é meu pastor, nada me falta.”
Mt 22, 1-14

O TRAJE DE FESTA É UMA VIDA NO AMOR!

O Evangelho de hoje, mostra que os Sumos Sacerdotes e Fariseus reagiram negativamente, por causa das palavras de Jesus pronunciadas na Parábola dos Vinhateiros, o Evangelho de domingo passado. Compreenderam que o mestre estava falando deles e da responsabilidade que eles tinham no cuidado da vinha e não o fizeram. Em seguida, Jesus conta a Parábola do Banquete de casamento e do traje de festa, texto da liturgia deste domingo.

Jesus entende sua vida como um grande convite em nome de Deus, que anunciando o Evangelho, aviva no coração das pessoas a alegria e o desejo de Deus de ver todos felizes e participando de uma vida digna e plena.

A todos deve chegar esse convite, sobretudo aos mais necessitados de esperança. Jesus é realista. Sabe que o convite pode ser recusado. Uns recusam de maneira consciente: “não queremos ir”. Outros respondem com indiferença: “não fizeram caso”. Importa-lhes mais suas terras e negócios. Houve também aqueles que reagiram de maneira hostil contra os mensageiros. São muitos os que não escutam mais o convite de Deus, e deixam de participar da alegria da festa que está preparada para todos.

Uma das mais importantes tarefas da Igreja hoje, é criar espaço e facilitar experiências onde as pessoas possam escutar de maneira simples e alegre o convite de Deus proclamado no Evangelho de Jesus e decidirem, revestir-se do traje de festa, assumindo a prática da justiça, vencendo o egoísmo e tendo um coração misericordioso.

A vida do discípulo se tornará o reflexo transparente do amor, que nos permitirá participar da alegria da festa preparada. A mudança da veste simboliza a mudança de conduta: crer no Evangelho é converter-se.

Quem acolhe o convite do Reino tem o dever de levar uma vida condizente com esta opção. Ele deve vencer a postura egoísta, preconceituosa, injusta, orgulhosa, uma vida sem entranhas de misericórdia. A conclusão do Evangelho ressalta claramente: “Muitos são os chamados e poucos os escolhidos”.

Hoje celebramos o último dia da Novena de Nossa Senhora Aparecida: “Com Maria, ser fiel à Palavra de Deus hoje e sempre!”. Que a Palavra de Deus ilumine e leve cada um de nós a buscar o Senhor com sinceridade de coração. Com Maria queremos viver na união e na fidelidade ao Evangelho! Queremos ser uma Igreja viva, fraterna, missionária, amorosa, consoladora, que sabe repartir e lavar os pés dos irmãos mais abandonados.

Somos uma Igreja da esperança, fundada sobre a rocha que é Jesus. Nada sem Ele, tudo com Ele. Mãe de misericórdia, tira-nos da indiferença e do comodismo, nos dê a ousadia da profecia do Evangelho. Sendo samaritanos na Família, na Igreja e na Sociedade. Buscando os feridos e abandonados, como o Bom Pastor.

Ó Mãe Aparecida, ajuda-nos acabar com a violência, a falta de ética, a corrupção. Na força da Palavra veremos a Justiça e a Paz se abraçando. Trabalhar para quebrar correntes, fortalecer a cidadania, sem dominação, reforçando a fraternidade e resgatando vidas. Dá-nos, o Mãe, a força que precisamos para manter nossa fidelidade à Palavra encarnada do Pai entre nós, Jesus. Faça de nós uma Igreja em saída, servidora e Missionária.

Deus abençoe você e sua família.
Um Abraço,
Pe. João Luiz
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua preciosa vida nesta nova jornada que se inicia. Hoje é domingo, DIA DO SENHOR. Descanse bastante ao lado de seus familiares e amigos, mas não esqueça o compromisso cristão da Santa Eucaristia, se puder participar, é claro!  Lembrando que logo mais às 18h00 vou rezar a Santa Missa do 28º Domingo em meu canal do Youtube e vou ficar muito feliz com sua presença. Mas se você for em sua Paróquia o seu pároco vai ficar muito feliz também! Aliás, o Evangelho vai falar que o PAI convida para o BANQUETE e muitos rejeitam o convite...mas tenho certeza que você ACEITA SEMPRE o convite de Deus, não é mesmo? Um domingo abençoado e alegre na sua vida.

E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.
Mateus 21,22

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
NOVENA A NOSSA SENHORA APARECIDA - 9º DIA


Oração Inicial

Meu Deus, vinde em meu auxílio.

Senhor, apressai-vos em me socorrer.



Oração ao Divino Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da Terra. Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso.



Oração para todos os dias

Virgem puríssima, concebida sem pecado, e desde aquele primeiro instante toda bela e sem mancha, gloriosa Maria, cheia de graça, Mãe de meu Deus, Rainha dos anjos e dos homens: eu vos saúdo humildemente como Mãe do meu Salvador, que com aquela estima, respeito e submissão, com que vos tratava, me ensinou quais sejam as honras e a veneração que eu devo prestar-vos; dignai-vos, eu vô-lo rogo, de receber as que nesta Novena vos consagro. Vós sois o seguro asilo dos pecadores penitentes, e assim tenho razão para recorrer a vós; sois Mãe de misericórdia, e por este título não podeis deixar de enternecer-vos à vista das minhas misérias; sois depois de Jesus Cristo toda a minha esperança, e por esta razão não podereis deixar de reconhecer a terna confiança que tenho em vós; fazei-me digno de chamar-me vosso filho, para que possa confiadamente dizer-vos: mostrai que sois nossa Mãe!


Nono Dia

Ó viva luz de santidade e exemplo de pureza, Virgem e Mãe, Maria Santíssima, vós, apenas concebida, adorastes profundamente a Deus e lhe destes graças, porque, por meio de vós, levantada a antiga maldição, desceu uma grande bênção sobre os filhos de Adão. Ah! Senhora, fazei que esta bênção acenda no meu coração um grande amor para com Deus; inflamai-o, para que, constantemente ame o mesmo Senhor, e depois goze eternamente no Paraíso, onde possa dar-lhe as mais vivas graças pelos singulares privilégios a vós concedidos e possa também ver-vos coroada de tamanha vitória.



Jaculatória (ao final todos os dias)

Senhora Aparecida, milagrosa Padroeira, sede nossa guia nesta mortal carreira! Ó Virgem Aparecida, sacrário do Redendor, daí à alma desfalecida vosso poder e valor. Ó Virgem Aparecida, fiel e seguro norte, alcançai-nos graças na vida, favorecei-nos na morte!

Pai Nosso,
Ave-Maria,
Glória.



CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA


Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida,possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.

Amém.




ORAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA PEDINDO PROTEÇÃO


Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida,
Mãe de Deus, Rainha dos Anjos,
Advogada dos pecadores,
refúgio e consolação dos aflitos e atribulados,

Virgem Santíssima,
cheia de poder e de bondade,
lançai sobre nós um olhar favorável,
para que sejamos socorridos por vós,
em todas as necessidades em que nos acharmos.

Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida,
que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que têm a vós recorrido,
invocado vosso santíssimo nome
e implorado a vossa singular protecção,
fosse por vós abandonado.

Animados com esta confiança,
a vós recorremos.

Tomamo-vos para sempre por nossa Mãe,
nossa protectora, consolação e guia,
esperança e luz na hora da morte.

Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos
e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus.
Preservai-nos de todos os perigos
da alma e do corpo;
dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais.

Livrai-nos da tentação do demónio,
para que, trilhando o caminho da virtude,
possamos um dia ver-vos e amar-vos
na eterna glória, por todos os séculos dos séculos.

Amém.


- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo