6ª-feira da 10ª Semana Do Tempo Comum - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Liturgia Diária


1a Leitura - 1Rs 19,9a.11-16

Leitura do Primeiro Livro dos Reis 19, 9a. 11-16

Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus,
9a O profeta Elias entrou numa gruta, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos:
11 'Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar'. Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto.
12 Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se um murmúrio de uma leve brisa.
13 Ouvindo isto, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta. Ouviu, então, uma voz que dizia: 'Que fazes aqui, Elias?'
14 Ele respondeu: 'Estou ardendo de zelo pelo Senhor, Deus Todo-poderoso, porque os filhos de Israel abandonaram tua aliança, demoliram teus altares e mataram à espada teus profetas. Só eu escapei. Mas, agora, também querem matar-me'.
15 O Senhor disse-lhe: 'Vai e toma o teu caminho de volta, na direção do deserto de Damasco. Chegando lá, ungirás Hazael como rei da Síria.
16 Unge também a Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel, e a Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar.
Palavra do Senhor.





Salmo - Sl 26,7-8a. 8b-9abc. 13-14 (R. 8b)

R.Senhor, é vossa face que eu procuro!

7 Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, / atendei por compaixão! 8a Meu coração fala convosco confiante.
R.

8b é vossa face que eu procuro, 9a Não afasteis em vossa ira o vosso servo, / sois vós o meu auxílio!   9b Não me esqueçais nem me deixeis abandonado, 9c meu Deus e Salvador!
R.

13 Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver / na terra dos viventes. 14 Espera no Senhor e tem coragem, / espera no Senhor!
R.





Evangelho - Mt 5,27-32

Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5, 27-32
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
27 Ouvistes o que foi dito: 'Não cometerás adultério'.
28 Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.
29 Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno.
30 Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno.
3l Foi dito também: 'Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio'.
32 Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério.
Palavra da Salvação.






Pesquisa rápida
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Senhor, a vossa face é que eu procuro”.
Mt 5, 27-32

A pureza do coração é uma virtude a ser cuidada pelo discípulo de Jesus. Jesus exige o cumprimento da Lei com radicalidade. Nada de legalismo, mas consciência da radicalidade do amor e o respeito pelo outro. Nada de exterioridade, escondendo um interior cheio de malicia e segundas intenções. Nada de hipocrisia, empecilho para mostrar o que realmente se é diante de Deus. É preciso saber cortar o mal pela raiz.

Jesus estabelece um horizonte novo, quando apresenta as Bem-aventuranças. Aponta que a raiz do pecado está no coração, o lugar das intenções. Antes de acontecer na prática, o pecado já aconteceu no coração. Ali é campo de batalha.

No coração é que nascem a impureza, o ódio, a mentira e todo o tipo de pecado. E o coração é alimentado pelo olhar. Os olhos são a porta de entrada em nossa vida, isso vale para o bem e para o mal.

O olhar impuro do desejo abre caminho à traição. Se a intenção é má, deve ser arrancada antes que se torne ato. Não se trata de constatar as ações externas (entre elas o adultério), para puni-las com leis, mas aprender a sanar as intenções mais secretas no coração de cada um.

Jesus apresenta uma novidade, uma nova moral, um novo jeito de rezar e uma nova visão sobre todas as coisas. Esclarece que que é no coração que surge o pecado. Mas é no coração, também, que surgem as coisas boas. Por isso apresenta a imagem radical de arrancar o olho e cortar a mão, é a seriedade do esforço de purificar as intenções de um coração que aprendeu a amar. Os cortes são para salvar e revigorar o amor mutuo, evitando os desvios de paixões egoístas.  

Rezemos: Senhor, cria em mim um coração novo, dá-me um coração puro, sem malicia ou segundas intenções. Quero amar e respeitar o meu irmão. E rezemos hoje pelos namorados; que aprendam a amar radicalmente e consagrar-se no amor mutuo, é o encontro de liberdades que se unem.

Deus abençoe você e sua família.

Pe. João Luiz
FOTO: MONSENHOR JOÃO LUÍS FÁVERO
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe você nessa espetacular jornada de sexta-feira. Hoje se recorda o dia dos namorados...que você seja sempre um enamorado pela vida, pelas pessoas, pela natureza, por tudo aquilo que a vida lhe dá todos os dias.  Creia, hoje o dia será melhor que ontem! Deus nos dá mais uma oportunidade de sermos melhores e fazermos o bem. Então lance a semente do amor, da paz, da alegria, da concórdia, da justiça, da caridade, da ternura, da misericórdia. E se prepare para tudo aquilo que o Senhor vai recompensar você. Ele vai!!!

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
1 Coríntios 13, 4-7
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Com carinho e bençãos

Frei Rinaldo, osm
FOTO: FREI RINALDO STECANELA
FEVEREIRO
D
S
T
Q
Q
S
S






1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo