12 DE OUTUBRO - SÁBADO - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
Pesquisa rápida
No dia da padroeira do Brasil, o Papa Francisco tem uma mensagem especial a todos os brasileiros:

No dia de Nossa Senhora Aparecida, trago no coração o povo brasileiro e envio uma saudação. Que Ela, pequenina e humilde, continue os cobrindo e acompanhando em seu caminho: caminho de paz, de alegria, de justiça. Que Ela os acompanhe em suas dores, quando não podem crescer por tantas limitações políticas ou sociais ou ecológicas, e de tantos lugares provêm. Que Ela os ajude a crescer e a se libertar continuamente. Que os abençoe.

A mensagem foi gravada neste sábado (12/10), no intervalo matutino da 7ª  Congregação Geral no âmbito dos trabalhos do Sínodo dos Bispos para a Amazônia.
Liturgia Diária


Nossa Senhora da Conceição Aparecida . Solenidade
12 de Outubro de 2019
Cor: Branco




1ª Leitura - Est 5,1b-2; 7,2b-3

Concede-me a vida do meu povo - eis o meu desejo!

Leitura do Livro de Ester 5,1b-2; 7,2b-3
1b Ester revestiu-se com vestes de rainha e foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada.
2 Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro.
7,2b Então, o rei lhe disse: "O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida".
3 Ester respondeu-lhe: "Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida - eis o meu pedido! - e a vida do meu povo - eis o meu desejo!
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 44(45),11-12a.12b-13.14-15a.15b-16 (R. 11.12a)
 
R. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:
que o Rei se encante com vossa beleza!


11 Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: +
"Esquecei vosso povo e a casa paterna! *
12a Que o Rei se encante com vossa beleza!
R.
14 Majestosa, a princesa real vem chegando, +
vestida de ricos brocados de ouro, *
15a Em vestes vistosas ao Rei se dirige,
R.
15b e as virgens amigas lhe formam cortejo, +
16 entre cantos de festa e com grande alegria, *
ingressam, então, no palácio real".
R.


2ª Leitura - Ap 12,1.5.13a.15-16a
 
Um grande sinal apareceu no céu.

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 12,1.5.13a.15-16a
1 Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.
5 E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono.
13a Quando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino.
15 A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher, a fim de a submergir.
16a A terra, porém, veio em socorro da mulher.
Palavra do Senhor.


Evangelho - Jo 2,1-11
 
Fazei o que ele vos disser.

+ Proclamaçâo do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 2,1-11
Naquele tempo:
1 Houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava presente.
2 Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento.
3 Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho".
4 "Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou."
5 Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser".
6 Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.
7 Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca.
8 Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram.
9 O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.
10 O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!"
11 Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.
Palavra da Salvação.




Fonte: Youtube RS21
Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Escutai minha filha, olhai, ouvi isto: que o o Rei se encante com vossa beleza”.
Jo 2, 1-11

APARECIDA: A MÃE QUE CUIDA E SURPREENDE

O Papa Francisco lembra: “Quem poderia imaginar que o lugar de uma pesca infrutífera, tornar-se-ia o lugar onde todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma Mãe? Deus sempre surpreende, sempre nos reserva o melhor”.

Maria se revela uma presença surpreendente, capaz de ver além do cotidiano e do estabelecido. Abre os nossos olhos para enxergar e se alegrar com Jesus que espera encontrar em cada um de nós, um coração aberto para acolher o seu ensinamento.

A presença de Maria é uma presença que faz a diferença: presença solidária, marcada pela atenção, prontidão e sensibilidade, própria de uma mãe que acompanha os filhos com ternura.

Sua presença não era presença anônima, mas comprometida; presença expansiva que mobilizou os outros, assim como mobilizou seu Filho a antecipar sua “hora”.

A presença silenciosa, original e mobilizadora de Maria des-vela e ativa também em nós uma presença inspiradora, nos leva ao encontro com o seu Filho. É uma presença restauradora.

Nossa Senhora Aparecida, solidária com os sofredores e marginalizados, ela é companheira de caminhada. Como nas bodas de Caná, ela está atenta as necessidades dos seus filhos, providenciando tudo para que a festa da vida, da alegria, do Reino aconteça.  Está sempre lembrando: “façam tudo o que Ele disser”, nos sustenta na fé, na esperança e na prática do bem.

Rezemos: pela nossa Pátria, pelas famílias, pelas nossas crianças ...
Ave Maria...

Deus abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe você neste dia tão especial.
Escrevi esta mensagem nesse dia tão especial onde todos nós, brasileiros, estamos honrando, homenageando e celebrando nossa querida Padroeira.
O que significa "Celebrar nossa Padroeira"?
Celebrar nossa Padroeira é recordar que nós não somos órfãos nem de Pai e nem de Mãe. Temos uma Mãe que nos foi dada por Jesus, no alto da Cruz, como um dom, um presente do seu coração para todos nós, quando nos disse – Filho eis aí a tua mãe!
Celebrar nossa Padroeira é encher o nosso coração de lágrimas e emoção por ver tantos romeiros e peregrinos que devotamente se dirigem ao Santuário, todos os anos,  percorrendo longas distâncias, muitas delas, feitas a pé, enfrentando sol, chuva, cansaço e feridas.
Celebrar nossa Padroeira é captar a alma pura de nosso povo simples e pobre que deposita em Maria a esperança de dias melhores para sua vida, casa, família e nação.
Celebrar nossa Padroeira é ter a certeza de uma Mãe atenta e que intercede pelo filho doente, carente, desenganado, desempregado, aflito, só...e que busca em Maria a força necessária para continuar lutando e acreditando no poder da graça.
Celebrar nossa Padroeira é ter a certeza que o melhor ainda está para acontecer!
Celebrar nossa Padroeira é olhar em seus olhos e ver que o amor de Deus é real!
Celebrar nossa Padroeira é acreditar que o melhor vinho será colocado nas taças de nossas vidas, como nas Bodas de Caná.
Celebrar nossa Padroeira é ter a certeza que Deus nos ama e cuida de cada um de nós com amor eterno.
Celebrar nossa Padroeira é ter a certeza que ela sempre vai à frente abrindo caminhos para a chegada da graça de Deus.
Celebrar nossa Padroeira é receber todos os dias o amor bondoso e misericordioso de Jesus.
Celebrar nossa Padroeira é elevar nossos braços ao céu e também dizer: o poderoso fez em mim maravilhas...Santo é o seu nome.
Viva nossa Senhora Aparecida.
Viva nossa Padroeira.
Viva nossa Mãe... a mãe do nosso amado Brasil.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rainha e padroeira do Brasil, rogai por nós...
ORAÇÃO


Nossa Senhora Aparecida, é a forma como Nossa Senhora é carinhosamente chamada no Brasil, país do qual é padroeira. Ela é reverenciada numa estátua de Nossa Senhora da Conceição, vestida com um manto azul todo enfeitado. Ela fica exposta na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, interior do Estado de São Paulo. A festa em sua honra é celebrada no dia 12 de outubro, também dia das crianças. Este dia é feriado para os brasileiros desde 1980, quando a basílica foi consagrada por João Paulo II em sua primeira visita ao Brasil. A basílica de Aparecida é a segunda maior do mundo, a quarta igreja mariana que recebe mais visitas no mundo, com a incrível capacidade de receber 45 mil romeiros no seu interior.


História de Nossa Senhora aparecida

Os fatos foram registrados primeiramente pelos padres José Alves Vilela, em 1743, e João de Morais e Aguiar, em 1757. Esses registros foram feitos nos livros da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, à qual pertencia a região onde a imagem foi encontrada. A imagem apareceu em outubro de 1717. E os fatos aconteceram assim:

Dom Pedro de Almeida, governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, homem que detinha também o título de Conde de Assumar, passava por Guaratinguetá, SP, quando viajava para Vila Rica, MG. A população organizou uma festa para receber o conde de Assumar. Para prepararem a comida, pescadores foram para o rio Paraíba com a difícil missão de conseguirem muitos peixes para a comitiva do governador, mesmo não sendo tempo de pesca. Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, sentindo o peso de sua responsabilidade, fizeram uma oração pedindo a ajuda da Mãe de Deus. Depois de tentar várias vezes sem sucesso, na altura do Porto Itaguaçu, já desistindo da pescaria, João Alves lançou a rede novamente. Não pegou nenhum peixe, mas apanhou a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Porém, faltando a cabeça. Emocionado, lançou de novo a rede e, desta vez, pegou a cabeça que se encaixou perfeitamente na pequena imagem. Só este fato, já foi um grande milagre. Mas, após esse achado, eles apanharam tamanha quantidade de peixes que tiveram que retornar ao porto com medo de a canoa virar. Os pescadores chegaram a Guaratinguetá eufóricos e emocionados com o que presenciaram e toda a população entendeu o fato como intervenção divina. Assim aconteceu o primeiro de muitos milagres pela ação de Nossa Senhora Aparecida.


Devoção a Nossa Senhora Aparecida

A imagem ficou na casa de Filipe Pedroso por 15 anos. Ali, os amigos e vizinhos se encontravam para rezar à Nossa Senhora da Conceição. Graças e mais graças começaram a acontecer e a história se espalhava Brasil afora. Por várias vezes, à noite, ao rezarem junto à imagem, as pessoas viam que as luzes se apagavam e depois acendiam misteriosamente. Então, todo o povo da vizinhança passou a rezar aos pés da imagem. Construíram um pequeno oratório em Itaguaçu, que em pouco tempo já não comportava o grande número de fieis que para lá acorria.


Primeira Capela

O vigário da cidade de Guaratinguetá resolveu construir uma capela no morro dos Coqueiros. As obras terminaram em julho de 1745. O filho de Filipe Pedroso ajudou a construir essa capela. No dia 20 de abril de 1822, o imperador Dom Pedro I, juntamente com uma grande comitiva, fizeram uma visita à capela para homenagear a imagem milagrosa da Senhora de Aparecida, como também é conhecida.

A quantidade de pessoas e romeiros que visitavam a imagem aumentava a cada dia. Por isso, em 1834, deram início às obras da igreja que é conhecida hoje como Basílica Velha. Ela era bem maior que a capela e foi consagrada no dia 8 de dezembro do ano de 1888.


Coroa e Manto de Nossa Senhora Aparecida

Em sua segunda visita à basílica, feita no dia 6 de novembro de 1888, a Princesa Isabel ofereceu à santa uma bela coroa feita de ouro, enfeitada com rubis e diamantes. Era o cumprimento da promessa feita 20 anos antes, na primeira visita feita à imagem.


Missionários Redentoristas

Os Missionários Redentoristas, congregação de origem italiana, chegaram a Aparecida em outubro de 1894. Eram padres, religiosos e irmãos que se dedicavam ao trabalho de atender a todos os romeiros que chegavam para rezar e cumprir suas promessas a Nossa Senhora Aparecida.


Coroação e favores

A imagem foi solenemente coroada – com a coroa que a Princesa Isabel doou – em 8 de setembro de 1904. A imagem passou a ser apresentada, então, com o manto azul anil, bordado com ouro e pedras preciosas. A celebração foi presidida por Dom José Camargo Barros. Estavam presentes o Núncio Apostólico, vários bispos, o senhor Rodrigues Alves, então Presidente da República, e grande multidão. Após este fato, o Santo Padre concedeu ao Santuário de Aparecida outros favores: Ofício e missa própria de Nossa Senhora Aparecida e indulgências para os romeiros em peregrinação ao Santuário.


A BASÍLICA E A CIDADE

Em 29 de abril de 1908, a igreja passou a ser chamada de Basílica Menor e sua sagração se deu no dia 5 de setembro de 1909. Para a solenidade o Papa Pio X enviou, de Roma, relíquias de São Vicente Mártir. No dia 17 de dezembro de 1928, a vila que crescera em volta da Basílica e que pertencia ao município de Guaratinguetá, fica independente, tornando-se o município de Aparecida do Norte. Hoje, a cidade se chama Aparecida.


Nossa Senhora Aparecida, Rainha e padroeira do Brasil

O Papa Pio XI decreta Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil no dia 16 de julho de 1930. A Lei Federal nº 6.802 (30/06/1980) decreta oficialmente o dia 12 de outubro como feriado nacional, dia de devoção à santa. Esta Lei Federal também reconhece Maria como sendo a protetora do Brasil.


Rosa de Ouro

Em 1967, na festa de 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário a Rosa de Ouro, gesto repetido pelo Papa Bento XVI, que ofereceu outra Rosa, em 2007, por ocasião de sua Viagem Apostólica ao país, reconhecendo a importância da devoção a Nossa Senhora Aparecida e do Santuário de Aparecida para o Brasil.


Nova Basílica

O fenômeno de Aparecida é impressionante. O número de romeiros cresce, cresce, cresce. Milhares de graças e milagres são relatados ano após ano. Por isso, uma nova basílica, bem maior, começou a ser construída em 1955 para acolher o numeroso fluxo de romeiros vindos de todo o país. Benedito Calixto, o arquiteto responsável pela obra, idealizou um edifício no formato da cruz grega. A igreja tem 168m de largura por 173m de comprimento. Suas naves chegam a 40m de altura e a cúpula central alcança 70m de pé direito. É uma obra impressionante. No dia 4 de julho de 1980, numa celebração eucarística solenemente conduzida pelo Papa João Paulo II, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida foi finalmente consagrada. O santuário de Aparecida é a maior basílica do mundo dedicada à Maria Mãe de Deus.


Oração a Nossa Senhora Aparecida

Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados, ó Virgem Santíssima; cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades. Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado.  Animado com esta confiança a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha Mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte.  Assim pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho meu Redentor e Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar. Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Fonte: https://cruzterrasanta.com.br





Sgnificados dos símbolos da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

Antes de tudo é necessário entender que a imagem da santa sob o manto é Nossa Senhora da Conceição, em estilo barroco, sendo assim uma imagem simples, devido ao estilo de confecção de imagens no estilo daquela época, porém quando se compreende a imagem de Nossa Senhora da Conceição, é possível entender toda a beleza, e complexidade deste ícone.

Sabendo desse fato, fica mais fácil entender o porquê do nome completo de nossa padroeira é Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

O manto triangular

O manto da imagem de Nossa Senhora Aparecida é feito em formato triangular sempre, pois seus três pontos, nos remete à santíssima trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e estando sempre aberto sobre nós para nos conduzir ao caminho de Deus.

A coroa

A coroa remete a realeza de Maria, sendo ela rainha da Igreja e do Brasil, sendo assim a coroa na imagem de Nossa Senhora Aparecida sempre nos.

Sendo a coroa da imagem original de Nossa Senhora Aparecida um presente da Princesa Isabel por graças alcançadas.

As mãos postas em oração.

Em todas suas aparições maria vem para nos lembrar da oração, estas que são indispensáveis

A meia lua e os anjos sob os pés

Os anjos e as representações de meia lua localizados aos pés da imagem de Nossa Senhora Aparecida, servem para reforçar que Maria é a rainha dos céus, como dito no antigo testamento:

“.Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.”(Apocalipse 12:1) “Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz.” (Apocalipse 12:2).

Os anjos representam a luz de Deus que ilumina a Rainha dos Céus e da Terra.

No alto de todos os significados presentes nesta imagem ela nos trás os mais profundos significados de fé, contidos nesta imagem.

https://www.nossasagradafamilia.com.br







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo