Sábado da 10ª Semana Do Tempo Comum - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Liturgia Diária


1a Leitura - 1Rs 19,19-21

Eliseu levantou-se e seguiu Elias.

Leitura do Primeiro Livro dos Reis 19, 19-21
Naqueles dias:
19 O profeta Elias partiu dali e encontrou Eliseu, filho de Safat, lavrando a terra com doze juntas de bois; e ele mesmo conduzia a última. Elias, ao passar perto de Eliseu, lançou sobre ele o seu manto.
20 Então Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias, dizendo: 'Deixa-me primeiro ir beijar meu pai e minha mãe, depois te seguirei'. Elias respondeu: 'Vai e volta! Pois o que te fiz eu?
21 Ele retirou-se, tomou a junta de bois e os imolou. Com a madeira do arado e da canga assou a carne e deu de comer à sua gente. Depois levantou-se, seguiu Elias e pôs-se ao seu serviço.
Palavra do Senhor.





Salmo - Sl 15, 1-2a.5. 7-8. 9-10 (R. Cf. 5a)

R.O Senhor é a porção da minha herança.

1 Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! 2a Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor. 5 Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, / meu destino está seguro em vossas Mãos!
R.

7 Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, / e até de noite me adverte o coração. 8 Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, / pois se o tenho a meu lado não vacilo.
R.

9 Eis por que meu coração está em festa, / minha alma rejubila de alegria, / e até meu corpo no repouso está tranqüilo; 10 pois não haveis de me deixar entregue à morte, / nem vosso amigo conhecer a corrupção.
R.





Evangelho - Mt 5,33-37

Eu vos digo: não jureis de modo algum.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5, 33-37
Naquele tempo, disse Jesus aos seus díscipulos:
33 Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não jurarás falso', mas'cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor'.
34 Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
35 nem pela terra, porque é o suporte onde apóia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei.
36 Não jures tão pouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo.
37 Seja o vosso'sim': 'Sim', e o vosso'não': 'Não'. Tudo o que for além disso vem do Maligno.
Palavra da Salvação.





SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, PRESB. E DOUTOR DA IGREJA - SANTORAL





1a Leitura - Is 61,1-3a

O Senhor me ungiu e enviou-me
para dar a boa-nova aos humildes. (cf. Lc 4, 18)

Leitura do Livro do Profeta Isaías 61, 1-3a
1 O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos;
2 para proclamar o tempo da graça do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que choram,
3a para reservar e dar aos que sofrem por Sião uma coroa, em vez de cinza, o óleo da alegria, em vez da aflição.
Palavra do Senhor.





Salmo - Sl 88(89),2-3.4-5.21-22.25 e 27 (R. cf. 2a)

R.Ó Senhor, eu cantarei eternamente vosso amor.

2 Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, / de geração em geração eu cantarei vossa verdade! 3 Porque dissestes: 'O amor é garantido para sempre!' / E a vossa lealdade é tão firme como os céus.
R.

4 'Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, / e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor. 5 Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, / de geração em geração garantirei o teu reinado!'
R.

21 Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, / e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. 22 Estará sempre com ele minha mão onipotente, / e meu braço poderoso há de ser a sua força.
R.

25 Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, / sua força e seu poder por meu nome crescerão. 27 Ele, então, me invocará: `Ó Senhor, vós sois meu Pai, / sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação'!
R.





Evangelho - Lc 10,1-9

A vossa paz repousará sobre ele.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10, 1-9
Naquele tempo:
1 O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.
2 E dizia-lhes: 'A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.
3 Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.
4 Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!
5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!'
6 Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós.
7 Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.
8 Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem,
9 curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós.'
Palavra da Salvação.




Pesquisa rápida
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“O Senhor é a porção da minha herança”.
Mt 5, 33-37

Jesus recomenda: “Não jurem de maneira nenhuma”. Reprova o juramento que invoca a Deus como testemunha de nossas afirmações. Põe a salvo o segundo mandamento: “Não tomar o santo Nome de Deus em vão”.

O cristão é convidado a ser transparente e não ter a intenção de enganar o próximo. Jesus abomina as palavras enganadoras e definitivamente descarta a mentira de nossas relações, pois sua raiz é maligna.

A mentira é uma tentação muito forte, com ela imaginamos fugir da responsabilidade. É diante da fraqueza de nossa atitude que apelamos para o juramento. O Demônio é o pai da mentira e o juramento duplica a mentira. Só a verdade pode nos libertar.

O mentiroso torna-se refém da própria mentira. E uma mentira exige outra mentira para tentar salvar a situação. Podemos mentir pelas palavras e mentir pelas nossas atitudes. O pior de tudo é quando acreditamos em nossa mentira.

São Tiago, retoma as palavras de Jesus e deixa um recado para as comunidades cristas primitivas: “Irmãos, não jurem nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra coisa. Que o seu sim, seja sim, e o seu não seja não, para não caírem na condenação” (Tg 5, 12).

Hoje lembramos Santo Antônio, e ele ensina: “é viva a Palavra, quando são as obras que falam”, nossa vida precisa manter essa coerência entre aquilo que acreditamos e aquilo que fazemos. Com a vida Antônio anuncia o Evangelho. Os caminhos de Pádua, anunciam o Evangelho de Cristo.

Santo Antônio une: a sabedoria e humildade, a cultura e a simplicidade, oração e caridade. É amigo dos pobres, simples no trato com as pessoas. O povo ouve os ensinamentos e segue seus conselhos. As crianças são abençoadas. As mulheres e esposas são defendidas em seus direitos. Os lares são reunidos pela força do amor que ele sabe suscitar nos corações.

O povo lembra dos ensinamentos de das suas estórias: a mula se ajoelhou diante da Eucaristia; o coração do avarento foi encontrado no cofre do seu tesouro; a cura do pé decepado de um jovem; pregação para os peixes; a defesa dos agricultores e pobres diante do poder e da opressão. E na hora de sua morte, rezou à Nossa Senhora, de quem era muito devoto. E no seu último suspiro disse: “Estou vendo o meu Senhor!”. Aquele que ele soube contemplar e servir em cada irmão.

Rezemos: Senhor, quero ser transparente e jamais mentir. Quero ser sincero comigo mesmo, com Deus e com os irmãos.

Deus abençoe você e sua família.

Pe. João Luiz
FOTO: MONSENHOR JOÃO LUÍS FÁVERO
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe seu novo dia. Hoje celebramos Santo Antônio, um santo muito conhecido e popular no mundo inteiro, principalmente em nossa cultura. O nome de batismo era FERNANDO e ele quis mudar o nome para ANTÔNIO. Mais que mudar o registro no cartório o significado de mudar de nome era o de começar uma vida nova, uma nova história com Deus. É certo que não precisamos mudar de nome, porém, mudar de vida nós somos chamados a vivenciar a cada dia, não é mesmo? Então, que este dia seja de verdadeiras mudanças, pequenas, porém, significativas.
Santo Antônio, rogai por nós.


Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração! (Salmo 110)

Com carinho e bençãos,
Frei Rinaldo, osm
FOTO: FREI RINALDO STECANELA
FEVEREIRO
D
S
T
Q
Q
S
S






1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo