15/01/20 - QUARTA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
Francisco: embora perseguida e acorrentada, a Igreja nunca se cansa de acolher
Pesquisa rápida
Liturgia Diária

1ª SEMANA DO TEMPO COMUM

COR LITÚRGICA: VERDE




1ª Leitura - 1Sm 3,1-10.19-20
 
Fala, Senhor que teu servo escuta.


Leitura do Primeiro Livro de Samuel 3,1-10.19-20
Naqueles dias:
1 O jovem Samuel servia ao Senhor na presença de Eli. Naquele tempo a palavra do Senhor era rara e as visões não eram freqüentes.
2 Aconteceu que, um dia, Eli estava dormindo no seu quarto. Seus olhos começavam a enfraquecer e já não conseguia enxergar.
3 A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel estava dormindo no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus.
4 Então o Senhor chamou: 'Samuel, Samuel!' Ele respondeu: 'Estou aqui'.
5 E correu para junto de Eli e disse: 'Tu me chamaste, aqui estou'. Eli respondeu: 'Eu não te chamei. Volta a dormir!' E ele foi deitar-se.
6 O senhor chamou de novo: 'Samuel, Samuel!' E Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse: 'Tu me chamaste, aqui estou'. Ele respondeu: 'Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!'
7 Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois, até então, a palavra do Senhor não se lhe tinha manifestado.
8 O Senhor chamou pela terceira vez: 'Samuel, Samuel!' Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: 'Tu me chamaste, aqui estou'. Eli compreendeu que era o Senhor que estava chamando o menino.
9 Então disse a Samuel: 'Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: 'Senhor, fala, que teu servo escuta!' E Samuel voltou ao seu lugar para dormir.
10 O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: 'Samuel! Samuel!' E ele respondeu: 'Fala, que teu servo escuta'.
19 Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras.
20 Todo Israel, desde Dã até Bersabéia, reconheceu que Samuel era um profeta do Senhor.
Palavra do Senhor.





Salmo - Sl 39,2.5. 7-8a. 8b-9. 10 (R.8a. 9a)
 
R. Eis que venho fazer, com prazer,
a vossa vontade Senhor!
 
2
Esperando, esperei no Senhor,*
e inclinando-se, ouviu meu clamor.
5 É feliz quem a Deus se confia; +
quem não segue os que adoram os ídolos *
e se perdem por falsos caminhos.
R.
 
7
Sacrifício e oblação não quisestes,*
mas abristes, Senhor, meus ouvidos;
não pedistes ofertas nem vítimas,+
holocaustos por nossos pecados,*
8a E então eu vos disse: 'Eis que venho!'
R.
 
8b
Sobre mim está escrito no livro:
9 'Com prazer faço a vossa vontade,*
guardo em meu coração vossa lei!'
R.
 
10
Boas-novas de vossa justiça
anunciei numa grande assembléia;*
vós sabeis: não fechei os meus lábios!
R.





Evangelho - Mc 1,29-39
 
Curou muitas pessoas de diversas doenças
 
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,29-39
Naquele tempo:
29 Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André.
30 A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus.
31 E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los.
32 É tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio.
33 A cidade inteira se reuniu em frente da casa.
34 Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.
35 De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto.
36 Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus.
37 Quando o encontraram, disseram: 'Todos estão te procurando'.
38 Jesus respondeu: 'Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim'.
39 E andava por toda a Galiléia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.
Palavra da Salvação.





Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!”
Mc 1, 29-39

Por meio da Palavra, o Senhor nos fala, devemos escutar e conhecer a sua vontade. Convida a dar a uma resposta de amor em favor dos irmãos. Ele quer os seus filhos livres de tudo o que põe a vida em risco: “Fala que o teu servo escuta”.

No Evangelho vemos um panorama da missão de Jesus e da sua vida dinâmica: viagens, ensinamentos, curas, expulsão de espirito impuros, oração. Jesus sai da sinagoga e junto com Tiago e João, vai à casa de Simão e André.

Aí, com o toque de sua mão, vai curar a febre da sogra de Pedro. Livre da febre, ela se põe a servir, está a serviço da comunidade. O serviço ao próximo é a maneira de mostrar gratidão a Deus.

Há uma estreita relação entre cura e serviço. A doença impedia de fazer o bem, curando e deixando livre, Jesus a capacitou para agir e ela passou a fazer o bem.

O serviço é uma disposição do coração. Existem pessoas beneficiadas por Deus e continuam egoístas. É uma situação de milagre incompleto. O milagre se completa quando a pessoa aprende a amar e a praticar o bem, aprende a seguir Jesus.

Ao pôr do sol, Jesus cura muitos doentes e possuídos pelo espirito impuro. Na madrugada. Jesus se retira a sós e vai rezar. Ele mostra a importância da comunhão com Deus no meio de nossas atividades. Ele não se prende a grupos e nem a interesses. Jesus não se deixa aprisionar, é livre.

O gesto carinhoso e libertador de Jesus, continua se repetindo hoje; onde há sofrimento e pecado, aí a Igreja deve estar. O Papa fala de uma Igreja que vai ao encontro dos que sofrem e estão longe de Deus.

Trata-se de uma Igreja, que a semelhança de um hospital de campanha, acolhe todos os doentes e feridos. Não é uma Igreja fechada em si mesma, mas missionária, vai a todos, uma Igreja Samaritana.

Rezemos: Senhor quero ser uma Igreja orante, que escuta a Palavra e vai discernindo o chamado. Uma Igreja missionária e samaritana. Assim eu quero ser. “Fala que teu servo escuta”.

Deus abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe você nessa maravilhosa jornada de quarta-feira. Que seu dia seja leve. Que suas palavras sejam verdadeiras. Que sua atitude seja transparente! Deus é Pai e tudo vê. Ele quer o melhor para cada um de nós!

Romanos 8:35-39
"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro. 37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. 38 Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo