16/02/20 - DOMINGO - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
ÂNGELUS
Pesquisa rápida
Liturgia Diária



 

6º DOMINGO - TEMPO COMUM

COR: VERDE 





 

1a Leitura - Eclo 15,16-21 (Gr.15-20)


A ninguém mandou agir como ímpio.

 

Leitura do Livro do Eclesiástico 15, 16-21 (Gr. 15-20)

16 Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás. 

17 Diante de ti, Ele colocou o fogo e a água; para o que quiseres, tu podes estender a mão. 

18 Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir. 

19 A sabedoria do Senhor é imensa, ele é forte e poderoso e tudo vê continuamente. 

20 Os olhos do Senhor estão voltados para os que o temem. Ele conhece todas as obras do homem. 

21 Não mandou a ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença de pecar.

Palavra do Senhor.





 

Salmo - Sl 118,1-2.4-5.17-18.33-34 (R.1)


R. Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!


1 Feliz o homem sem pecado em seu caminho, / que na lei do Senhor Deus vai progredindo!   2 Feliz o homem que observa seus preceitos, / e de todo o coração procura a Deus!

R.

 

4 Os vossos mandamentos vós nos destes, / para serem fielmente observados.   5 Oxalá seja bem firme a minha vida / em cumprir vossa vontade e vossa lei!

R.

 

17 Sede bom com vosso servo, e viverei, / e guardarei vossa palavra, ó Senhor.  18 Abri meus olhos, e então contemplarei / as maravilhas que encerra a vossa lei!

R.

 

33 Ensinai-me a viver vossos preceitos; / quero guardá-los fielmente até o fim!   34 Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, / e de todo o coração a guardarei.

R.





 

2a Leitura - 1Cor 2, 6-10


Deus destinou, desde a eternidade, uma sabedoria para nossa glória.

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 2, 6-10

Irmãos: 

6 Entre os perfeitos nós falamos de sabedoria, não da sabedoria deste mundo nem da sabedoria dos poderosos deste mundo, que, afinal, estão votados à destruição. 

7 Falamos, sim, da misteriosa sabedoria de Deus, sabedoria escondida, que, desde a eternidade, Deus destinou para nossa glória. 

8 Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória. 

9 Mas, como está escrito, 'o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram nem os ouvidos ouviram nem coração algum jamais pressentiu'. 

10 A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito. Pois o Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus.

Palavra do Senhor.





 

Evangelho - Mt 5,17-37


Assim foi dito aos antigos; eu, porém, vos digo.

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5, 17-37

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 

17 Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 

18 Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 

19 Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus. 

20 Porque eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 

21 Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal'. 

22 Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: 'patife!' será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de'tolo' será condenado ao fogo do inferno. 

23 Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 

24 deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 

25 Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 

26 Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo. 

27 Ouvistes o que foi dito: 'Não cometerás adultério'. 

28 Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 

29 Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. 

30 Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno. 

3l Foi dito também: 'Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio'. 

32 Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério. 

33 Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: 'Não jurarás falso', mas'cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor'. 

34 Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 

35 nem pela terra, porque é o suporte onde apóia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. 

36 Não jures tão pouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. 

37 Seja o vosso'sim': 'Sim', e o vosso'não': 'Não'. Tudo o que for além disso vem do Maligno.

Palavra da Salvação.





 
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)

“Feliz o homem sem pecado em seu caminho.”
Mt 5, 17-37

Jesus não se apegou a letra da Lei. Sua atenção esteve, antes focada no espírito da Lei, correspondente ao que o Pai deseja de todo ser humano. Por isso teve a ousadia de reinterpreta-la, com o intuito de perceber o pensamento divino escondido em cada mandamento.

A afirmação “Eu, porém, vos digo” jamais havia saído da boca de nenhum mestre. A liberdade de Jesus, que o tornava diferente, devia-se à estreita união com o Pai, a qual o permitia descobrir, nas entrelinhas da Lei, o verdadeiro querer de Deus a Humanidade.

Jesus vem dar o pleno cumprimento a Lei, o compromisso com a justiça é a porta de entrada do Reino de Deus. A justiça exigida por Jesus é desenvolvida pela prática da misericórdia nas relações humanas. “Se a justiça de vocês não superar a justiça dos doutores da Lei e fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus”.

Jesus não está abolindo a Lei de Moises, mas quer e espera de sua comunidade um salto de qualidade em relação às exigências da Lei. Ele quer uma justiça acompanhada de misericórdia e fé.
Ele veio fazer novas todas as coisas. Mostrar que o amor sem limites a Deus e ao irmão é a plenitude da Lei de Cristo, é a justiça do Reino de Deus. São Paulo resume: “O Amor é o cumprimento total da Lei” (Rm 3, 10). Esta justiça, será capaz de transformar as relações humanas e garantir um mundo melhor.

Os mandamentos de Deus não são contra o homem, mas a favor de deles. Deus quer que todos sejam felizes e indica o caminho. Os juramentos não garantem relações baseadas na verdade e na confiança. Pessoa sincera dispensa juramentos, sejamos coerentes, justos e fraternos.

Deus abençoe você e sua família.

Pe. João Luiz
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua preciosa vida nesse novo domingo que começou! Que, além do merecido descanso, seu dia possa vir repleto de alegrias, paz, serenidade e bençãos. A melhor e maior manifestação que um cristão pode ter para com Deus como forma de agradecer toda a semana vivida é participar de uma Eucaristia! Pois o significado da palavra "eucaristia" é a "boa ação de graças". Então AGRADEÇA a DEUS participando de uma boa Eucaristia.


Feliz é todo aquele que não anda/ conforme os conselhos dos perversos;/ que não entra no caminho dos malvados,/ nem junto aos zombadores vai sentar-se;/ mas encontra seu prazer na lei de Deus/ e a medita, dia e noite, sem cessar.

Eis que ele é semelhante a uma árvore,/ que à beira da torrente está plantada;/ ela sempre dá seus frutos a seu tempo,/ e jamais as suas folhas vão murchar./ Eis que tudo o que ele faz vai prosperar. (Salmo 1)

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo