18 DE SETEMBRO - QUARTA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
Pesquisa rápida
QUARESMA DE SAO MIGUEL
Liturgia Diária
18 DE SETEMBRO DE 2019
24ª SEMANA DO TEMPO COMUM
COR LITÚRGICA: VERDE




1a Leitura - 1Tm 3,14-16
 
Grande é o mistério da piedade!

Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 3, 14-16
Caríssimo:
14 Escrevo com a esperança de ir ver-te em breve.
15 Se tardar, porém, quero que saibas como proceder na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.
16 Não pode haver dúvida de que é grande o mistério da piedade: Ele foi manifestado na carne, foi justificado no espírito, contemplado pelos anjos, pregado às nações, acreditado no mundo, exaltado na glória!
Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 110 (111),1-2. 3-4. 5-6 (R. 2a)
 
R. Grandiosas são as obras do Senhor!
R. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
 
1 Eu agradeço a Deus de todo o coração / junto com todos os seus justos reunidos! 2 Que grandiosas são as obras do Senhor, / elas merecem todo o amor e admiração!
R.
 
3 Que beleza e esplendor são os seus feitos! / Sua justiça permanece eternamente! 4 O Senhor bom e clemente nos deixou / a lembrança de suas grandes maravilhas.
R.
 
5 Ele dá o alimento aos que o temem / e jamais esquecerá sua Aliança. 6 Ao seu povo manifesta seu poder, / dando a ele a herança das nações.
R.

Evangelho - Lc 7,31-35
 
Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 7, 31-35
Naquele tempo, disse Jesus:
31 Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem?
32 São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: 'Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!
'33 Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: 'Ele está com um demônio!'
34 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: 'Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!'
35 Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos. '
Palavra da Salvação.




Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Grandiosas são as obras do Senhor!”
Lc 7, 31-35

Jesus faz um desabafo. Denuncia a atitude de quem sempre tem motivo para criticar. Qualquer que seja a situação, buscam desculpas para se justificarem, em vez de se abrirem ao projeto de Deus.

Na mira de Jesus estavam as lideranças religiosas que rejeitaram João Batista por seu estilo severo de vida, muito duro de ser seguido, taxaram-no de louco. Porém, rejeitam também a Jesus, e não se dispuseram a conversão diante das Palavras de misericórdia e de seus grandes prodígios. O chamaram de “Comilão e beberrão, amigo dos cobradores de impostos e pecadores”.

São como crianças caprichosas: nada é capaz de desperta-lhes interesse. Mas, muitos discípulos que eram desprezados pelas lideranças religiosas e autoridades, ou seja, o povo simples e pecador, foram inteligentes e aceitaram a conversão anunciada por João e o compromisso com Jesus.

Essa atitude de rejeição pode ser encontrada também na comunidade de Jesus. Há quem tenha optado por Jesus, sem o desejo de abraçar sinceramente o seu projeto. E fica encontrando justificativas para escapar das exigências de pautar a sua vida pelo querer do Pai e querem levar uma vida segundo suas conveniências.

Rezemos: Senhor, dá-me a grandeza de mente e coração para acolher a vontade do Pai e colocá-la em prática, sem fugir dos compromissos assumidos.

Deus abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe seu novo dia que já está começando trazendo do céu as mais lindas mensagens de amor e gratidão pela vida que se inicia. Que seu dia seja muito, muito especial.

Como é bom render graças ao Senhor
e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; anunciar de manhã o teu amor leal
e de noite a tua fidelidade,
Salmo 91:1-2
Evangelho do dia:
Evangelho (Lc 7,31-35)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo +segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 31“Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? 32São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!’

33Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: ‘Ele está com um demônio!’ 34Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!’ 35Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo