19 DE SETEMBRO - QUINTA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
Pesquisa rápida
QUARESMA DE SAO MIGUEL
Liturgia Diária
19 DE SETEMBRO DE 2019
24ª SEMANA DO TEMPO COMUM
COR LITÚRGICA: VERDE





1a Leitura - 1Tm 4,12-16
 
Cuida de ti mesmo e daquilo que ensinas. Assim te salvarás a ti mesmoe também àqueles que te escutam.

Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 4, 12-16
 
Caríssimo:
12 Ninguém te despreze por seres jovem. Pelo contrário, serve de exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, na caridade, na fé, na pureza.
13 Até que eu chegue, dedica-te à leitura, à exortação, ao ensino.
14 Não descuides o dom da graça que tu tens e que te foi dada por indicação da profecia, acompanhada da imposição das mãos do presbitério.
15 Com perseverança, põe estas coisas em prática, para que todos vejam o teu progresso.
16 Cuida de ti mesmo e daquilo que ensinas. Mostra-te perseverante. Assim te salvarás a ti mesmo e também àqueles que te escutam.
Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 110 (111),7-8. 9. 10 (R. 2a)
 
R. Grandiosas são as obras do Senhor!

7 Suas obras são verdade e são justiça, / seus preceitos, todos eles, são estáveis, 8confirmados para sempre e pelos séculos, / realizados na verdade e retidão.
R.
 
9 Enviou libertação para o seu povo, / confirmou sua Aliança para sempre. / Seu nome é santo e é digno de respeito.
R.
 
10 Temer a Deus é o princípio do saber, / e é sábio todo aquele que o pratica. / Permaneça eternamente o seu louvor.
R.

Evangelho - Lc 7,36-50
 
Os muitos pecados que ela cometeu estãoperdoados porque ela mostrou muito amor.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 7, 36-50
Naquele tempo:
36 Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.
37 Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume,
38 e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.
39 Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: 'Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora. '
40 Jesus disse então ao fariseu: 'Simão, tenho uma coisa para te dizer. ' Simão respondeu: 'Fala, mestre!'
41 'Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinqüenta.
42 Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?'
43 Simão respondeu: 'Acho que é aquele ao qual perdoou mais. ' Jesus lhe disse: 'Tu julgaste corretamente. '
44 Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: 'Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos.
45 Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés.
46 Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume.
47 Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor. '
48 E Jesus disse à mulher: 'Teus pecados estão perdoados. '
49 Então, os convidados começaram a pensar: 'Quem é este que até perdoa pecados?'
50 Mas Jesus disse à mulher: 'Tua fé te salvou. Vai em paz!'
Palavra da Salvação.






SÃO JANUÁRIO, BISPO E MÁRTIR - SANTORAL - COR LITÚRGICA: VERMELHO - MEMÓRIA

1a Leitura - Hb 10,32-36
 
Suportastes longas e dolorosas lutas.

Leitura da Carta aos Hebreus 10, 32-36
Irmãos:
32 Lembrai-vos dos primeiros dias, quando, apenas iluminados, suportastes longas e dolorosas lutas.
33 Às vezes, éreis apresentados como espetáculo, debaixo de injúrias e tribulações; outras vezes, vos tornáveis solidários dos que assim eram tratados.
34 Com efeito, participastes dos sofrimentos dos prisioneiros e aceitastes com alegria o confisco dos vossos bens, na certeza de possuir uma riqueza melhor e mais durável.
35 Não abandoneis, pois, a vossa coragem, que merece grande recompensa.
36 De fato, precisais de perseverança para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que ele prometeu.
Palavra do Senhor.
 
Salmo - Sl 125(126),1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R.5)
 
R. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

1 Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, / parecíamos sonhar;  2a encheu-se de sorriso nossa boca, / 2b nossos lábios, de canções.
R.
 
2c Entre os gentios se dizia: 'Maravilhas  2d fez com eles o Senhor!' 3 Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, / exultemos de alegria!
R.
 
4 Mudai a nossa sorte, ó Senhor, / como torrentes no deserto. 5 Os que lançam as sementes entre lágrimas, / ceifarão com alegria.
R.
 
6 Chorando de tristeza sairão, / espalhando suas sementes; / cantando de alegria voltarão, / carregando os seus feixes!
R.

Evangelho - Jo 12,24-26
 
Se alguém me serve, meu Pai o honrará.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 12, 24-26
Naquele tempo, disse Jesus a seus discipulos:
24 Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.
25 Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna.
26 Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará'.
Palavra da Salvação.




Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Grandiosas são as obras do Senhor!”
Lc 7, 36-50

A cena se passa na casa de um fariseu que oferece a Jesus um jantar. De um lado o fariseu que convidou Jesus; um homem de prestigio, observante da lei e ritualmente puro. Do outro, Jesus sempre capaz de compreender, acolher e surpreender.

Mas uma mulher conhecida como pecadora, irrompe e rouba a cena. Movida pelo arrependimento (choro) e impulsionada pela gratidão, oferece a Jesus a prova de seu amor; banha os pés dele com a lágrimas e unge com o perfume. Jesus acolhe, com total compreensão os gestos amorosos da nova mulher.

O fariseu pensa mal de ambos. Jesus põe no prato da balança, os atos amorosos da mulher e o prato vazio do fariseu, que deixou de fazer e que deveria ter feito na sua acolhida.

O fariseu foi incapaz de amar, seu olhar foi preconceituoso e rotulou a pecadora. Foi incapaz de perceber que a mulher tinha mudado. Fez um juízo maldoso em relação a Jesus que aceitou o gesto da mulher que se sentiu perdoada.

A sentença foi obvia: a mulher sai reabilitada, porque muito amou, se tornou uma nova criatura. O perfume do amor, gratidão, do perdão e da paz se espalhou por toda a casa.

Os discípulos de Jesus, tem nele um modelo inspirador.

Rezemos: Senhor, afasta de mim o preconceito que me leva a rotular as pessoas e delas me afastar. Dá-me um coração repleto de misericórdia para compreender e participar da gratidão do arrependimento.

Deus abençoe você e sua família.
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua preciosa vida. Que este seja um dia muito especial repleto de bençãos e graças na sua vida. Agradeça a Deus o dom da vida e viva com intensidade cada instante desse dia sabendo que Deus está no comando e vai proteger seus passos com a Luz do Espírito Santo. Uma ótima quinta!

“O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; Ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.” Deuteronômio 31,8.

Hoje recordamos, também, uma grande festa Mariana...Nossa Senhora da Salete.

Nossa Senhora de La Salette é a invocação dada à Virgem Maria nas suas aparições na montanha de La Salette, departamento de Isère, na região dos Alpes franceses. Nossa Senhora apareceu a 19 de setembro de 1846 a duas crianças: Maximin Giraud com 11 anos e Mélanie Calvat com 15 anos. O chamado à conversão está no coração da mensagem de La Salette. Tudo se dirige para esse fim: as lágrimas e o crucifixo, a luz e as rosas, as atitudes da Bela Senhora, seu caminhar desde o declive até o cume, mas sobretudo o discurso da Virgem. "Regressai a Deus com todo o vosso coração", Ele é a única fonte de vida. A ansiosa espera da criação deseja vivamente a revelação dos filhos de Deus... na esperança de ser libertada da corrupção para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus (Rm 8,19).
SANTO DO DIA
ORAÇÃO
Oração

Deus eterno e todo-poderoso, que a vossos pastores associates São Januário, a quem destes a graça de lutar pela justiça até a morte, concedei-nos, por sua intercessão, suportar por vosso amor as adversidades, e correr ao encontro de vós que sois a nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo