20/03/20 - SEXTA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"Fiat Voluntas Tua"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
MEDITAÇÃO DA QUARESMA
Pesquisa rápida
Liturgia Diária
Antífona de Entrada
Senhor, não há entre os deuses nenhum que se vos compare, porque sois grande e fazeis maravilhas: só vós, Senhor, sois Deus (Sl 85,8.10).




Oração do dia
Infundi, ó Deus, vossa graça em nossos corações, pra que, fugindo aos excessos humanos, possamos, com vosso auxílio, abraçar os vossos preceitos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.




1ª Leitura – Os 14,2-10

Não chamaremos mais ‘deuses nossos’
a produtos de nossas mãos.

Leitura da Profecia de Oséias 14,2-10
Assim fala o Senhor Deus:
2 Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado.
3 Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios.
4 A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia.’
5 ‘Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano.
7 Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano.
8 Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano.
9 Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto.
10 Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem.
Palavra do Senhor.




Salmo – Sl 80, 6c-8a. 8bc-9. 10-11ab. 14.17 (R. Cf. 11.9a)

R. Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

6c Eis que ouço uma voz que não conheço,*
7‘ Aliviei as tuas costas de seu fardo.
cestos pesados eu tirei de tuas mãos,*
8a Na angústia a mim clamaste, e te salvei.
R.


8b de uma nuvem trovejante te falei, *
8c e junto às águas de Meriba te provei.
9 Ouve, meu povo, porque vou te advertir! *
Israel, ah! se quisesses me escutar.
R.


10 Em teu meio não exista um deus estranho *
nem adores a um deus desconhecido!
11a Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, +
11b que da terra do Egito te arranquei.
R.


14 Quem me dera que meu povo me escutasse! *
Que Israel andasse sempre em meus caminhos.
17 eu lhe daria de comer a flor do trigo, *
e com o mel que sai da rocha o fartaria’.
R.



Evangelho – Mc 12,28b-34

Amarás o Senhor teu Deus.
Amarás o teu próximo.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo escrito por Marcos 12,28b-34

Naquele tempo:
28b Um mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Qual é o primeiro de todos os mandamentos?’
29 Jesus respondeu: ‘O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor.
30 Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!
31 O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes’.
32 O mestre da Lei disse a Jesus: ‘Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele.
33 Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios’.
34 Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: ‘Tu não estás longe do Reino de Deus’. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.
Palavra da Salvação.




Antífona da Comunhão
Amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a si mesmo vale mais que todos os sacrifícios (Mc 12,33).




Depois da Comunhão
Senhor Deus, que a vossa força penetre em nossa vida para que alcancemos em plenitude o que recebemos no Sacramento. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)

“Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!”.
Mc 12, 28-34

No tempo de Jesus ocorreu uma multiplicação de normas e proibições, chegaram a catalogar 320 mandamentos, alguns positivos e outros negativos. É nesse contexto que o mestre em leis quer saber qual é o primeiro.

Para muitos judeus, todos os mandamentos tinham força igual. Outro grupo pretendia que a observância do sábado fosse o preceito maior. Jesus foge dessa discussão e simplifica, apontando os dois mandamentos que são a síntese do seu projeto: amar a Deus e amar o próximo. São os dois pilares da religião.

São colunas inseparáveis, porque não se pode amar verdadeiramente a Deus, sem amar o irmão. Há mil maneiras de amar o próximo, mas há uma só maneira de amar a Deus: amando o próximo. E não se trata de amar somente os bons, mas amar também aqueles que não são tão amáveis como gostaríamos.

O mestre da Lei confirma a prioridade dos dois mandamentos. Jesus o elogia e o considera em condições de iniciar a caminhada no Reino de Deus. Não basta de fato conhecer os mandamentos. É necessário assumir a pessoa e os ensinamentos de Jesus, que é o primeiro a cumprir seriamente a vontade de Deus até as últimas consequências.

Jesus mostra que o amor não está na observância da Lei. Mas é o amor que se concretiza na vida que se oferece como dom e na acolhida ao próximo, sem limites. Jesus deu-se totalmente ao outro como se dá totalmente ao Pai.

Ele foi capaz de superar o legalismo entranhado na religião da época, para assumir o amor como fundamento de todos os mandamentos, porque é o modo correspondente de uma vida agradável a Deus. “Onde existe o amor. Deus aí está. ” Onde Deus está, aí o Reino se manifesta. A misericórdia mostra a sua face.

Rezemos: Senhor, coloque o amor em meu coração, para que a minha vida manifeste a misericórdia para com o próximo.

Deus abençoe você e sua família.

Pe. João Luiz
FOTO: MONSENHOR JOÃO LUÍS FÁVERO
Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia! Deus abençoe sua nova jornada que já começou! Um novo dia, novas oportunidades, um dia de recomeço ou de continuidade! Sua agenda vai determinar! Mas o mais importante é saber que você jamais estará sozinho porque Deus vai estar o tempo todo do seu lado para conduzir seus passos e guia-lo no melhor caminho de suas escolhas e iniciativas. Afinal, "tudo posso nAquele que me fortalece (Fil 4,13), não é verdade? Deus o abençoe e uma excelente jornada de sexta-feira. A luta contra o Corona continua sem dar tréguas! Faça a sua parte: lave bem as mãos com água e sabão, evite tocar nas coisas e colocar a mão na boca, nariz ou olhos...é por onde o vírus entra em nós! Evite aglomeramento! Intensifique a vida de oração e comunhão com sua família. Vamos vencer esse mal.

Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei
perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me
protegem. Salmo 22,4

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
FOTO: FREI RINALDO STECANELA
FEVEREIRO
D
S
T
Q
Q
S
S






1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo