2019 - ABRIL - 3 - QUARTA-FEIRA - Liturgia Católica Apostólica Romana

Ir para o conteúdo

2019 - ABRIL - 3 - QUARTA-FEIRA

MISSAL ROMANO > LITURGIA DO DIA
PROPÓSITO QUARESMAL
QUARTA-FEIRA, 3 DE ABRIL DE 2019 - 29º DIA
"Visitarei uma pessoa sem esperaças e falarei do amor de Deus a ela"
AUDIENCIA GENERAL
AUDIÊNCIA GERAL 03/04/19







4ª-feira da 4ª Semana da Quaresma
3 de Abril de 2019
Cor: Roxo


1ª Leitura - Is 49,8-15

Preservei-te para seres elo de aliança entre os povos
e para restaurar a terra.

Leitura do Livro do Profeta Isaías 49,8-15

8 Isto diz o Senhor: 'Eu atendo teus pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para seres elo de aliança entre os povos, para restaurar a terra, para distribuir a herança dispersa;
9 para dizer aos que estão presos: 'Saí!` e aos que estão nas trevas: 'Mostrai-vos`. E todos se alimentam pelas estradas e até nas colinas estéreis se abastecem;
10 não sentem fome nem sede, não os castiga nem o calor nem o sol, porque o seu protetor toma conta deles e os conduz às fontes d'água.
11 Farei de todos os montes uma estrada e os meus caminhos serão nivelados.
12 Eis que estão vindo de longe, uns chegam do Norte e do lado do mar, e outros, da terra de Sinim'.
13 Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres.
14 Disse Sião: 'O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!'
15 Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me esquecerei de ti.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 144, 8-9. 13cd-14. 17-18 (R. 8a)

R. Misericórdia e piedade é o Senhor.

8 Misericórdia e piedade é o Senhor, *
ele é amor, é paciência, é compaixão.
9 O Senhor é muito bom para com todos, *
sua ternura abraça toda criatura.
R.

13c O Senhor é amor fiel em sua palavra, *
dé santidade em toda obra que ele faz.
14 Ele sustenta todo aquele que vacila *
e levanta todo aquele que tombou.
R.

17 É justo o Senhor em seus caminhos, *
é santo em toda obra que ele faz.
18 Ele está perto da pessoa que o invoca, *
de todo aquele que o invoca lealmente.
R.


Evangelho - Jo 5,17-30

Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida,
o Filho também dá a vida a quem ele quer.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 5,17-30

Naquele tempo:
17 Jesus respondeu aos judeus: 'Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho'.
18 Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.
19 Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: 'Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também.
20 O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.
21 Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer.
22 De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar,
23 para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.
24 Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou,  possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida.
25 Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem, viverão.
26 Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo.
27 Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem.
28 Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora, em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão:
29 aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.
30 Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
Palavra da Salvação.




REFLEXÃO - MARIA NAZARÉ LINS BARBOSA


29º dia

“Na Casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos. Ele restaura as minhas forças” (Sl 22).

Senhor minha alma desgastada precisa ser restaurada, como um prédio, pintura ou escultura que vai apresentando rachaduras. Sim, essa alma que é obra Tua, - litúrgica - traz cores esvaídas e apagadas, e partes perdidas, mutiladas.

Se sempre de Deus a minha alma foi imagem, talvez tenha perdido a sua legibilidade. Mas sei que a Teus olhos essa alma estropiada é uma obra preciosa, única: vale uma “milionada”!

Quem pode restaurá-la? Deus, tão suave, sabe dar as suas pin- celadas. Respeita. Espera.

Não sou uma obra inerte ou acabada. Senhor, nesta Quaresma, deixarei que Tu faças as intervenções necessárias. Sirvo-me das palavras de Santo Ignacio de Loyola (1491-1556), que após um período de convalescença, teve seu corpo e sua alma restaurados, e se entregou a Deus.

Oração: “Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memória, o meu entendimento e toda a minha vontade. Tudo o que tenho e possuo de Vós o recebi. Por isso a Vós o entrego e restituo para que disponhais de tudo segundo a Vossa vontade. Concedei- me somente o vosso amor e a vossa graça, que isto me basta”. Senhor, que no dia de hoje eu permita tua ação na minha alma. Que meus gestos e atitudes reflitam Tua imagem restaurada em minha alma. Assim seja.

REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO - CAMPINAS


“Misericórdia e piedade é o Senhor”
Jo 5, 17-30

Jesus faz um paralelo entre Ele e o Pai. Entre Eles existe uma perfeita harmonia, comunhão total. O Filho tem acesso às obras do Pai e faz aquilo que o Pai faz. As obras do Pai se direcionam à vida, e vida em plenitude.

Jesus se apresenta como Filho e ousa anunciar que por sua voz, os mortos ressuscitarão. Ensina também que o Pai confia de tal modo Nele, que lhe confere autoridade para julgar o mundo. E seu julgamento é justo, porque sempre faz a vontade do Pai que o enviou.

O confronto de Jesus com um grupo de judeus, é cada vez maior. Isso acabará levando Jesus à condenação e à morte. Seus inimigos são seguidores obcecados da Lei e fazem acusações sobre Ele: Ele fez o bem em dia de sábado e que toma o nome Deus em vão.

O coração deles está endurecido e não deixam a verdade entrar neles. Onde eles viam apenas uma lei, muitas vezes estéril, Jesus via a necessidade das pessoas e a oportunidade de fazer o bem.

Os doutores da Lei não suportavam que uma pessoa, semelhante a eles, se fizesse tão próxima de Deus. Acreditam em Deus, mas não aceitam Jesus como o Filho de Deus. A ousadia de Jesus valeu-lhe terríveis contrariedades e, por fim a sua morte de cruz.

Para nós a cruz, não é loucura e nem escândalo e sim o gesto redentor, a grandeza do amor divino que salva a humanidade pecadora. Para além da Lei, a amor que traz a alegria e a vida e vida em abundância.

Rezemos: Senhor, que eu saiba cultivar momentos de intimidade com o Pai, para aprender a viver o ensinamento do Filho muito amado a quem devo escutar sempre.  

Deus abençoe você e sua família.

REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM


Bom dia. Deus abençoe sua preciosa jornada de quarta-feira. Que seja mais um dia de bençãos e graças. Que Deus esteja presente em todos os momentos do seu dia! Ele estará presente como Deus...mas é tão bom Ele estar presente como Pai...isso depende de você...chamá-LO para o seu dia! Que seja uma quarta feliz e repleta de momentos felizes e abençoados.

Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair. (Salmo 55, 22)

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm














FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

PUBLICIDADE
Voltar para o conteúdo