2019 - ABRIL - 6 - SÁBADO - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

- SOMENTE EVANGELHO, SEM POLÍTICA -
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
PROPÓSITO QUARESMAL
SÁBADO, 6 DE ABRIL DE 2019 - 32º DIA
"Conversarei pacientemente com uma pessoa que tenho pouca afinidade, e a ouvirei atentamente"
VATICAN NEWS - ESPAÑOL
NOTICIÁRIO DO VATICANO
Liturgia Diária
Sábado da 4ª Semana da Quaresma
6 de Abril de 2019
Cor: Roxo

1ª Leitura - Jr 11,18-20

Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício.

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 11,18-20

18 Senhor, avisaste-me e eu entendi; fizeste-me saber as intrigas deles.
19 Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício, e não sabia que tramavam contra mim: 'Vamos cortar a árvore em toda sua força, eliminá-lo do mundo dos vivos, para seu nome não ser mais lembrado.'
20 E tu, Senhor dos exércitos, que julgas com justiça e perscrutas os afetos do coração, concede que eu veja a vingança que tomarás contra eles, pois eu te confiei a minha causa.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 7, 2-3. 9bc-10. 11-12 (R. 2a)

R. Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.

2 Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio: *
vinde salvar-me do inimigo, libertai-me!
3 Não aconteça que agarrem minha vida +
como um leão que despedaça a sua presa, *
sem que ninguém venha salvar-me e libertar-me!
R.

9b Julgai-me, Senhor Deus, como eu mereço *
9c e segundo a inocência que há em mim!
10 Ponde um fim à iniqüidade dos perversos, +
e confirmai o vosso justo, ó Deus-justiça, *
vós que sondais os nossos rins e corações.
R.

11 O Deus vivo é um escudo protetor, *
e salva aqueles que têm reto coração.
12 Deus é juiz, e ele julga com justiça, *
mas é um Deus que ameaça cada dia.
R.


Evangelho - Jo 7,40-53

Porventura o Messias virá da Galiléia?

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 7,40-53

Naquele tempo:
40 Ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas da multidão diziam: 'Este é, verdadeiramente, o Profeta.'
41 Outros diziam: 'Ele é o Messias'. Mas alguns objetavam: Porventura o Messias virá da Galiléia?
42 Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?'
43 Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus.
44 Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele.
45 Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: 'Por que não o trouxestes?'
46 Os guardas responderam: 'Ninguém jamais falou como este homem.'
47 Então os fariseus disseram-lhes: 'Também vós vos deixastes enganar? Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele?
49 Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!'
50 Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse:
51 'Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?'
52 Eles responderam: 'Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galiléia não surge profeta.'
53 E cada um voltou para sua casa.
Palavra da Salvação.




REFLEXÃO - MARIA NAZARÉ LINS BARBOSA


32º dia

“Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as pala- vras de seus lábios” (Sl 104).

A Bíblia fala de muitas maravilhas que Deus fez. Mas talvez a maior delas seja o envio a este mundo de Cristo, Palavra eterna do Pai, que é Amor.

Diz a Carta aos Hebreus: “Muitas vezes e de muitos modos, Deus falou outrora aos nossos pais, pelos profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também criou o universo. Ele é o resplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com a sua palavra poderosa. Tendo feito a purificação dos pecados, sentou-se à direita da majestade divina” (Hb 1,1-3).

Às portas da Semana Santa, quero reviver o mistério de Cristo, sua Paixão, Morte e Ressurreição, centro da História, Salvação para minha vida. Quero lembrar as muitas graças recebidas - vida, saúde, dons, capacidades -, pedir perdão por minhas faltas e pecados,  e implorar uma conversão mais decidida (neste momento, agra- decer, pedir perdão, formular um propósito).

Oração: “Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, lavai-me. Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me. Do inimigo maligno, defendei-me. Não permitais que eu me separe de Vós.”

REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO - CAMPINAS


“Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.”
Jo 7, 40-53

O fato de Jesus ter vindo da Galileia criava dificuldade para ser aceito como Messias. Conforme uma antiga tradição, o Messias viria de Belém, cidade de Davi, pois Deus havia prometido a esse rei que, para sempre, um de seus descendentes haveria de sentar-se no trono de Jerusalém. Esta esperança messiânica de caráter político-militar estava bem viva na mente do povo, mormente no momento em que o peso da dominação romana se fazia sentir.  

Pelo que se percebe, as autoridades de Jerusalém ignoravam a verdadeira origem de Jesus. E não pareciam muito interessadas em conhecê-la. O motivo verdadeiro da resistência contra ele girava em torno da sua pregação. Os guardas, enviados para prendê-lo, voltaram admirados com o que ouviram de sua boca. A multidão, também, ficava boquiaberta ao ouvi-lo, a ponto de irritar as autoridades.

Até mesmo o fariseu Nicodemos, que exercia um cargo de liderança entre os judeus, ficara tão fascinado com o Mestre, a ponto de se tornar discípulo deles, mas às escondidas. Será ele quem tomará, discretamente, a defesa de Jesus, sugerindo que, antes de condená-lo, seria preciso ouvi-lo para saber o que realmente estava fazendo.  

A insistência na origem de Jesus ocultava o motivo verdadeiro de sua rejeição. Sem mudar de mentalidade, seus perseguidores haveriam de rejeitá-lo, mesmo sendo declaradamente de Belém. Seu modo de ser rompia todos os esquemas messiânicos da época.

Jesus estava tão perto deles fisicamente! Poderiam ouvi-lo, tocá-lo, beber de suas palavras de vida. Ao invés, desperdiçam a ocasião, permanecendo fechados à influência do Mestre. Voltam para suas casas, desorientados e com o coração inquieto. Santo Agostinho vai lembrar: “nosso coração permanecerá inquieto até descansar Nele. Céus e terras passarão, mas suas palavras não passarão”.

Rezemos: Pai, ajuda-me a acolher, sem preconceitos, a revelação de Jesus, pois sua identidade de Filho de Deus transparece nas palavras e nos sinais que ele realizou.

Deus abençoe você e sua família.

REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM


Bom dia. Deus abençoe você nesse novo dia que está começando. Todo sábado é muito especial, porque sempre somos convidados a desacelerar o ritmo da vida e nos preparar para o merecido descanso do final de semana. Que seu sábado seja sereno, pacífico, carregado de pensamentos bons e positivos, com o coração carregado de ternura e mansidão. Feliz Sábado para você!

Isaías 41, 8-14
Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei.
Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão.
Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo.
Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.
Não temas, tu meu amado filho,  eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm







São Marcelino
Oração

São Marcelino Champagnat, durante a vossa vida caminhastes na presença de Deus, cheio de fé e profunda confiança filial na proteção de Maria, e fostes misericordioso para com o próximo, cheio de amor e carinho pelos pobres e pequeninos, os prediletos de Deus. Por isso, com grande confiança nos dirigimos a vós. Consegue-nos do Senhor a graça… (citar pedido). Isso vos pedimos para a glória de Deus, nosso Pai querido. Amém.

São Marcelino Champagnat, rogai por nós!







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

PUBLICIDADE
- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo