2019 - JANEIRO - 7 - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

- SOMENTE EVANGELHO, SEM POLÍTICA -
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
Liturgia Diária
2ª-FEIRA DEPOIS DA EPIFANIA – NATAL


1a Leitura - 1Jo 3,22 - 4,6
Examinai os espíritos para ver se são de Deus

Leitura da Primeira Carta de São João 3,22 – 4,6

Caríssimos:
22 Qualquer coisa que pedimos recebemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é do seu agrado.
23 Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu.
24 Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com ele. Que ele permanece conosco, sabemo-lo pelo Espírito que ele nos deu.
4,1 Caríssimos, não acrediteis em qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, pois muitos falsos profetas vieram ao mundo.
2 Este é o critério para saber se uma inspiração vem de Deus: todo espírito que leva a professar que Jesus Cristo veio na carne é de Deus;
3 e todo espírito que não professa a fé em Jesus nóo é de Deus; é o espírito do Anticristo. Ouvistes dizer que o Anticristo virá; pois bem, ele já está no mundo.
4 Filhinhos, vós sois de Deus e vós vencestes o Anticristo. Pois convosco está quem é maior do que aquele que está no mundo.
5 Os vossos adversários são do mundo; por isso, agem conforme o mundo, e o mundo lhes presta ouvidos.
6 Nós somos de Deus. Quem conhece a Deus, escuta-nos; quem não é de Deus não nos escuta. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 2, 7-8. 10-11 (R.8a)
R. Eu te darei por tua herança os povos todos.

7O decreto do Senhor promulgarei, +
foi assim que me falou o Senhor Deus: *
‘Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!
8Podes pedir-me, e em resposta eu te darei +
por tua herança os povos todos e as nações, *
e há de ser a terra inteira o teu domínio.
R.

10E agora, poderosos, entendei; *
soberanos, aprendei esta lição:
11Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória *
e prestai-lhe homenagem com respeito!
R.


Evangelho - Mt 4,12-17.23-25
O Reino dos Céus está próximo.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 4,12-17.23-25

Naquele tempo:
12 Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galiléia.
13 Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galiléia,
14 no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías:
15 ‘Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galiléia dos pagãos!
16 O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz.’
17 Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: ‘Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo.’
23 Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.
24 E sua fama espalhou-se por toda a Síria.Levavam-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: endemoninhados, epiléticos e paralíticos. E Jesus os curava.
25 Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia, e da região além do Jordão.
Palavra da Salvação.



REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO - CAMPINAS


“Eu te darei por tua herança os povos da terra”.
Mt 4, 12-17. 23-25

João Batista, atrai a indignação e a fúria das autoridades que mantinham o povo na injustiça, os deixando na miséria e na escravidão. Rapidamente foi preso, cessam seus passos e sua voz já não ecoa mais.
Ecoa agora a voz firme e forte de Jesus de Nazaré, que fala com autoridade, pois tem a ousadia de declarar sua intimidade com Deus. Jesus convoca os ouvintes a se converterem ao projeto de Deus, deixando de lado o egoísmo e assumindo a misericórdia e a justiça como pauta de sua vida: “Convertam-se porque o Reino de Deus está próximo”.
Para ingressar na dinâmica do Reino é necessário purificar-se. Assumir o Reino é tornar-se uma criatura nova, deixar-se conduzir pelo Espírito. Abrir o coração para a incrível noticia: Deus nos ama! Ele nos ama assim como somos. Porém, quando tomamos consciência do seu amor, a mudança é inevitável. Não a partir de nós, mas a partir de Cristo.
Jesus vai percorrendo todos os caminhos “pregando a Boa Notícia do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade do povo”. As multidões chegam de todas as partes e se põem a seguir Jesus. Deixemo-nos amar por Deus: Ele quer a nossa felicidade.

Rezemos: Senhor, converta o meu coração ao amor que me leva a colocar a minha vida a serviço, sinal do Reino que se manifesta.

Deus abençoe você e sua família.

REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM


Bom dia. Deus abençoe sua nova jornada de segunda
que está começando. Depois da grande festa da Epifania celebrada ontem, temos o dever e a obrigação de sermos como a estrela do oriente: levar as pessoas para Jesus! Que seu dia e sua semana sejam especiais! Já estou no Chile para participar da Assembleia da Ordem por aqui! Deus os abençoe!

CONSAGRANDO O DIA
Senhor meu Deus, entro em tua presença neste momento para lhe agradecer por mais um dia que se inicia, por mais uma semana que começa. Senhor coloco a minha vida e as minhas atitudes em tuas mãos e te peço que o Senhor venha a abençoar essa minha segunda-feira. Que seja uma segunda abençoada, em paz e tranquila, tira de mim todo tipo de desânimo e falta de coragem de enfrentar esse dia e essa semana, que seja um dia de alegrias e que muitas realizações venham se concretizar no dia de hoje. Entrego a minha segunda-feira em tuas mãos Senhor, toma conta de mim e guarda-me e livra-me de todo e qualquer mal, que eu ande em tua presença e não me afaste de ti em nenhum momento. Guia-me, me direciona e me conduz por este dia e por toda esta semana. Proteja as pessoas de minha família e todas aquelas que irei encontrar no dia de hoje. Que todos recebam a Sua benção e que nada de ruim lhes aconteça. Amém. Tenha uma ótima segunda-feira e uma semana repleta de bons frutos!!!!

REZANDO COM O SALMO

Salmo 2

Eu te darei por tua herança os povos todos.

Eu te darei por tua herança os povos todos.

O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!”

Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio.

E agora, poderosos, entendei; soberanos, aprendei esta lição: Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito!

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Deus abençoe

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo,osm
PUBLICIDADE
- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo