2019 - JUNHO - 19 - QUARTA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

- SOMENTE EVANGELHO, SEM POLÍTICA -
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
Pesquisa rápida
Liturgia Diária

Cor: Verde

1ª Leitura - 2Cor 9,6-11

Deus ama quem dá com alegria.


Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 9,6-11

Irmãos:
6 Quem semeia pouco colherá também pouco  e quem semeia com largueza colherá também com largueza'.
7 Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração,  sem pesar nem constrangimento;  pois Deus 'ama quem dá com alegria'.
8 Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa,
9 como está escrito:  'Distribuiu generosamente, deu aos pobres;  a sua justiça permanece para sempre'.
10 Aquele que dá a semente ao semeador  e lhe dará o pão como alimento,  ele mesmo multiplicará as vossas sementes  e aumentará os frutos da vossa justiça.
11 Assim, ficareis enriquecidos em tudo  e podereis praticar toda espécie de liberalidade,  que, através de nós, resultará em ação de graças a Deus.
Palavra do Senhor.



Salmo - Sl 111, 1-2. 3-4. 9 (R. 1a)

R. Feliz aquele que respeita o Senhor!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia


1Feliz o homem que respeita o Senhor *
e que ama com carinho a sua lei!
2Sua descendência será forte sobre a terra, *
abençoada a geração dos homens retos!
R.

3Haverá glória e riqueza em sua casa, *
e permanece para sempre o bem que fez.
4Ele é correto, generoso e compassivo, *
como luz brilha nas trevas para os justos.
R.

9Ele reparte com os pobres os seus bens, +
permanece para sempre o bem que fez, *
e crescerão a sua glória e seu poder.
R.


Evangelho - Mt 6,1-6.16-18

E o teu Pai, que vê o que está
escondido, te dará a recompensa.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 6,1-6.16-18

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
1 'Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
2 Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa.
3 Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda nóo saiba o que faz a tua mão direita,
4 de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5 Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé,  nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa.
6 Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
16 Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa.
17 Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto,
18 para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
Palavra da Salvação.



Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“Feliz aquele que respeita o Senhor!”
Mt 6, 1.6.16-18

Neste evangelho, Jesus chama a atenção dos discípulos para que tomem cuidado com o orgulho e a vaidade, uma atitude muito comum entre as pessoas. Por isso no adverte sobre um perigo real: por trás de muito barulho, pode esconder-se uma atitude falsa.

O discípulo recusa-se ser exibicionista, cultivar o desejo oculto de ser reconhecido e aplaudido. Trata-se de uma religião hipócrita, onde as aparências externas de piedade encobrem o que se passa no íntimo do falso fiel.

Ao discípulo de Jesus interessa, apenas, fazer o que é do agrado do Pai. As avaliações humanas, pouco lhe importam. Mas leva a sério a exigência de ser sincero e transparente no que faz.

A esmola, a oração e o jejum, são valores que devem fazer parte da vida do discípulo. São atitudes valiosas, desde que realizadas com reta intenção. Jesus nos adverte sobre o modo de fazer isso. Perdem sua eficácia quando alguém as pratica só para receber aplausos.

É preciso purificar nossas motivações e, quando isso acontece, a recompensa virá do Pai, que conhece a intimidade de cada um. Pratiquemos as boas obras com discrição e humildade.

Não queremos um reconhecimento humano e passageiro. E contrariando a vaidade; a humildade nos garante que tudo é graça, tudo vem de Deus. Queremos ter a certeza do olhar bondoso de Deus e de sua recompensa.

Rezemos: Senhor quero viver uma religião, fundada na sinceridade, na humildade e na transparência do amor.

Deus abençoe você e sua família.


Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua vida nesta QUARTA-FEIRA  que estamos chamados a viver! Sim, tudo é dom! Que seja mais um dia Santo! Dia de oração, de gratidão, de luz, de entusiasmo, de forte espiritualidade. Como diz o Salmista: este é o dia que o Senhor fez para nós...Então viva com alegria, na presença de Deus.

Faze-me ouvir do teu amor leal pela manhã,
pois em ti confio.
Mostra-me o caminho que devo seguir,
pois a ti elevo a minha alma.
Salmo 143,8

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
ORAÇÃO
Ó Deus, que nos destes no Abade São Romualdo um testemunho de perfeição evangélica, fazei-nos em meio às agitações deste mundo, fixar o coração nos bens eternos.

Ó Deus, pai de bondade, eu Vos peço, pela intercessão de São Romualdo, que nunca me sinta por vós desamparado. Eu vos peço por mim e por todos aqueles que sofrem dores físicas, que se sentem abandonados e que carregam a cruz sozinhos no meio do desespero. Concedei a força e a aceitação do mistério da dor. Amém.







Novena ao Sagrado Coração de Jesus - Dia 1

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Entrego e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo minha vida, minhas ações, dores e sofrimentos, para que eu utilize meu corpo e alma somente para honrar, amar e glorificar o Sagrado Coração.

Retire de mim tudo o que está mal e tudo o que não faça Tua santa vontade. Que Teu amor puro a que se imprima no mais profundo de meu coração, para que eu não me esqueça nem me separe de ti.

Primeiro Dia

“Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas" (Mateus 11, 28-29)

O coração de Jesus é o coração manso e humilde de Deus, colocado dentro do nosso peito. O Senhor não é só uma inteligência suprema, Ele é coração, e o coração de Jesus é a manifestação visível do amor do Pai. Rezemos para que nosso coração seja semelhante ao Dele!

Oração final:

Ó coração de Jesus, fonte ardente de amor, cremos em Vós e no Vosso imenso amor. Nós Vos louvamos hoje pela vocação que recebemos, pela graça de sermos associados à Vossa Obra Redentora mediante a prática do amor e o ministério da reconciliação. Dai-nos ser fiéis ao Vosso chamado. Que o Espírito da Vida nos ilumine e fortaleça, abri nossos corações para a ação da Graça Divina, e confirmai-nos na fé que recebemos. Consagramo-nos a Vós, ó Coração Divino, certo de que Vossa caridade tudo pode, tudo consegue e tudo santifica. Acima de tudo, Senhor, Vos pedimos: fazei o nosso coração semelhante ao Vosso. Amém.

✝ Pai Nosso...
✝ Ave Maria...
✝ Glória ao Pai...

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós



FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo