2019 - JUNHO - 21 - SEXTA-FEIRA - Liturgia Católica Apostólica Romana

- AD MAIOREM DEI GLORIAM -
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
VATICAN NEWS
"Sem comunhão e sem compaixão, constantemente alimentadas pela oração, a teologia não só perde a alma, mas perde a inteligência", disse o Papa
Pesquisa rápida
Liturgia Diária

Cor: Verde

1ª Leitura - 2Cor 11,18.21b-30

Sem falar de outras coisas,
a minha preocupação de cada dia,
a solicitude por todas as igrejas!

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 11,18.21b-30

Irmãos:
18 Já que muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei.
21b O que outros ousam dizer em vantagem própria,  eu também o digo a meu respeito,  embora fale como insensato.
22 São hebreus? Eu também.
- São israelitas? Eu também.
- São da descendência de Abraão? Eu também.
23 - São servos de Cristo? Como menos sensato digo:  Eu ainda mais.  De fato, muito mais do que eles:  pelos trabalhos, pelas prisões, pelos açoites sem conta.  Muitas vezes, vi-me em perigo de morte.
24 Cinco vezes, recebi dos judeus quarenta açoites menos um.
25 Três vezes, fui batido com varas. Uma vez, fui apedrejado. Três vezes, naufraguei.  Passei uma noite e um dia no alto mar.
26 Fiz inúmeras viagens, com inúmeros perigos:
perigos de rios,
perigos de ladrões,
perigos da parte de meus compatriotas,
perigos da parte dos pagãos,
perigos na cidade,
perigos em lugares desertos,
perigos no mar,
perigos por parte de falsos irmãos.
27 Trabalhos e fadigas, inúmeras vigílias, fome e sede,  freqüentes jejuns, frio e nudez!
28 E, sem falar de outras coisas,  a minha preocupação de cada dia,  a solicitude por todas as igrejas!
29 Quem é fraco, que eu também não seja fraco com ele?  Quem é escandalizado, que eu não fique ardendo de indignação?
30 Se é preciso gloriar-se,  é de minhas fraquezas que me gloriarei!
Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 33,2-3. 4-5. 6-7 (R. Cf. 18b)

R. O Senhor liberta os justos de todas as angústias!

2 Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,*
seu louvor estará sempre em minha boca.
3 Minha alma se gloria no Senhor;*
que ouçam os humildes e se alegrem!
R.
4 Comigo engrandecei ao Senhor Deus,*
exaltemos todos juntos o seu nome!
5 Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu,*
e de todos os temores me livrou.
R.
6 Contemplai a sua face e alegrai-vos,*
e vosso rosto não se cubra de vergonha!
7 Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido,*
e o Senhor o libertou de toda angústia.
R.


Evangelho - Mt 6,19-23

Onde está o teu tesouro,
aí estará também o teu coração.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 6,19-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
19 Não junteis tesouros aqui na terra,  onde a traça e a ferrugem destroem,  e os ladrões assaltam e roubam.
20 Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam.
21 Porque, onde está o teu tesouro,  aí estará também o teu coração.
22 O olho é a lâmpada do corpo.  Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado.
23 Se o teu olho está doente,  todo o teu corpo ficará na escuridão.  Ora, se a luz que existe em ti é escuridão,  como será grande a escuridão.
Palavra da Salvação.



Fonte: Youtube RS21
Reflexão - Padre João Luís Fávero - Campinas (SP)
“O Senhor liberta o justo de todas as angústias.”
Mt 6, 19-23

O ensinamento de Jesus valoriza as realidades humanas e terrenas, pois é onde o discípulo vive a fé e a missão e tem a possibilidade de mostrar a sua fidelidade ao Pai e ao Reino (o projeto de Jesus). Os discípulos devem inserir-se no mundo como o sal da terra e trazer a luz, como um candeeiro colocado no seu devido lugar.

Os tesouros imperecíveis do céu são conquistados na terra. No cotidiano da vida é possível empenhar-se na prática do amor e da justiça, viver a realidade do perdão e da reconciliação. É possível fazer as coisas agradáveis a Deus, para depois, viver com ele a comunhão sem fim. São os tesouros celestes ajuntados aqui e agora.

O ensinamento de Jesus denuncia o materialismo presente no grupo dos discípulos, corriam entre eles ideias contrarias ao ensinamento do Mestre. A ganância e a ambição são vírus que trazem grandes males, o maior deles é afastar-se do Pai, deixando de lado o despojamento e o serviço.

Ao longo da vida devemos avaliar nossa escala de valores e as nossas prioridades. A Palavra de Deus nos adverte para que o nosso coração não escolha tesouros duvidosos e falsos; não deixar as coisas que passam atrapalhar as que não passam. Ladrões e ferrugem nada podem contra os valores espirituais.

Devemos evitar acúmulo de riquezas, pois isso tem curta duração. Prudente e sábio é juntar tesouros no céu, através das boas obras que aqui realizamos.

O olho bom indica a pessoa generosa, o olho mau indica a pessoa mesquinha e egoísta. O egoísmo e avareza empurram a pessoa para escuridão total. Se tivermos, um olhar generoso, haverá partilha e ninguém ficará sem o necessário.

Rezemos: Senhor, dê a todos nós; sabedoria para juntar um bom tesouro, pela vivência da misericórdia, da justiça e da generosidade, sendo fraternos e solidários conforme e seu ensinamento.

Deus abençoe você e sua família.


Reflexão - Frei Rinaldo Stecanella, osm
Bom dia. Deus abençoe sua vida, sua casa, sua família, seu trabalho...seus afazeres ... nessa nova jornada de Sexta-feira que começa.  Vamos superar  as dificuldades, as tribulações, as tempestades...Vamos levantar a cabeça e seguir firmes em nossos propósitos para o dia de hoje. Uma coisa é certa: com Deus somos mais que vencedores! Ele nos pega pela mão e nos conduz por terras firmes. Conte com Ele e o invoque para caminhar com você. Hoje, também, recordamos São Peregrino, o Santo invocado na Igreja, como o protetor contra o mal do câncer. Que por sua intercessão, Jesus possa dar a cura física e espiritual a todos os enfermos da alma e do corpo.

Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.
João 14,27

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
ORAÇÃO
Glorioso São Luís Gonzaga, que em tão poucos anos de vidas tanto fizestes pela glória da Igreja, volvei o vosso olhar para os jovens desta terra a fim de que encontrem muitos como vós, pastores que os levem para o caminho da virtude e os tire das ciladas do mundo. Concedei às famílias deste mundo a consciência cristã. Enviai operários para a messe do Senhor. Amém!







Novena ao Sagrado Coração de Jesus - Dia 3

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Entrego e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo minha vida, minhas ações, dores e sofrimentos, para que eu utilize meu corpo e alma somente para honrar, amar e glorificar o Sagrado Coração.

Retire de mim tudo o que está mal e tudo o que não faça Tua santa vontade. Que Teu amor puro a que se imprima no mais profundo de meu coração, para que eu não me esqueça nem me separe de ti.


Terceiro dia

"Mas quando chegaram a Jesus, percebendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas. Em vez disso, um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança" (João 19:33,34)

A festa do Sagrado Coração não celebra um membro do corpo de Cristo, mas o amor de Deus simbolizado pelo coração do Filho que foi transpassado pela lança do soldado. Naquele momento, que parecia ser tão doloroso, Jesus faz o último gesto de sua vida terrena derramando sobre nós as riquezas que o Pai pôs em Seu coração: De seu lado aberto jorrou sangue e água. Abriu a fonte da graça: deu-nos o Batismo nas águas e a Eucaristia no sangue. Estes são os sacramentos dos quais jorram os infinitos sacramentos de Cristo.


Oração final:

Ó coração de Jesus, fonte ardente de amor, cremos em Vós e no Vosso imenso amor. Nós Vos louvamos hoje pela vocação que recebemos, pela graça de sermos associados à Vossa Obra Redentora mediante a prática do amor e o ministério da reconciliação. Dai-nos ser fiéis ao Vosso chamado. Que o Espírito da Vida nos ilumine e fortaleça, abri nossos corações para a ação da Graça Divina, e confirmai-nos na fé que recebemos. Consagramo-nos a Vós, ó Coração Divino, certo de que Vossa caridade tudo pode, tudo consegue e tudo santifica. Acima de tudo, Senhor, Vos pedimos: fazei o nosso coração semelhante ao Vosso. Amém.

✝ Pai Nosso...
✝ Ave Maria...
✝ Glória ao Pai...

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!



FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- Totus Tuus -
Voltar para o conteúdo