2019 - MAIO - 10 - SEXTA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
NOTICIÁRIO DO VATICANO
VATICAN NEWS - ESPAÑOL
Liturgia Diária
COR LITÚRGICA: BRANCO

Primeira Leitura (At 9,1-20)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias,
1 Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao Sumo sacerdote
2 e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho.
3 Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu.
4 Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”
5 Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo.
6 Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer”.
7 Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém.
8 Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco.
9 Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu.
10 Em Damasco, havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” E Ananias respondeu: “Aqui estou, Senhor!”
11 O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua que se chama Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está rezando”.
12 E numa visão, Saulo contemplou um homem chamado Ananias, entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista.
13 Ananias respondeu: “Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em Jerusalém.
14 E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”.
15 Mas o Senhor disse a Ananias: “Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel.
16 Eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa”.
17 Então Ananias saiu, entrou na casa, e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: “Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”.
18 Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas e ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado.
19 Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco,
20 e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Responsório (Sl 116)
— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!
— Pois comprovado é o seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!



Evangelho (Jo 6,52-59)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo,
52 os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?”
53 Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós.
54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
55 Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida.
56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
57 Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim.
58 Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”.
59 Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO - CAMPINAS


“Ide por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.”
Jo 6, 52-59

Muitos não compreendem o ensinamento de Jesus e acabam reagindo: “Como pode Ele dar-nos a sua carne para comer?”, falta-lhes uma compreensão maior diante do mistério da Eucaristia.

A carne entregue e o sangue derramado referem-se a própria vida de Jesus doada mediante a sua morte na cruz. Comer a sua carne e beber o seu sangue significam estabelecer com Jesus uma comunhão intima e profunda, ao ponto de se identificar totalmente com Ele. Identificados e comprometidos em viver o amor e o serviço na pauta de nossas relações humanas e fraternas.

O Apóstolo Paulo alcançou um grau profundo de identificação e comunhão com Jesus. Ele experimentou o poder transformador da Páscoa do Senhor: de perseguidor tornou-se Apóstolo.

Paulo compreendeu que todo aquele que come e bebe o Corpo e o Sangue do Senhor permanece Nele e Ele em nós. Esta participação intima na vida dos cristãos, tornou-se um refrão na pregação de Paulo e lembra para nós: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”.

Para favorecer nossa intima comunhão com Jesus, temos o Sacramento da Eucaristia, um mistério que nem sempre entendemos totalmente, por isso é proclamado para nós: “Eis o Mistério da fé!”. Deus é não para ser entendido, mas amado. Com alegria percebemos que Ele é maior do que nós, é infinito, mas quer caber em nossa finitude, e conosco fazer comunhão: em nós, por nós; em nós para os outros.

Rezemos: Senhor, quero viver este mistério da comunhão. Unido a Ti e aos irmãos, no amor e no serviço.

Deus abençoe você e sua família.

REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM


Bom dia. Deus abençoe você nesta fascinante jornada de Sexta-feira, deste mês que já começou e segue avançando. Experimente, durante todo este dia, o amor e a presença de Deus que está e estará sempre ao seu lado. Vá dizendo para você mesmo neste clima de oração: Deus é o meu escudo e proteção. Ele é a minha força e o meu amparo. Com Ele tudo posso! O meu dia será abençoado porque Deus é a minha benção... Não deixarei o medo, o desespero, a tristeza, a mágoa, o mal...invadirem a minha alma e o meu ânimo. Nada vai me separar desse amor de Deus. Reze assim...
Que seu dia seja, portanto, muito especial..

Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.
Salmos 37,5



Com carinho e bençãos

Frei Rinaldo, osm







ORAÇÃO
Novena a Nossa Senhora de Fátima - Dia 12

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Ó Santíssima Virgem Maria, Rainha do Rosário e Mãe de misericórdia, que vos dignastes manifestar em Fátima a ternura de vosso Imaculado Coração trazendo-nos mensagens de salvação e de paz, confiados em vossa misericórdia maternal e agradecidos das bondades de vosso coração, viemos a vossos pés para render-vos o tributo de nossa veneração e amor.

Concedei-nos as graças de que necessitamos para cumprir fielmente vossa mensagem de amor, e a que vos pedimos nessa novena, se forem elas para maior glória de Deus, honra vossa e proveito de nossas almas.

Peça uma graça a Deus


Décimo segundo dia  – A conversão como caminho da Salvação

 
Pela oração, pelos sacrifícios e pela penitência, o homem reconhece o poder divino e se reconcilia com Deus. O primeiro passo para a conversão é se reconhecer pecador, e só se reconhece isso através da humildade A vida de Maria, por exemplo, foi toda humildade! Foi por isso que o Todo Poderoso realizou nela maravilhas. Maria, nossa Mãe tão querida, quer nos ensinar com o seu testemunho de vida, com o seu exemplo, a sermos humildes em nosso caminho de conversão.


Oração final

Ó Deus, cujo Unigênito, com Sua vida, Morte e Ressurreição mereceu-nos o prêmio da salvação eterna, suplicamo-Vos: concedas-nos que, meditando os mistérios do Santíssimo Rosário da bem-aventurada Virgem Maria, imitemos os exemplos que nos ensinam e alcancemos o prêmio que prometem. Pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

✝ Reza-se uma dezena de Ave-Marias em saudação a Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós.







FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo