2019 - MAIO - 15 - QUARTA-FEIRA - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

"extra Ecclesiam nulla salus"
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
NOTICIÁRIO DO VATICANO
Liturgia Diária


Separai para mim Barnabé e Saulo.

Naqueles dias:
24 A palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais.
25 Barnabé e Saulo, tendo concluído seu ministério, voltaram de Jerusalém, trazendo consigo João, chamado Marcos.
13,1 Na igreja de Antioquia, havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo.
2 Um dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo disse: 'Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei.'
3 Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir.
4 Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e daí navegaram para Chipre.
Quando chegaram a Salamina, começaram a anunciar a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Eles tinham João como ajudante.
Palavra do Senhor.



Salmo - Sl 66, 2-3. 5. 6.8 (R. 4)
R. Que as nações vos glorifiquem ó Senhor,
que todas as nações vos glorifiquem.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

2 Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, *
e sua face resplandeça sobre nós!
3 Que na terra se conheça o seu caminho *
e a sua salvação por entre os povos.
R.

5 Exulte de alegria a terra inteira, *
pois julgais o universo com justiça;
os povos governais com retidão, *
e guiais, em toda a terra, as nações.
R
.
6 Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, *
que todas as nações vos glorifiquem!
8 Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, *
e o respeitem os confins de toda a terra!
R.



Eu vim ao mundo como luz.

Naquele tempo:
44 Jesus exclamou em alta voz: 'Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou.
45 Quem me vê, vê aquele que me enviou.
46 Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
47 Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo.
48 Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia.
49 Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou,  ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar.
50 E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou.'
Palavra da Salvação.



REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO - CAMPINAS


“Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.
Jo 12, 44-50

Crer em Jesus é crer no Pai, ver Jesus é ver o Pai. A palavra de Jesus é a palavra do Pai. Sua palavra é fecunda: diante dela ninguém permanece indiferente, inativo. Ela provoca adesão ou rejeição.

Quem rejeita Jesus e não aceita a sua palavra será julgado exatamente pela Palavra de Deus. O caminho é acolher e viver esse ensinamento, buscando a conversão a cada dia.

A presença de Jesus entre nós, nos faz compreender a importância do amor que Ele anuncia e se concretiza nas suas obras. Por onde Jesus passa, Ele perdoa os pecados, liberta os que estão oprimidos pela força do mal, recupera a dignidade dos marginalizados e aponta o amor mútuo como o mandamento novo.

Sua presença traz a alegria e esperança para os desanimados. Incentiva os egoístas a fazerem gestos de solidariedade. Motiva os marginalizados a reconhecerem o próprio valor e dignidade.

Quem acolhe Jesus como luz torna-se luz para os irmãos. Os gestos de amor são sempre luminosos. Nas trevas do egoísmo, o amor desponta como um clarão. A palavra de Jesus é luz que arranca o mal dos corações e da sociedade e propõe um caminho de libertação.

Rezemos: Senhor, que a luz do teu amor, desponte como clarão nos meus gestos de amor e misericórdia.

Deus abençoe você e sua família.




REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM


Bom dia. Deus abençoe você nessa nova jornada de quarta-feira que está começando. Que a Luz do Espírito Santo de Deus ilumine cada um dos seus passos no dia de hoje.
Que todas as suas atividades seja assistidas e abençoadas por Deus.
Convido você a rezar comigo esta oração:

Consagrando esta quarta-feira

Senhor Deus de Bondade, nesta quarta-feira, venho diante de ti para agradecer todo o bem que realizas na minha vida. Muito obrigado pelo ar que respiro, pelo alimento à minha mesa, pelas pessoas que amo. Quero agradecer também pela graça do trabalho. Eu bem sei, Senhor, que trabalhar é colaborar com teu plano de amor e serviço a toda a criação. É também a forma que tenho para garantir o pão de cada dia para mim e minha família. Eu te peço que olhes com carinho para todos os desempregados e desempregadas. Que eles com a tua graça e a nossa colaboração encontrem um trabalho digno e suficiente para suprir suas necessidades. Abençoa os aposentados e aposentadas por todo o trabalho bonito que realizaram. Por intercessão de São José operário, protege a todos os trabalhadores e trabalhadoras. Tudo isso eu te peço por Jesus Cristo, teu filho e nosso irmão, na força e na unidade do Espírito Santo, Amém!

De hoje até sábado estarei em Aparecida, participando do XIII CONGRESSO MARIOLÓGICO, além do AMOR pela MÃE DE JESUS, precisamos, também, CONHECER o seu PAPEL na HISTÓRIA DA SALVAÇÃO e sua MISSÃO entre nós. Fique tranquilo que vou passando alguns detalhes desse Congresso Nacional para você acompanhar e ficar por dentro de tudo, ok? Reze por todos os participantes.







ORAÇÃO
Novena a Santa Rita de Cássia - Dia 3

Terceiro dia: Santa Rita, fiel ao esposo

Ó admirável Santa Rita de Cássia, mesmo em meio aos mais duros sofrimentos que passaste em teu matrimônio, não desanimaste e oraste incessantemente pela conversão do teu esposo. Ensina aos casais de hoje teu jeito singelo de ser fiel na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, no amor, no respeito e na fidelidade.

Santa dos Impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliar na hora extrema, refúgio na dor e salvação para os que se acham nos abismos do pecado e do desespero, com toda a confiança no vosso celeste patrocínio, a vós recorro no difícil caso que dolorosamente me aflige o coração.

Pelos sofrimentos que padecestes, pelas lágrimas amargosas que santamente chorastes, vinde em meu auxílio! Falai, rogai, intercedei por mim ao Coração de Deus, Pai de misericórdia e fonte de toda a consolação, e obtende-me a graça que necessito!

Peça uma graça

Apresentada por vós, que sois tão cara ao Senhor, a minha prece será aceita e atendida certamente; valer-me-ei desse favor para melhorar a minha vida e os meus hábitos, e para exaltar na terra e no céu as misericórdias divinas.

Oração final

Deus Pai de bondade, Vós nos dais o exemplo dos santos para que, imitando-os na terra, possamos chegar, um dia, às alegrias do céu. Dai-me, peço-Vos, por intercessão de Santa Rita de Cássia, padroeira dos casos desesperados e impossíveis, que tanto Vos amou nesta vida, as graças que tão ardentemente Vos suplico.

✝ Rezar 1 Pai-Nosso; 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.

Santa Rita de Cássia, rogai por nós!









ORAÇÃO

Ó Santo Isidoro,
a vossa fé vos levava a esquecer o mundo para contemplar as belezas do Reino de Deus.
Dando-vos em oração,
os anjos completavam o vosso trabalho de agricultor.
Abençoai-me, Santo Isidoro!
Abençoai a minha família, a minha terra,
a minha horta, as minhas plantações, a minha criação.
Pedi aos anjos
que sustentem as minhas forças nas horas de cansaço.
E que eu cumprindo fielmente os mandamentos do Senhor
seja digno das promessas de Cristo.
Abri os meus olhos
e fazei-me ver, na semente que nasce,
na flor que desabrocha,
no fruto que amadurece,
a força criadora de Deus onipotente.
Santo Isidoro,
fortalecei a minha fé,
dai-me gosto pela oração,
para a minha piedade atraia as bênçãos de Deus
e dos anjos do céu sobre o trabalho de minhas mãos
e faça frutificar a minha plantação.

Amém.














Papa Francisco nomeia novo arcebispo de Campinas (SP)

15/05/2019  Alteração no Episcopado

Papa Francisco nomeia novo arcebispo de Campinas (SP)
Ao meio-dia, hora de Roma, a Santa Sé publicou a nomeação feita pelo Papa Francisco para o novo arcebispo para a diocese vacante de Campinas (SP). O escolhido foi dom João Inácio Muller, transferindo-o da diocese de Lorena(SP).

Dados biográficos

Dom João Inácio Müller, nasceu em 15 de junho de 1960, em Santa Clara do Sul-RS, Diocese de Santa Cruz do Sul. Fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores no dia 14 de abril de 1985 e foi ordenado sacerdote aos 3 de dezembro de 1988. Estudou Filosofia na Faculdade Imaculada Conceição, na cidade de Viamão, na Arquidiocese de Porto Alegre-RS, e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e no Studium Theologicum em Jerusalém.

Obteve a Licenciatura em Teologia Espiritual no Antonianum em Roma. Durante seu presbiterado desempenhou os seguintes cargos: de 1988 a 1990 foi Promotor Vocacional e Membro da Equipe dos Formadores no Seminário Seráfico São Francisco de Assis, em Taquari; posteriormente foi Promotor Vocacional, Membro do Secretariado Vocacional e do Conselho de Formação, Membro da Fraternidade no Seminário Menor em Arroio do Meio, de 1990 a 1992; foi Secretário de Pastoral, Promotor Vocacional, Guia dos Candidatos ao Postulantado em Lomba do Pinheiro, de 1992 a 1994; em 1997 e 1998 foi Guardião do Convento São Boaventura; Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista em Daltro Filho, de 1997 a 2004;

Também foi Mestre de Noviços, de 1997 a 2004; Secretário da Formação e Estudos da Província e Definidor Provincial, de 1999 a 2007; de 2005 a 2007 foi Vigário da Fraternidade, Mestre dos Estudantes de Filosofia, Agente de Pastoral na Rede de Comunidade da Paróquia Santa Clara no Bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. De 2007 a 2013 foi Ministro Provincial da Província Franciscana São Francisco de Assis, que compreende o Estado do Rio Grande do Sul e presidente da Conferência dos Frades Menores do Brasil.

No dia 25 de setembro de 2013, Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Lorena, recebendo a Sagração Episcopal pelas mãos do Dom Cláudio Hummes OFM, Cardeal Arcebispo de São Paulo, em Santa Clara do Sul, sua terra natal, escolhendo com lema do seu episcopado: Amor Dei Glória.

Fonte: CNBB
FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo