2019 - MAIO - 4 - SÁBADO - Liturgia Diária da Igreja Católica Apostólica Romana

- SOMENTE EVANGELHO, SEM POLÍTICA -
Ir para o conteúdo
MISSAL > LITURGIA DO DIA
NOTICIÁRIO DO VATICANO
VATICAN NEWS - ESPAÑOL
Liturgia Diária



Primeira Leitura
(At 6,1-7)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
1 Naqueles dias, o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário.
2 Então os Doze Apóstolos reuniram a multidão dos discípulos e disseram: “Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de Deus para servir às mesas.
3 Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa.
4 Desse modo nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra”.
5 A proposta agradou a toda a multidão. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um pagão que seguia a religião dos judeus.
6 Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles.
7 Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Responsório (Sl 32)
— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!
— Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
— O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.


Evangelho
(Jo 6,16-21)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
16 Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar.
17 Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles.
18 Soprava um vento forte e o mar estava agitado.
19 Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo.
20 Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”.  
21 Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
REFLEXÃO - RECDE SÉCULO 21
PADRE EDUARDO DOUGHERTY
(FONTE: YOUTUBE)
REFLEXÃO - FUNDAÇÃO NAZARÉ
DOM ALBERTO TAVEIRA
(FONTE: YOUTUBE)
REFLEXÃO - ALIANÇA DE MISERICÓRDIA
MISSIONÁRIO PAULO RAFAEL
(FONTE: YOUTUBE)

REFLEXÃO - PADRE JOÃO LUÍS FÁVERO - CAMPINAS


“Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós, nós esperamos!”
Jo 6, 16-21

O Evangelho mostra um breve relato das dificuldades das primeiras comunidades no reconhecimento de Jesus Ressuscitado entre eles.

O mar agitado indica as tribulações que os missionários enfrentam. Para aumentar o medo e a insegurança dos discípulos, vem a noite, que representa a ausência do Mestre, a ausência da luz da Ressurreição.

Jesus não os abandona; deixa os sozinhos durante quase todo o trajeto, para exercitá-los na fé. Jesus vai até eles caminhando sobre o mar. Só Deus pode fazer isso. Jesus é o Senhor da natureza.
Aqui se manifesta a divindade de Jesus. Ao dizer “Sou Eu”, Jesus se identifica com o Deus libertador, que nunca abandonou o povo de Israel.

Ninguém está livre da noite, do frio e das tempestades, e normalmente, nossa postura diante destes fenômenos, é o medo. Nós, nossas famílias e apropria Igreja passamos por estes momentos. São as crises, as noites escuras da alma.

Estes momentos de crise podem ser momentos de purificação. É quando nos damos conta de nossa pequenez e de nossa falsa autossuficiência. É quando Jesus entra em nossa barca, aí, cessam os medos e as angústias. Com Ele não haverá naufrágios!

Sem a presença de Jesus e sem a sólida fé dos missionários, qualquer missão está fadada a fracassar: “Sem Mim, nada podeis fazer”. E Paulo, complementa: “Tudo posso naquele que me conforta”. Sem Jesus nada podemos, mas com Ele, tudo é possível. E Ele está sempre conosco.

Rezemos: Senhor, não permitas que eu ande sozinho. Mesmo que eu tenha noite traiçoeiras e venha a chorar, Deus me quer sorrindo.

Deus abençoe você e sua família.

REFLEXÃO - FREI RINALDO STECANELLA, OSM


Bom dia. Deus abençoe sua preciosa vida nessa extraordinária jornada de Sábado. Que Deus abençoe toda a sua vida, sua familia, seus amigos, suas atividades. Hoje é um dia muito especial. Recordamos São Peregrino Laziosi, o Santo que intercede junto a Deus por todos aqueles que estão em tratamento do Câncer (você conhece alguém?). Vou rezar, às 10h00, a grande e solene Missa da Saúde pedindo a Deus por intercessão de São Peregrino por todos aqueles que vivem o Calvário da doença, mas a esperança da cura! A Missa será aqui em São José dos Campos na Paróquia Sagrada Família dos meus amigos e irmãos Padres Salesianos que sempre nos acolheram com tanto carinho e dedicação. De onde quer que você esteja, una-se a mim nessa nobre causa e eleve uma prece a Deus pelos enfermos que você conhece!

"Eu sou o Deus que te cura" (Ex 15,26)

Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
Oração

São Peregrino, humilde servidor de Deus, vem em minha ajuda, sustenta-me em minha debilidade. A enfermidade invade meu corpo e faz a vida incerta, a tristeza envolve meu coração e me desespera. Por vossas súplicas, alcança-me uma fé viva, e uma esperança firme, a fim de que a mão de Deus se estenda sobre mim, me livre de todo mal, sare meu corpo e que se cumpra a sua vontade sobre mim. Que em sua ternura eu seja fortalecido em minhas angústias, para que eu possa viver e ser testemunho de sua presença em minha vida.

Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.







ORAÇÃO
Trezena a Nossa Senhora de Fátima - Dia 6

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Ó Santíssima Virgem Maria, Rainha do Rosário e Mãe de misericórdia, que vos dignastes manifestar em Fátima a ternura de vosso Imaculado Coração trazendo-nos mensagens de salvação e de paz, confiados em vossa misericórdia maternal e agradecidos das bondades de vosso coração, viemos a vossos pés para render-vos o tributo de nossa veneração e amor.

Concedei-nos as graças de que necessitamos para cumprir fielmente vossa mensagem de amor, e a que vos pedimos nessa novena, se forem elas para maior glória de Deus, honra vossa e proveito de nossas almas.

Peça uma graça a Deus


Sexto dia – Maria, refúgio dos pecadores

Ó Santíssima Virgem Maria, refúgio dos pecadores, que ensinastes aos pastorinhos de Fátima a rogar incessantemente ao Senhor para que os desgraçados não caiam nas penas eternas do inferno, e que manifestastes a um dos três que os pecados da carne são os que mais almas arrastam àquelas terríveis chamas, colocai em nossas almas um grande horror ao pecado e o temor santo da justiça divina, e ao mesmo tempo despertai nelas a compaixão pelos pobres pecadores e um santo zelo para trabalhar com nossas orações, exemplos e palavras por sua conversão.


Oração final

Ó Deus, cujo Unigênito, com Sua vida, Morte e Ressurreição mereceu-nos o prêmio da salvação eterna, suplicamo-Vos: concedas-nos que, meditando os mistérios do Santíssimo Rosário da bem-aventurada Virgem Maria, imitemos os exemplos que nos ensinam e alcancemos o prêmio que prometem. Pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

✝ Reza-se uma dezena de Ave-Marias em saudação a Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!







1o Sábado do mês - Devoção em honra ao IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
FEVEREIRO
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
181920212223
2425262728

- DEDICADO À VIRGEM MARIA -
Voltar para o conteúdo